Qual a Função dos Aditivos de Radiador? Saiba Tudo Sobre

Entenda qual é a função dos aditivos de radiador. Saiba quais são os diferentes tipos, quando usar, quando fazer a troca e mais.

qual é a função dos aditivos para radiadores

Acreditamos que como já é de seu conhecimento, umas das partes mais essenciais do veículo é o seu sistema de arrefecimento, onde o mesmo tem como objetivo manter o motor do carro sempre com a temperatura ideal para um bom funcionamento. Devido a esse fator praticamente todos os fabricantes recomendam que se faça uso de um aditivo. Mas será que você sabe qual a função dos aditivos de radiador?

O produto é ideal para que todo o sistema de arrefecimento do carro fique livre da ferrugem e da corrosão sempre em bom funcionamento. Por isso é bastante comum quando você chega em um posto para abastecer seu carro e o produto logo é oferecido pelos frentistas.


Além de ser recomendado pelos fabricantes, é importante que saiba a maneira certa de usar, por isso para ajudar você preparamos esse artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre os aditivos de radiadores, para que servem, como funcionam, seus tipos, quando trocar e muito mais.

Como funciona o radiador dos veículos?

Antes de explicarmos para você qual a função dos aditivos de radiador, é importante que saiba como é funcionamento e quais são os tipos desse componente que é tão importante para o bom funcionamento do carro.

O radiador é uma peça que está presente em praticamente quase todos os veículos hoje em dia, onde ele tem como objetivo principal realizar a trocar de calor entre o ar e o líquido.


A parte interna do radiador é composta por tubulações ou colmeias, e por elas passam o ar, assim sendo saiba que quanto maior for o tamanho do radiador, mais rápida também será sua troca de calor, e consequentemente o motor será refrigerado mais rapidamente.

O tipo de radiador mais comum e também o mais usado pela grande maioria dos veículos é o de arrefecimento, onde ele é encontrado em carros que são refrigerados a água. Na grande maioria dos automóveis essa peça fica instalada na frente se conectando com o motor através de mangueiras e cabos.

Temos também o radiador de óleo, que funciona de forma diferente do radiador de arrefecimento, o mesmo é utilizado em veículos e tem a função de fazer o arrefecimento do óleo do cárter do motor e também do fluido da transmissão.

E não podemos deixar de mencionar que existe também o tipo de radiador de climatização, o mesmo geralmente fica instalado na parte interna do painel do veículo, servindo então para esquentar e também resfriar o carro internamente.

Assim sendo para aquecer o radiador faz uso do seu próprio líquido, e já para o resfriamento sabemos que é preciso de peças como um compressor, alguns componentes e gás.

Qual a função dos aditivos de radiador?

A principal funcionalidade dos aditivos de radiadores são elevar a temperatura do ponto de ebulição da água, reduzindo assim a temperatura de congelamento.

Dessa forma a água só começará a ferver com uma temperatura muito mais elevada que a normal evitando o congelamento do sistema de refrigeração quando as temperaturas estão baixas, como no inverno por exemplo.

O aditivo para radiador também tem a função de agir como um lubrificante para a bomba d’água do carro, isso sem falar que ajuda na prevenção de ferrugens e corrosões por manter uma lubrificação mais eficiente.

Salientando que ele não é um líquido de limpeza, mas ajuda a prevenir também o acúmulo de impurezas aumentando assim a vida útil de muitas peças do carro.

O líquido também tem uma função muito importante, que é apresentar vazamentos no sistema de arrefecimento, por isso a grande maioria deles possuem uma cor bastante forte sendo elas rosa ou verde, onde os mesmo são orgânicos ou sintéticos.

Tipos de aditivos para radiador:

Agora que já sabe para que serve o aditivo para radiador, é essencial que conheça quais são os seus tipos, realmente não existe diferença na funcionalidade entre os diferentes tipos, a diferença está somente em sua composição.

  1. Aditivo para radiador tipo concentrado;
  2. Aditivo para radiador tipo pronto para uso.

Qual o melhor aditivo de radiador?

Aditivos de radiadores são compostos químicos à base de etileno que também é conhecido como etilenoglicol, a variedade de marcas de aditivos disponíveis no mercado é tanta que fica até difícil de escolher qual usar.

Então para saber qual é o melhor aditivo para o seu radiador basta você verificar o manual do seu carro, está informação é sempre colocada no manual pelos fabricantes. Sendo assim o melhor aditivo é aquele recomendado pelo fabricante.

É só seguir a recomendação do fabricante que não terá problemas, pois saiba que cada motor foi feito para funcionar com aditivos com características específicas.

Justamente por isso é importante levar em consideração essa orientação para manter o bom funcionamento de seu motor, sem que o mesmo sofra com alterações em seu sistema de refrigeração e nem de desempenho.

Como viu ao decorrer do artigo a função dos aditivos de radiador é elevar a temperatura de ebulição da água, fazendo o veículo andar na temperatura certa, diminuiu também a temperatura de congelamento em dias frios, o mesmo também ajuda na lubrificação de alguns componentes e peças agindo como preventivo contra a ferrugem e corrosão prorrogando assim a vida útil delas.

E não podemos deixar de dizer que o líquido tem uma função muito importante, que é apresentar vazamentos no sistema caso existirem.

Por todos esses motivos e pelo produto oferecer benefícios com custo baixo, então não vemos motivo para você não usar, sendo que fazendo uso deles só terá vantagens. Mas lembre-se use conforme recomendação do fabricante.