Qual a Função da Bomba de Combustível? Guia Completo

Saiba o que é, quais são os tipos e qual é a função da bomba de combustível. Sinais e indícios de problemas na peça, manutenção, cuidados e mais.

para que serve a bomba de combustível

Saber e entender qual a função da bomba de combustível é fundamental, e uma obrigação de todo motorista que gosta de cuidar do seu automóvel. Afinal, está é uma peça que faz parte do sistema de alimentação do motor do veículo, onde a mesma contribui para o bom funcionamento do mesmo, por isso conhecer mais sobre ela é essencial para evitar problemas.

Saiba que se está peça ou componente não estiver funcionando da forma correta, o motor do carro não irá receber à quantidade de combustível que ele necessita para operar de forma eficaz. O que pode ocasionar em muitos problemas, como por exemplo perda de potência, desempenho ruim, entre muitos outros.


E como nosso único interesse é ajudar você leitor, preparamos este texto para esclarecer e tirar todas as suas dúvidas sobre qual é a função da bomba de combustível no motor de um veículo. Por isso, te convidamos a ficar com a gente até o fim desta importante leitura, assim ficará sabendo sobre o funcionamento do componente, tipos, principais cuidados e muito mais.

O que é a bomba de combustível?

A bomba de combustível é uma peça que está presente nos veículos equipados com motores de combustão interna, o componente é responsável por fazer a transferência do combustível (gasolina, etanol ou diesel), que está armazenado no tanque para o sistema de alimentação do motor, permitindo assim que o mesmo venha a funcionar e se movimentar.

Saiba que está peça é essencial para o bom funcionamento do propulsor, justamente por isso cuidar dela é essencial.


Quais são os tipos de bomba de combustível que existem?

Já sabendo o que é a bomba de combustível, é importante que conheça também quais são tipos de bombas de combustível que existem. A função dos dois tipos é a mesma, no entanto funcionam de forma diferente. Conheça quais são elas:

Mecânica:

A bomba de combustível do tipo mecânica é utilizada em sistemas de alimentação dos veículos mais antigos que usam carburador, ela por sua vez é acionada diretamente pelo giro do motor através de um eixo ou alavanca de acionamento que é conectado ao virabrequim e ao comando de válvulas.

Esse tipo de bomba possui um diafragma interno, que quando acionado suga o combustível do tanque e o envia para o carburador. Ela só funciona quando o motor está em movimento.

Elétrica:

Podemos dizer que a bomba de combustível do tipo elétrica é um avanço tecnológico que surgiu quando o sistema de injeção eletrônica foi introduzido a indústria automotiva. Como a grande maioria dos veículos em circulação hoje em dia usam essa tecnologia, a bomba elétrica se tornou então a opção mais comum.

Uma das principais vantagens dessa tecnologia é que ela não depende da rotação do motor para funcionar, e isso ocorre porque ela é equipada internamente com um motor elétrico integrado, permitindo assim o bombeamento do combustível independentemente do estado que o motor do veículo se encontra.

Existem duas opções de bombas elétricas: as internas, que são instaladas dentro do reservatório de combustível, e as externas que são fixadas ao chassi através de um suporte.

As bombas de combustíveis elétricas são classificadas como modulares ou não modulares. As modulares apresentam uma montagem integrada em um único bloco, contendo a própria bomba, o filtro de combustível e outros componentes. Enquanto as não modulares permitem o acesso e substituição individual de cada um desses componentes.

Qual a função da bomba de combustível e como ela funciona?

A bomba de combustível dos veículos equipados com motores de combustão interna tem a função de transferir, e também de pressurizar o combustível que está armazenado no tanque até o sistema de alimentação, que pode ser o carburador ou a injeção eletrônica.

Em seguida para o motor, permitindo assim que o propulsor receba a quantidade certa de combustível que ele necessita para poder funcionar da forma correta.

Normalmente este componente é instalado no próprio tanque de combustível, assim sendo, quando o motor é ligado, a bomba de combustível é acionada e ela inicia o processo de pressurização e também de transferência do combustível que está no tanque para o sistema de alimentação.

E é nesta etapa que entra em ação o regulador de pressão da bomba, no qual ele tem a função de fazer o controle da pressão do combustível, garantindo assim que o motor do veículo receba a quantidade certa de combustível para ter um bom funcionamento.

Principais sinais e indícios de problemas na bomba de combustível:

Já sabendo o que é, quais são os tipos, qual a função e como funciona a bomba de combustível, é essencial ficar atento aos sinais e indícios que o componente pode apresentar se estiver com problema ou se a peça já estiver desgastada. Confira quais são eles:

  • Veículo falhando ou morrendo;
  • Perda de potência na subida;
  • Problemas para dar a partida;
  • Aumento no consumo de combustível;
  • Luz da injeção eletrônica acesa ou acendendo no painel.

Manutenção e cuidados com a bomba de combustível:

Agora que já sabe quais são os principais sinais que a peça pode dar se estiver com algum problema ou então estiver desgastada, é fundamental saber como cuidar do componente para evitar problemas e assim poder garantir sempre o bom funcionamento da bomba.

Saiba quais são estes cuidados:

  1. Evite rodar com o tanque de combustível na reserva;
  2. Fique atento ao prazo de troca da peça;
  3. Troca do filtro de combustível;
  4. Abasteça somente em postos de sua confiança;
  5. Faça manutenções preventivas.