O Que Causa a Quebra da Biela do Motor do Carro? Entenda

Entenda o que é, para que serve, e o que pode causar a quebra da biela do motor de um carro. Partes da biela, como identificar problemas na peça, cuidados, manutenção e mais.

o que causa a quebra da biela do motor de um carro

Se está querendo saber o que causa a quebra da biela do motor do carro, é sinal de que você cuida das manutenções do seu veículo, e também procura entender como é o correto funcionamento das suas peças. E saiba que isso é essencial para conseguir identificar possíveis defeitos.

A biela é a peça que conecta o virabrequim ao pistão, assim sendo ela é a responsável por começar o movimento rotativo contínuo do motor, por isso ela exige cuidados, pois caso ocorra algum problema com a biela ela pode empenar e também em alguns casos se quebrar. E para consertar tenha em mente que terá de desembolsar um bom dinheiro.


Então, para que você não tenha mais dúvidas sobre o que pode causar a quebra da biela do motor de um veículo, preparamos esse conteúdo completo para você saber tudo sobre o assunto, o que a peça é, para que serve, como funciona, cuidados e muito mais.

O que é a biela do motor?

A biela em veículos automotores de combustão interna, como por exemplo carros e motocicletas, é a peça responsável em transmitir a força que é gerada na câmara de combustão, recebida por sua vez pelo pistão, enviada para o virabrequim, ou árvore de manivelas como também é conhecida. Enviando assim força, torque e rotação para o sistema de transmissão do automóvel.

Para que serve a biela?

Como citado no tópico anterior, é uma das principais peças do motor, pois tem a função de transmitir a força que é gerada dentro da câmara de combustão, conseguida pelo pistão e pelo virabrequim.


Mesmo não sendo um componente muito grande, sendo até pequena dependendo do tamanho do propulsor do veículo, a sua principal função e serventia é transformar movimentos lineares, em movimentos circulares contínuos.

A parte de cima da biela fica conectada ao pistão, e a parte inferior é ligada ao virabrequim, fazendo assim a conversão do movimento de subir e descer, em movimentos rotativos. Fazendo dessa forma que o motor do veículo funcione, e o carro se movimente.

Partes da biela do motor do carro:

A biela tem em sua composição aço forjado, e é dividida em 03 partes, sendo a cabeça, o corpo e o pé, a cabeça é conectada ao pistão através de um pino, e o pé é ligado ao virabrequim por um material conhecido por bronzina, onde ele é antifriccão.

O que causa a quebra da biela do motor do carro?

Agora que já sabe o que é biela, para que ela serve, como funciona, qual a sua importância, quais são as suas partes, saiba o que provoca a quebra da biela do motor de um carro é a falta de lubrificação na peça, que é tão essencial para o bom funcionamento do motor.

Ao contrário do que muitos motoristas pensam que ela pode entortar ou quebrar por excesso de potência no automóvel (pode ocorrer em carros preparados para arrancada).

Geralmente o que ocorre, é a quebra do filme de óleo, que por sua vez fica localizado entre o munhão do virabrequim, e a bronzina.

Outro motivo que pode causar a quebra da peça é o seu tempo de uso, por isso sempre recomendamos fazer a manutenção preventiva regularmente, o travamento de um pistão também pode ocasionar a quebra de bielas.

E outra dica para evitar problemas com a biela é não usar componentes que são inadequados pro seu modelo de motor, ou fazer uso de peças de qualidade ruim.

Como fazer para identificar problemas na biela?

A maneira mais simplificada de identificar possíveis problemas ou algum defeito na peça é através do som que ela pode fazer quando o motor do carro está ligado em funcionamento. Ela por sua vez emitirá um som como se alguma coisa estivesse literalmente batendo quando acontece a rotação do virabrequim.

Isso poderá identificar algum possível desajuste no torque dos parafusos e até mesmo alguma folga entre eles, como identificar também o desgaste da peça, ou identificar problemas ainda maiores, como a biela trincada ou até mesmo quebrada. Por isso, se começar a ouvir barulhos e ruídos no motor do seu carro procure logo uma oficina mecânica.

Uma forma para saber se a biela está somente empenada e não quebrada é fazendo uma medição da face da parte de cima do pistão, com a face da parte de cima do bloco do motor.

Essa medição deve ser realizada por um mecânico especialista, e é feita por um aparelho conhecido como relógio comparador, ele então indicará se algum dos pistões está mais baixo que o outro, mostrando assim se a biela está empenada.

Manutenção e cuidados com a biela do motor:

Para evitar que alguma das bielas do motor se quebre é muito simples, se o principal motivo disso acontecer é a falta de lubrificação, então como já citado fazer manutenções regularmente em seu veículo é fundamental. Pois só assim você garante um bom funcionamento e desempenho do carro.

Por isso, faça a troca de óleo conforme o fabricante do seu modelo determina, essa informação pode ser encontrada no manual do proprietário.

Deve também fazer uma verificação nas bronzinas, mas para isso somente um mecânico profissional poderá te ajudar, pois o motor precisará ser aberto.