Água do Radiador Baixando Mas Não Tem Vazamento: O Que Será?

O que pode ser quando a água do radiador está baixando mas não tem nenhum vazamento? Entenda o que é e como funciona o radiador, o processo de resfriamento. O que pode acontecer se ele parar de funcionar e cuidados que devem ser tomados.

água do radiador baixa mas não vaza

Água do radiador baixando mas não tem vazamento, hum, provavelmente o sistema de resfriamento do motor do seu veículo pode estar com algum problema ou defeito, e precisa ser verificado o quanto antes. Pois só assim conseguirá evitar problemas maiores, e de custo alto, que temos certeza que você não quer isso.

Você é um daqueles tipos de pessoas que só realiza inspeções em seu automóvel quando vai sair de viagem com a família? Se sua resposta for sim, então você precisa dar mais atenção ao seu veículo, e da maneira certa. Quando você planeja viajar, você confere todos os itens, ou só tem tempo para verificar alguns itens apenas?


Saiba que o motorista deverá sempre analisar diversos itens em seu veículo, como por exemplo os pneus, o balanceamento e alinhamento, as luzes, as setas e faróis, verificar o fluído do sistema de arrefecimento, que é essencial, a correia dentada, o filtro de ar, a bateria, o fluído de transmissão, os freios entre muitos outros itens.

Mas no entanto, nem todo proprietário de automóvel faz isso. Esses itens não tem de ser verificados somente antes de sair de viagem, mas os mesmos também necessitam ser verificados através de manutenções preventivas frequentemente.

É importantíssimo que você conheça muito bem o seu carro, pois suponhamos que em uma situação onde a água do radiador baixa mas não tem vazamento, você saberia o que fazer? Fique conosco até o fim dessa leitura e saiba tudo sobre o assunto.


Como o radiador funciona?

Compreenda melhor o que é um radiador e saiba que o mesmo funciona como um sistema de troca de calor, é ele o responsável por fazer a troca entre o ar e outra substância, um composto líquido que existe em seu sistema fechado. O núcleo de um radiador é composto por vários canais, os quais são compostos por tubos de ventilação

E essa forma facilita a passagem do ar e a transferência de calor pelos tubos que constituem o radiador, o ar passa pelo líquido de refrigeração, reduzindo assim a temperatura interna do veículo.

Processo de resfriamento:

Normalmente, o sistema de refrigeração consiste em um termostato que normalmente fica próximo ao motor do veículo, então conforme o calor do motor aumenta, o termostato se abre, e quando ele atinge uma certa temperatura. O mesmo então permite assim que o líquido refrigerante passe e execute a troca de calor.

Resumindo, o calor de praticamente todo o motor é deslocado então para a água, que ajuda a reduzir a temperatura do mesmo, e para que todo esse processo seja realizado sem problemas, o radiador do veículo necessita realizar 3 tarefas que facilitam essa troca de calor e o resfriamento. Falaremos mais sobre logo abaixo.

O que é radiador e quais suas funções?

Além de entender o que é um radiador, é importante entender também o seu funcionamento qual a sua importância para o bom desempenho do veículo.

Para que ele funcione da forma correta, ele precisa funcionar com 3 funções como já mencionamos, que são elas:

  • Entrada de ar;
  • Sistema de refrigeração;
  • Saída de ar quente.

Por meio da combinação de ar e líquido, é possível liberar o calor gerado pela combustão do combustível, e para auxiliar nesse processo. Tem também um ventilador instalado entre o radiador e o motor, tudo para ajudar a acelerar ainda mais o processo de resfriamento.

Assim, o líquido refrigerante circula entre todo o sistema do motor e também do radiador, se difundindo entre todos os cilindros, faz a captura do calor do motor e retorna ao sistema de refrigeração.

Como você pode ver, todo o processo é fundamental para o bom funcionamento do veículo. Então agora que você já entende melhor o que é um radiador, o que ele faz, como funciona e para que serve, vamos ver o que acontece se essa peça parar de funcionar.

E se o radiador parar de funcionar?

Caso o radiador venha parar de funcionar, o veículo corre um grande risco de sobreaquecer, o que poderá causar problemas ainda maiores, na maioria dos casos.

Isso ocorre porque o termostato não está funcionando corretamente como deveria, e quando a temperatura limite é atingida, o componente fecha e não pode ser aberto.

O que acaba impossibilitando a circulação correta do líquido de arrefecimento, e daí o motor pode superaquecer, que não é nada bom. E outra causa comum de falha do sistema de resfriamento é o vazamento, que dificulta a circulação do líquido, onde a água do radiador baixa, mas não apresenta vazamentos.

Você também precisa saber que cuidados básicos para a manutenção do sistema de resfriamento são necessários e importantes.

Para os automóveis com mais idade e mais rodados, o proprietário necessita fazer essa simples verificação mais frequentemente, recomendamos que faça de manhã e antes de dar a partida e sair com o veículo, dessa maneira poderá detectar possíveis vazamentos. Em modelos mais modernos e novos, isso poderá ser realizado semanalmente.

O sistema de refrigeração pode também mostrar outros indícios de possíveis defeitos, caso perceba que a água mudou de cor, está marrom ou vermelha, isso poderá ser um aviso, pois pode causar entupimento e subsequentemente um superaquecimento, mesmo se o nível de água no reservatório estiver alto. Até a tampa do reservatório deverá ser substituída a cada 30.000 mil quilômetros.

Como pode perceber são vários os fatores onde a água do radiador pode baixar de nível, mas não apresentar vazamentos, como por exemplo alguma mangueira ressecada ou furada, a válvula do termostato, o reservatório, a falta de líquido no reservatório entre muitos outros. Por isso como mencionamos a melhor solução é ficar atento e verificar sempre o sistema de refrigeração do seu veículo.