Tipos de Alarmes Para Carros: Conheça Quais São Eles

Entenda qual é a importância dos alarmes automotivos. Como eles funcionam, e quais são os diferentes tipos e suas características. Saiba como escolher um alarme ideal, suas vantagens, melhores marcas e mais.

tipos de alarmes para automóveis

Se está pensando em fazer a instalação desse dispositivo de segurança em seu veículo, saiba então que é extremamente importante que você conheça quais são os tipos de alarmes para carros estão disponíveis. Pois só assim poderá escolher um que realmente seja adequado para a proteção do seu automóvel e depois fazer a instalação.

E se você é daqueles que realmente se preocupa com a segurança do seu carro, saiba que o alarme automotivo é essencial, pois como sabe o seu principal objetivo é impedir a ação de ladrões de carros. Atualmente existem muitos modelos e marcas, desde os mais baratos com funções mais simples, até os mais caros com funcionalidades que podem ser controladas via celular.


Só para ter uma ideia, o número de veículos roubados no Brasil vem ultrapassando números assustadores, chegando a média de 1 milhão de ocorrências somente nos últimos 4 anos. E isso é de deixar qualquer dono de um veículo realmente assustado.

Então para que não erre na escolha do dispositivo de segurança no qual irá instalar no seu carro, preparamos esse guia completo com os principais modelos de alarmes veiculares, como eles funcionam, suas características, suas vantagens e muito mais.

Como funciona o alarme automotivo?

Os alarmes veiculares possuem sensores que tem a capacidade de detectar movimentos indevidos, como por exemplo uma janela quebrada, ou a abertura de uma porta, ou a abertura do porta malas, e contam também com um receptor para poder ser ligado e desligado via controle remoto.


O equipamento de segurança conta ainda com uma bateria auxiliar, para que o alarme continue em funcionamento caso a bateria principal do carro venha a ser desconectada.

E tudo isso é monitorado por uma unidade de controle, onde ela é responsável por fazer o monitoramento de tudo, e acionar a sirene se preciso.

O sinal que por sua vez é captado pelos sensores, é então enviado para a unidade de controle para que ela faça uma verificação desse sinal, e assim poder detectar se está ocorrendo algum sinistro ou não.

Caso o mesmo for detectado, a central irá fazer com que a sirene dispare imediatamente, onde ela emitirá um som alto, e os pisca piscas do veículo começaram a piscar.

Tipos de alarmes para carros:

Agora que já sabe qual é a importância desse dispositivo de segurança para seu automóvel, e já sabe como ele funciona também, chegou a hora de conhecer quais são os tipos de alarmes automotivos e suas principais características.

Volumétrico:

O alarme tipo volumétrico conta com um sistema que faz o monitoramento da parte interior do carro, assim sendo, através de ondas sonoras ele efetua uma varredura na movimentação interna do veículo.

E se por acaso o vidro da janela for quebrado, o alarme dispara emitindo um aviso sonoro bastante alto.

Sensor de movimento:

Esse modelo é usado pela grande maioria dos automóveis que saem de fábrica (novos), chamado de acelerômetro, esse equipamento por sua vez tem o objetivo de auxiliar outros equipamentos internos de segurança, informando se acontece alguma inclinação, aceleração e se o veículo está se movimentando.

Quando o mesmo é instalado juntamente com o sistema de alarme, o acelerômetro poderá disparar caso ocorra alguma dessas circunstâncias citadas. Caso tentem roubar seu carro utilizando um guincho, o equipamento será imediatamente acionado.

Bloqueador de freios e da parte elétrica:

Esse tipo de alarme provavelmente seja o mais antigo de todos, o mesmo é utilizado por meio de uma tetra-chave, onde o proprietário do carro poderá ativar o sistema que por sua vez realiza o desligamento de toda a parte elétrica do veículo, e efetua o travamento dos freios. Evitando que o automóvel saia do lugar.

Como escolher um bom alarme?

Como já sabe, fazer a instalação de um alarme é uma forma de coibir que ladrões possam agir tentando furtar ou roubar seu carro, tanto é que muitas empresas de seguros oferecem desconto no valor do seguro auto pelo simples fato do veículo contar com o dispositivo de segurança.

E para que você escolha um bom alarme para proteger seu bem preparamos algumas dicas úteis para te orientar na hora da escolha antes de fazer a instalação.

  • Funcionalidades de travamento: leve sempre em consideração na hora da escolha se o tipo de alarme oferece essa função, instale um dispositivo que faça o travamento das portas, porta malas e também do capô. E opte também pelos que travam a ignição, resumindo procure sempre instalar o mais completo e que tenha também sensores de movimento na parte interna do veículo;
  • Itens de segurança: Caso o automóvel possuir vidros e travas elétricas, escolha um modelo de alarme que faça o fechamento automático deles, assim estará aumentando ainda mais a segurança, já que essa funcionalidade impede que o condutor do veículo esqueça as portas destravadas e a janela aberta.

Vantagens do alarme automotivo:

Agora que já sabe quais são os principais tipos de alarmes de carros que existem e estão disponíveis no mercado, preparamos uma breve lista das suas vantagens, são elas:

  1. Muito mais segurança: como já mencionado, alarmes veiculares tem como objetivo aumentar a segurança do automóvel, o que deixa o proprietário mais tranquilo. Por isso, quando for comprar um carro que já tenha ele instalado, leve sempre em consideração as características do mesmo, pois só assim terá as suas necessidades atendidas;
  2. Localização do carro: a grande maioria dos alarmes existentes permitem que o dono do veículo ative ele manualmente via controle remoto. Tenha em mente que essa opção é bem vantajosa, principalmente se estiver estacionado em um local muito grande como um estacionamento de um shopping por exemplo. Basta dar um toque no controle e as luzes do pisca pisca sinalizaram onde ele está;
  3. GPS: conforme os anos foram passando, novas tecnologias foram surgindo, hoje em dia já é possível fazer a instalação de alarmes que contam com recursos adicionais, no caso o GPS. Através dessa tecnologia, saiba que é possível fazer uso do alarme que conta com rastreador veicular, assim poderá monitorar em tempo real o carro caso ele seja furtado.