Quanto Tempo Dura Um Pneu Remold? Saiba Tudo

Curioso sobre a durabilidade dos pneus remold? Entenda neste artigo o que é um pneu remold, como ele é fabricado, diferença do meia vida, se vale a pena usar, e se ele é mesmo seguro.

qual é a duração de um pneu remold

Então você quer saber quanto tempo dura um pneu remold? Saiba desde já que a grande maioria dos motoristas de hoje em dia, devido ao estresse do dia a dia entre outros fatores, só se lembram de realizar a troca dos pneus do carro quando eles já chegaram no fim da sua vida útil.

Ou quando acontece algum tipo de imprevisto indesejado como um estouro, devido à um buraco no asfalto, ou uma batida forte no meio feio.

Muitas pessoas desconhecem o pneu remoldado, e foi pensando nisso que resolvemos elaborar esse conteúdo, onde temos a finalidade de falar mais a respeito dessa opção e de suas principais características.

Como a sua segurança, a utilização, o tempo de duração desse tipo de pneu, e se esse investimento realmente vale a pena e compensa.

Então, se você quer ficar por dentro de tudo o que preparamos à respeito do assunto, te convidamos a ficar conosco até o fim desse texto, e assim poderá tirar todas as suas dúvidas sobre quanto tempo dura um pneu remold.

qual é a duração de um pneu remold

O que é pneu remold?

Ele nada mais é que um pneu que passou por um processo tecnológico industrial, e que logo após isso ele simplesmente pode voltar ao mercado e à rodar por aí novamente.

E não podemos deixar de mencionar que remold e pneu recauchutado são coisas completamente diferentes.

A diferença de ambos está na qualidade de seu processo de produção, mas a finalidade é a mesma, que nada mais é que poder reutilizar um pneu gasto e velho, e o mesmo poder voltar ao mercado e as ruas novamente.

Como ele é feito?

Saiba que o processo para se fazer um pneu remold é um tanto complexo, principalmente pelo fato das empresas que trabalham com isso só poderem utilizar pneus que foram fabricados no máximo a sete anos.

As mesmas não podem por medida de segurança utilizar peças de pneus mais velhas por motivos ligados a segurança.

Primeiramente o pneu antigo é totalmente raspado, desde sua banda de rodagem até mesmo as suas laterais, que por sua vez remove o modelo, a marca e também as dimensões que o mesmo possuía antes de passar pelo processo.

Logo depois então é aplicada uma técnica conhecida como vulcanização, que faz com que o pneu que antes era desgastado receba uma rodagem nova, incluindo suas laterais e especificações técnicas.

Assim ele pode voltar a ser comercializado e a rodar por aí.

Vale a pena usar um pneu remold?

Esta é uma questão muito complexa que envolve uma série de variáveis e vários elementos que precisam ser considerados, em primeiro lugar, sim, há uma enorme diferença entre pneus reformados ou usados e modificados.

Pneus não originais são aqueles que você não sabe de onde vêm, como são produzidos e sua qualidade, os mesmos não são nada confiáveis e você pode estar entrando em uma roubada utilizando-os.

Pneus reformados são pneus velhos que estão gastos, mas têm uma nova camada de borracha na superfície, que pode sim ser reutilizado e usado por consumidores em todo o mundo.

Como vimos, este não é o caso dos pneus modificados, que trata-se de uma obra totalmente depilada e com novos lados e novas bandas de rodagem também.

A única coisa que se destaca é a velha carcaça do pneu. Por isso é injusto dizer que eles são a mesma coisa.

Existem diferenças significativas de desempenho como por exemplo, é normal especular que um pneu original novo pode rodar por aproximadamente 50.000 a 60.000 mil quilômetros.

A vida útil dos pneus reformados é muito mais curta, com sorte, eles podem chegar a 15 mil quilômetros, talvez no máximo vinte mil caso o condutor do veículo seja um motorista cuidadoso.

A vida útil dos pneus reformados é mais longa, na prática ele produz metade do desempenho dos novos nas mesmas condições, entre 25 a 30.000 mil quilômetros de rodagem.

No entanto, isso só é considerado nas cidades, já nas estradas ruins e esburacadas, os reformados se desgastam mais rapidamente.

Então podemos dizer que os modificados não são como os reformados, pois a tecnologia de ambos é diferente, não restando dúvida de que é uma escolha inferior em comparação com novos.

Em primeiro lugar, sua economia não será tão grande quanto você pensa, na verdade, não existe essa economia, na melhor das hipóteses, o custo é apenas a metade do novo, mas que também caiu pela metade.

Na prática, o custo é o mesmo, mas dividido em duas compras.

Além disso, pneus remoldados são realmente seguros somente quando a qualidade do mesmo é excelente e a tecnologia profissional foi utilizada na sua produção.

O pneu remold é realmente seguro?

Uma das principais vantagens oferecidas por esse tipo de pneu é sem dúvidas o preço, embora o seu processo de produção passe por várias etapas.

Eles não possuem a mesma qualidade que um pneu novo e original oferece, assim como a segurança também não é a mesma.

Outro fator importante é que um remold não é indicado para quem utiliza o seu veículo em estradas de terra ou asfaltos esburacados, portanto, se esse tipo de caminho faz parte da sua rota diária, o ideal é buscar outras opções pro seu veículo.

Além disso, para quem também vai enfrentar longas viagens, o ideal é comprar um jogo novo e original.

Isso porque, o recomendado para quem utiliza pneus remold é que não ultrapasse uma velocidade superior a 80 km/h, uma vez que o atrito poderá causar sérios problemas a composição do mesmo.

Eles também são um pouco mais difíceis no que diz respeito ao seu balanceamento, prejudicando de forma direta a dirigibilidade do automóvel.

Para finalizar, recomendamos a utilização do pneu remold apenas se você só utiliza o carro para fazer trajetos urbanos, tipo um bate e volta do trabalho, mas caso você use o carro em estradas de terra ou pretenda fazer uma viagem longa.

O ideal é comprar pneus novos e com garantia de fábrica, principalmente para preservar a sua saúde, sua integridade física, e de ocupantes do veículo, caso existir algum.

Com isso, as chances de sofrer um acidente pelo mau funcionamento de itens do veículo são bastante reduzidas e você terá mais confiança no carro.

Agora que já sabe quanto tempo dura um pneu remold, que é em média de 25 a 30 mil quilômetros, já viu como ele é feito, já sabe a diferença entre ele e o meia vida, se vale mesmo a pena usar e se é seguro.

Cabe a você decidir se vai usar pneus originais em seu carro, ou nos veículos de sua empresa caso tenha uma.

Odilio Júnior
Sou brasileiro natural do Paraná, tecnólogo em Processos Gerenciais. Adoro carros, rock e marketing digital. Atualmente, dedico-me à escrita, contribuindo para diversos blogs e portais abordando uma variedade de temas. Minha missão é proporcionar sempre informações de alta qualidade aos meus leitores.