Para Que Serve a Bomba D’água do Motor do Carro?

Confira neste guia o que é para que serve e como funciona a bomba d'água do motor de um carro. Entenda a sua importância, conheça os sinais de problemas na peça, cuidados e mais.

bomba d'agua do motor do carro para que serve

Entender para que serve a bomba d’água do motor do carro é essencial, afinal de contas está é uma das peças que fazem parte do sistema de arrefecimento do automóvel. É ela que faz o líquido refrigerante circular por todo o sistema de refrigeração, para que assim o motor funcione na temperatura certa e tenha um bom funcionamento.

Mesmo ela sendo um peça pequena no tamanho, tenha em mente que sua importância é grande. E se a bomba d’água não estiver funcionando corretamente, o motor pode sofrer problemas sérios.


Então, como o nosso interesse é sempre ajudar nossos leitores, preparamos este texto onde nele falaremos sobre o que é a bomba d’água, para que ela serve, como ela funciona e muito mais. Por isto, para ter suas dúvidas sobre está peça tão importante respondidas, te convidamos a ficar conosco até o fim desta leitura.

O que é a bomba d’água do motor do carro?

A bomba d’água é uma peça que fica localizada no motor e seu principal objetivo é fazer com que o líquido refrigerante circule no interior do bloco. Saiba que é devido à este processo que o motor do carro consegue suportar temperaturas altíssimas.

Temperatura alta está que por sua vez é originada da combustão que ocorre nos cilindros do motor, que é resfriado graças a bomba d’água onde ela é alimentada pelo alternador do automóvel e faz o líquido responsável pela refrigeração circular e resfriar o motor, evitando assim que ele superaqueça.


Componentes da bomba d’água:

Já sabendo o que é a bomba d’água do motor de um carro, é importante que conheça também quais são os seus componentes. São eles:

  • Rotor;
  • Eixo rotativo;
  • Pás (podendo ser em linha reta, tangencial, radial e curva).

Quando a bomba d’água está em funcionamento, o rotor então faz girar as pás através do movimento centrífugo, enviando assim o líquido responsável pela refrigeração para as partes internas do motor.

Tipos de bomba d’água:

Existem dois tipos de bomba d’água, o funcionamento delas é praticamente igual, a única diferença entre elas é que uma delas é acionada por correia, e a outra é auto orientada.

Para que serve a bomba d’água do motor do carro?

A bomba d’água do motor de um automóvel serve para fazer o líquido refrigerante responsável por resfriar o motor circular pelo sistema de arrefecimento e desta forma manter o motor do veículo funcionando na temperatura ideal evitando um superaquecimento.

Este processo de circulação que acontece dentro do sistema de arrefecimento do motor além de manter a temperatura adequada para o bom funcionamento do mesmo, também ajuda a dissipar o calor, proteger o sistema contra a corrosão e também auxilia no funcionamento de outras peças do motor como por exemplo o termostato e a junta do cabeçote.

Principais sinais que a bomba d’água pode estar com defeito:

Agora que já sabe para que serve a bomba d’água do motor de um veículo, é essencial que conheça quais são os principais sinais que podem indicar que a peça esteja com algum defeito ou problema. Saiba quais são eles:

Barulhos e ruídos vindos do motor:

Ruídos e barulhos estranhos provenientes do motor não são comuns, principalmente se o som se parecer com algum rangido ou então um chiado. Isto pode ser provocado por algum rolamento que se desgastou dentro da bomba d’água.

Ferrugem na peça:

Se por acaso quando você for verificar o nível do reservatório de água e aditivos para radiador e percebeu que existe a presença de ferrugem na bomba d’água, tenha em mente que este também é um sinal que a mesma está desgastada ou então com vazamento.

Saiba que a corrosão poderá prejudicar o bom funcionamento da peça, onde o líquido de arrefecimento pode não circular corretamente.

Correia que movimenta a bamba d’água solta:

Outro problema que também pode acontecer é a correia responsável pela movimentação do componente estar danificada ou então solta, no caso na grande maioria dos carros está correia é a correia dentada.

Assim ela não funcionará da forma certa já que o líquido refrigerante não irá circular podendo até mesmo causar um superaquecimento e o motor fundir.

Luz do sistema de arrefecimento ou do termostato acesa:

A grande maioria dos automóveis que estão em circulação já são mais modernos e eles contam com luzes de aviso no painel que servem para alertar o motorista algum problema. Sendo assim, fique atento, e se alguma luz do arrefecimento se acender é sempre bom procurar um mecânico para uma verificação.

Ar condicionado pode apresentar mau funcionamento:

Caso não saiba, a bomba d’água também fornece o líquido refrigerante para o sistema de ar condicionado do automóvel. Então, se o ar condicionado não está gelando corretamente, ou está com mau funcionamento saiba que este também pode ser um indicador que a bomba d’água está com problema.

Cuidados e manutenção da bomba d’água:

Já sabendo quais são os principais sinais e indícios de problemas que a peça pode dar, é fundamental que tome alguns cuidados para garantir que a bomba d’água tenha sempre um bom funcionamento, e desta forma você evita problemas indesejados.

  1. Faça manutenção no seu automóvel regularmente;
  2. Realize inspeções visuais;
  3. Verifique a correia dentada;
  4. Use líquido no sistema de arrefecimento adequado.

Troca da bomba d’água:

Se precisar mesmo fazer a substituição da bomba d’água por uma nova, sempre opte por uma que seja original de fábrica. Tenha em mente que fazer uso de peças inadequadas podem comprometer seu motor seriamente.