Quando Trocar a Bateria do Carro? Guia Essencial

Saiba quando é o momento certo para trocar a bateria do seu carro. Entenda como ela funciona, sinais que indicam que chegou o momento de fazer a substituição, e dicas para prolongar a sua vida útil.

quando fazer a troca da bateria do carro

A bateria de um veículo é essencial e muito importante para o seu bom funcionamento, e a sua importância vem aumentando a cada dia mais e tudo isso devido a equipamentos eletrônicos embarcados como telas de multimídias, radares, sistemas de monitoramento, sensores e muito mais. Mas infelizmente nem todo proprietário de um carro se atenta é que a mesma tem um tempo de vida útil, e será que você sabe quando trocar a bateria do carro?

Sem falar que é mais que essencial consultar as indicações do manual do proprietário, pois a vida útil de uma bateria dura em média de dois ou três anos independente da mesma ser original. E o uso, e a rotina do veículo também vão influenciar se essa bateria irá durar mais ou menos tempo que isso.


E em situações onde o dono do automóvel não se atenta a possíveis falhas que podem estar ligadas a bateria, e seu tempo útil de vida, é bem provável que tenha ainda mais problemas.

Então se quer saber quando deve trocar a bateria do seu carro, saber como ela funciona, conhecer os possíveis sinais que ela pode dar que poderá indicar que está na hora da substituição, como fazer a troca em segurança e aprender algumas dicas para aumentar sua duração, fique conosco até o fim desse texto.

Como é o seu funcionamento?

A bateria é um item mais que essencial em um carro, e a sua importância vem aumentando, uma vez que os equipamentos eletrônicos e sensores vêm sendo cada mais utilizados nos veículos de hoje que são muito mais modernos.


De um modo geral, a bateria tem a finalidade de guardar a energia e é recarregada pelo alternador quando o veículo está em movimento.

O processo de armazenamento ocorre de maneira química, onde a mesma é composta de óxido de chumbo, revestimento de ácido sulfúrico e placas de chumbo também.

A energia química é então é transformada em energia elétrica, sendo responsabilidade da bateria manter sistemas eletrônicos e elétricos em standby quando o veículo estiver parado e desligado.

E quando precisar se deslocar basta dar a partida que o sistema irá alimentar integralmente toda a parte elétrica do carro, assegurando a alimentação.

Sinais que indicam que está na hora da troca:

Em média a bateria de carro dura dois ou três anos no máximo, mas saiba que outros fatores também estão envolvidos em uma possível troca da mesma, e o principal fator é a utilização do automóvel.

Os veículos mais simples sem ar-condicionado, com faróis simples e menos recursos tendem a ter uma durabilidade maior, mas também, é preciso ficar atento a sinais de possam indicar que está na hora de fazer a substituição, como por exemplo:

Falhas no sistema elétrico:

Os sistemas elétricos do carro incluem diversas peças e partes, assim como os vidros elétricos, o alarme, faróis e ar condicionado, e todos esses sistemas podem indicar que está na hora de realizar a troca. Isto porque os mesmos dependem diretamente da carga da bateria para funcionar corretamente.

E se por acaso o desempenho de algum desses itens não estiver em pleno funcionamento, isso pode ser um indício que talvez esteja na hora de realizar a troca da mesma.

Luzes do painel:

Quando o condutor gira a chave do veículo uma única vez, as luzes do painel devem todas se acender, igual quando o veículo está ligado.

Então, caso a  luminosidade das luzes do painel estejam mais fracas que o comum ou até mesmo apagadas, isso pode ser um sinal que sua bateria pode estar com algum problema ou defeito.

Saiba que quando a bateria passa por desgastes, ela então tem uma menor capacidade de desempenhar funções simples como manter a luminosidade das luzes do painel, mesmo que o movimento do veículo esteja abastecendo ela frequentemente.

Caso note alguma situação parecida saiba que isso também é um indício que pode ser que esteja na hora de fazer a substituição da mesma por uma nova.

Dificuldades na partida:

Um veículo com a bateria nova tende a dar a partida rápida mais rapidamente e sem nenhum empecilho, então, quando dar a partida fica mais difícil, principalmente no período da manhã é sinal que a bateria precisa ser analisada.

Por isso, caso o carro demore a pegar, pode indicar que a vida útil da bateria esteja acabando, e em climas mais frios isso pode ser ainda pior.

Sem ignição:

Quando o carro não da a partida de maneira alguma, então saiba que está na hora de fazer a troca, mas antes recomendamos que consulte um especialista para que identifique o problema de forma definitiva.

Cuidados para aumentar a durabilidade:

Sabemos que toda bateria tem uma vida útil, e que mesmo sendo ela recarregável pelo alternador quando o automóvel está em movimento, em um determinado momento a mesma se descarrega permanentemente e não aceita mais receber carga, chegando então a hora de efetuar a troca.

Porém, existem alguns hábitos que podem ser adotados por você motorista proprietário diariamente na utilização de seu carro que resultam em uma durabilidade maior da bateria do veículo, que são elas:

  1. Manutenção preventiva;
  2. Não deixe o veículo parado por um longo tempo;
  3. Não deixe nada ligado ao dar a partida no carro;
  4. Desligue tudo ao sair do carro.

E não podemos deixar de mencionar que é essencial utilizar a bateria adequada para o modelo e marca do seu carro, seguindo as indicações do manual do automóvel.

Alguns proprietários instalam baterias com maior ou menor capacidade para economizar financeiramente ou ter mais potência, contudo, isso resulta na diminuição da vida útil da mesma.