Ar Condicionado do Carro Não Gela: Causas e Solução

O ar condicionado do seu automóvel não está gelando? Descubra neste artigo quais podem ser as causas, como resolver, e como aumentar a duração do ar condicionado do seu carro.

ar condicionado do veículo não gela

Há até algum tempo atrás ele era sim considerado um item de luxo nos automóveis, onde poucos consumidores poderiam pagar para ter essa comodidade em seu veículo. Nos dias de hoje, nesse nosso clima tropical com dias cada vez mais quentes, o ar refrigerado é praticamente um item que antes era opcional e hoje em dia é praticamente um acessório que vem de série.

Mas e quando o ar condicionado do carro não gela, você sabe o que fazer? O mesmo garante aos ocupantes do veículo muito mais conforto, tanto na cidade, como em viagens, sem falar na segurança que ele proporciona. Pois com ele é possível trafegar tranquilamente com os vidros dos carros fechados, na verdade o mesmo deve ser usado assim, com os vidros sempre fechados para o ar gelado não sair para fora. Sem falar que o mesmo desembaça qualquer para-brisa ligeiramente.


Mas como você sabe, o ar condicionado automotivo é mais um entre tantos outros equipamentos e peças existentes em um carro, então saiba que como outros itens podem apresentar problemas, o sistema de refrigeração do ar condicionado não está livre de problemas e pode parar de funcionar. Claro que existem causas e motivos para isso acontecer, como também existem soluções caso aconteça.

Então, preparamos esse artigo, para explicar o que fazer quando o ar condicionado do carro não está gelando, quais são as principais causas disso acontecer, e como você poderá resolver esse problema de uma vez por todas.

O que é o ar condicionado para carros?

O ar condicionado para automóveis nada mais é que um sistema de refrigeração composto por diversos componentes que tem a capacidade de reduzir a temperatura interna do veículo nos dias mais quentes.


Em alguns modelos é possível baixar a temperatura até os 14°C, mas a grande parte dos veículos produzidos ficam na faixa de 17 ou 18°C graus.

Como já mencionamos no início, a climatização interna traz um conforto muito bom para todos os ocupantes do veículo, principalmente para o motorista caso ele passe muitas horas no trânsito.

Mas quando ele para de gelar o cenário muda completamente. E caso isso venha ocorrer precisará descobrir o que está acontecendo levando o seu carro até uma oficina especializada, e solucionar o problema.

Principais causas do ar condicionado do carro não gelar:

Existem muitos motivos e causas do não funcionamento correto do ar condicionado do seu carro, e o porque do mesmo não estar gelando, então confira abaixo quais são as principais delas:

Vazamento do gás refrigerante:

Uma das possíveis causas do ar condicionado do seu carro não estar gelando pode ser essa, pode ser algum vazamento do gás refrigerante, mesmo ele sendo um pouquinho mais difícil de ser localizado, é bastante simples de ser solucionado, pois pode ser apenas alguma conexão mal apertada.

Esse vazamento irá causar mau funcionamento do sistema de refrigeração, fazendo com que ele perde sua eficiência em gelar o interior do veículo. Nesse caso, o mais recomendado é procurar uma oficina especializada de sua confiança com profissionais capacitados para fazer o teste.

Simplesmente será aplicado um contraste (fluído de cor), que mostrará exatamente onde é o vazamento, assim basta basta arrumar e em seguida fazer é claro a reposição fazendo uma recarga de gás.

Filtro de ar:

Outro vilão para o ar condicionado do carro não gelar é o filtro de ar, caso ele esteja muito sujo ou até mesmo entupido como em muitos casos, o sistema não irá esfriar de forma alguma. Recomendamos que faça a substituição do filtro por um novo, nada de limpar e colocar de volta.

O valor da peça varia de modelo para modelo e de fabricante para fabricante, mas como o seu custo é baixo então troque logo por um novo se o problema for esse. No manual do proprietário poderá encontrar mais informações sobre a troca. E faça sempre com um mecânico especializado.

Falhas elétricas:

Caso não saiba, o sistema de ar condicionado automotivo trata-se de um dispositivo eletromecânico, isso quer dizer que ele possui um comando eletrônico ou elétrico para o seu funcionamento e também seu gerenciamento, entre elas opções de temperatura e de ventilação.

Uma falha elétrica aqui pode ser em um simples fusível, o relê, até mesmo uma placa eletrônica que teria um custo mais elevado para ser consertado. E para saber se esse é o motivo do seu ar não estar gelando somente um especialista, e, casos assim recomendamos uma auto elétrica.

Compressor do ar condicionado:

Para o bom funcionamento do sistema de refrigeração do seu carro é muito importante que o compressor do mesmo esteja em perfeitas as condições, principalmente no quesito lubrificação.

Um compressor mal lubrificado pode fazer o ar refrigerado parar de gelar a qualquer momento. E nessa situação também orientamos uma oficina.

Ventiladores do sistema de ar:

Um ventilador elétrico de um radiador do sistema de ar condicionado de automóveis é uma outra peça que se quebrar pode fazer com que o seu ar também não gele.

O mesmo fica localizado sempre ao lado da ventoinha do radiador, e se o seu funcionamento parar, então a troca de calor também irá deixar de ocorrer.

Assim como o ventilador interno fixo no painel que também pode deixar de funcionar. O melhor que tem a fazer é procurar por uma auto elétrica ou uma oficina.

Carro exposto ao sol por muito tempo:

Se você é daqueles motoristas que deixam o carro estacionado por longos períodos de tempo embaixo do sol escaldante, saiba que essa é outra causa do ar não gelar.

Isso simplesmente pois o condutor logo ao entrar no veículo e dar a partida, o mesmo já aciona o ar condicionado na mesma hora.

Mas ele se esquece de uma série de coisas como por exemplo, todo o painel do veículo, fios, cabos, mangueiras e itens responsáveis por fazer a troca de calor estão fervendo de quente, impossibilitando que o ar saia gelado para o interior do veículo. Por isso tenha um pouco de paciência.

Botão liga e desliga do ar:

Você até pode achar isso engraçado, mas muitas vezes pequenas distrações podem fazer com que o ar condicionado do seu carro pare de gelar, por isso fique sempre atendo ao botão de liga e desliga do sistema de refrigeração, o mesmo pode ter sido desligado sem que você percebesse.

Veja sempre se o botão A/C está apertado e aceso antes de procurar por uma oficina especializada. Se estiver aceso e apertado, mas não estiver gelando daí sim procure por uma assistência.