Como Funciona o Freio ABS? Guia Essencial

Entenda neste guia explicativo como funciona o freio ABS dos veículos. Saiba o que ele é, o que significa a sigla, quais os seus componentes. Suas vantagens, principais problemas que podem apresentar, manutenção e muito mais.

como é o funcionamento do freio abs

Este tipo de freio já está presente em veículos fabricados de 2014 pra cá aqui no Brasil, sendo um item obrigatório, mas na verdade poucas pessoas sabem exatamente como funciona o freio ABS.

Este sistema de freios auxilia na prevenção de acidentes, já que o mesmo bloqueia as rodas durante a frenagem do automóvel.

Permitindo desta forma que o condutor tenha muito mais controle do carro em determinadas superfícies, principalmente em superfícies com baixa aderência ou escorregadias.

Então, como o nosso intuito aqui sempre ajudar nosso leitor, preparamos este texto para te explicar sobre como o freio ABS funciona na prática, quais são seus componentes, suas vantagens, como usar e muito mais.

como é o funcionamento do freio abs

O que é freio ABS?

O sistema de freios ABS é um sistema inteligente no qual a hidráulica e a eletrônica trabalham juntos para impedir o travamento das rodas do veículo quando o motorista pisa no pedal do freio de forma brusca.

Caso não saiba, conforme as resoluções 311 e 312 de 2009 do Contran, todos os veículos novos produzidos à partir de 2014, tanto nacionais como importados devem sair da fábrica equipados com freios ABS e também com airbags frontais.

Conforme estudos, este sistema de frenagem reduz a distância de parada em aproximadamente 30%, o que da ao condutor muito mais tempo de reagir.

A sigla “ABS” usada em freios de veículos vem do inglês (Anti-Lock Braking), que significa “Sistema de Freio Antitravamento”.

Sendo este tipo de freio praticamente o mais sofisticado de todos.

Componentes do sistema de freio ABS?

Agora que já sabe o que é freio ABS, é essencial que conheça quais são os seus componentes e peças, isso ajudará a você até mesmo na hora da manutenção deles.

Saiba quais são:

  1. Sensores de velocidade;
  2. Bomba hidráulica;
  3. Controlador eletrônico;
  4. Válvulas hidráulicas.

Como funciona o freio ABS?

Já conhecendo as peças e componentes do sistema, saiba que o freio ABS funciona fazendo uso de sensores de velocidade, no qual eles monitoram a velocidade de todas as rodas.

E caso algum sensor detecte, ou identifique que a frenagem provocada pelo motorista irá provocar o travamento de uma, ou então de mais rodas do veículo, o ABS atuará de forma independente para evitar que isto aconteça.

O freio do carro aplicará pressão, e soltará a mesma continuamente por alguns segundos, pinçando assim os discos de freio ou então o tambor, isso dependerá do sistema.

Tenha em mente que isto acontece de uma forma muito rápida, pois a finalidade é evitar que as rodas do automóvel venham a escorregar no asfalto, aumentando desta forma o tempo da frenagem.

E não podemos deixar de mencionar que o freio ABS só irá entrar em ação quando o condutor pisar bem forte no pedal.

Vantagens do freio ABS:

O freio tipo ABS oferece muitas vantagens quando comparado com freio comum. Saiba quais são estes benefícios e vantagens:

  • Segurança;
  • Evita que as rodas travem quando o o motorista pisa no pedal do freio bruscamente;
  • Não permite que o veículo derrape quando o ABS está em uso;
  • Aumento de estabilidade em casos de frenagens bruscas de emergência;
  • Reduz o tempo e também a distância na frenagem;
  • Veículo muito mais eficiente em diferentes tipos de pistas, como asfalto molhado, terra entre outros;
  • Reduz o desgaste dos pneus;
  • A tecnologia do ABS permite que outras inovações também sejam incluídas no carro, como por exemplo o controle de tração e estabilidade;
  • Melhora o controle da direção caso precise fazer alguma manobra perigosa.

Como usar da forma certa os freios ABS?

A grande maioria dos proprietários de carros e motoristas que já rodam com a tecnologia não sabem a maneira certa de usar o freio ABS, já que ele se difere do comum.

Em um carro sem ABS com freio comum é preciso ter cuidado na hora de pisar no pedal do freio para ele ser acionado, mas com o ABS é completamente diferente.

A forma certa de usar o freio ABS é pisar no pedal do freio com o máximo de força, é assim que ele é acionado.

E devido as suas configurações, é normal que o condutor sinta trepidações bastantes fortes no pedal do freio.

As trepidações são normais neste sistema, e elas não são nenhum defeito, pelo contrário é uma forma até de saber se o ABS está funcionando da maneira certa.

Tenha em mente então que o ABS mesmo com o pé socado bem forte no freio ele consegue aliviar o contato existente entre as pastilhas de freio com os discos e lonas com tambores.

E ele faz isto muitas vezes rapidamente enquanto todo o processo da frenagem acontece.

Assim sendo, este movimento que o sistema faz de soltar e depois pressionar os componentes da frenagem é que garante que as rodas do veículo não travem.

O que pode comprometer seriamente o controle do carro.

Então já sabe, seu veículo tem ABS, precisou fazer uma frenagem de emergência, enfia o pé com força no pedal e segure firme no volante tentando conduzir o automóvel para um local seguro.

Deixe que o ABS realize seu trabalho.

Principais problemas que podem aparecer neste sistema de freio:

Agora que já como usar o ABS da forma certa, que o negócio é pisar fundo no pedal, é essencial que conheça quais são os principais problemas que o sistema pode apresentar.

Saiba quais são eles:

  • Muito barulho ao acionar o pedal do freio;
  • Defeito em algum sensor;
  • Veículo puxando de lado quando o freio é acionado;
  • O pedal está muito mole, sem firmeza nenhuma;
  • O pedal está muito abaixo do normal;
  • O pedal do freio está mais duro que de costume;
  • O pedal do freio está vibrando.

Fique atento também com as luzes acesas no painel do carro, caso o ABS apresente algum problema uma luz se acenderá com a sigla “ABS”.

E caso ela venha se acender e não apagar procure logo uma oficina mecânica para verificar e resolver.

Pode ser somente um alerta da central recebido por algum sensor do sistema indicando que as pastilhas chegaram ao fim, ou que o fluido do freio está abaixo do nível recomendado.

Mas é essencial chegar para garantir o bom funcionamento de todo o sistema de freios do veículo.

Por que o freio ABS é mais seguro?

Um veículo equipado com os freios com está tecnologia apresenta uma frenagem consideravelmente superior à um que não tem.

Em ocasiões no qual o condutor é pego de surpresa, ou então o solo da pista não tem aderência necessária para uma dirigibilidade segura, o freio ABS faz toda a diferença.

Está tecnologia tem um papel significativo ajudando muito a evitar acidentes.

Como as rodas do automóvel não travam quando o sistema é acionado, quem está conduzindo conseguirá ainda manter um certo controle para tentar conduzir o veículo para um local mais seguro.

Em resumo ele permite manobras mais seguras.