Qual a Melhor Forma de Comprar Um Carro? Guia Completo

Saiba qual é a melhor forma de comprar um automóvel. Será que compensa comprar um carro novo ou um usado? Quais são os prós e contras dos dois, e quais são as modalidades de compra.

qual é a melhor maneira de comprar um carro

Está pensando em fazer a aquisição de um veículo? Então com toda certeza você deve estar querendo saber também qual a melhor forma de comprar um carro? Saiba que essa é uma dúvida que muitos tem, e você não está sozinho nessa, afinal de contas é uma decisão importante a ser tomada.

Indiferente se pretende adquirir um carro novo, seminovo ou usado, tudo tem de ser calculado e planejado, pois como sabe essa é uma compra de um valor um tanto alto, por isso toda atenção é necessária para não fazer uma má compra.


Por isso, preparamos esse artigo para te auxiliar da melhor forma possível em sua escolha, pois saber qual é a melhor forma de comprar um carro é essencial. Então fique conosco até o fim da leitura e tire todas as suas dúvidas e faça uma aquisição certeira.

Carro novo ou usado, qual escolher?

Comprar o primeiro carro pode ser um grande passo na vida de muitas pessoas, muitos jovens passam a adolescência sonhando com o momento em que terão seus próprios veículos e poderão desfrutar daquela sensação gostosa de liberdade.

Mas nem todos podem se dar ao luxo de comprar um carro novinho, zero quilômetro. Na maioria dos casos, a parte financeira é quem dita a condição do automóvel que será comprado.


Porém, existem pessoas que, por razões particulares, preferem comprar carros seminovos ou usados de terceiros, é ai que surge a dúvida: é melhor comprar um carro novo ou um usado?

Qual a melhor forma de comprar um carro?

Depois de escolher entre o carro novo e um usado, é a hora de colocar essa compra em prática, apesar de parecer simples, a compra de um automóvel é algo que requer muita pesquisa de mercado e todo um planejamento.

Geralmente, o comprador já tem em mente o modelo e estilo de carro que gostaria, mas isso não é motivo para aceitar a primeira oferta que aparecer. Existem muitos golpistas que se aproveitam de pessoas desinformadas.

Tanto as concessionárias quanto os vendedores particulares têm o mesmo objetivo em comum: vender o veículo a todo custo para você, por isso, muito cuidado ao começar as pesquisas.

A primeira, e uma das mais importantes dicas, é pesquisar lojas e vendedores confiáveis. Não é novidade que várias concessionárias já lesionaram compradores desinformados.

Caso a compra seja feita com um vendedor particular, busque informações sobre o veículo, se existem pendências ou taxas a serem pagas, desconfie caso o vendedor não queira fornecer tais informações.

Uma forma de garantir uma boa compra é adquirir um carro bom, completo e barato. E não necessariamente ele precisa ser zero quilômetro. A dica aqui é listar os modelos que mais lhe agradam e comparar os preços.

Se você faz parte dos que não podem adquirir um carro novo, saiba que essa pesquisa pode ajudar a encontrar um carro bem conservado, com todos os equipamentos adicionais e por um preço bem mais acessível.

Se você já possui um veículo, mas quer um modelo mais novo, a dica é dar o seu carro atual como parte do pagamento, especialmente se estiver comprando o carro numa garagem, isso ajudará a poupar algum dinheiro também.

Analise a tabela Fipe e veja se o valor que a concessionária está disposta a pagar condiz com o informado ou ao menos se aproxima de quanto seu veículo vale atualmente.

Quais são as modalidades de aquisição de um veículo?

Já escolheu o modelo, encontrou um vendedor confiável, agora chegou uma das partes mais importantes: escolher a forma como esse carro será pago.

Para nossa sorte, o mercado atualmente oferece diversas formas de pagamento, cada modalidade tem suas particularidades e podem, ou não, agradar os interessados. Como sempre, busque a que melhor se encaixa na sua realidade.

Financiamento:

A primeira e mais conhecida forma é o financiamento, que pode ser feito junto a bancos ou através das próprias instituições financeiras vinculadas à marca do veículo (no caso de compra de um carro novo).

Antes de concluir o processo de financiamento, o indicado é consultar junto a seu banco as taxas e juros que ocorrerão ao longo dos meses de pagamento das parcelas. Não assine nada antes de ter essa informação.

Leasing:

Outra forma para adquirir um veículo é através do leasing, essa modalidade permite que o comprador esteja em posse do veículo, porém a transferência para seu nome ocorre somente ao cessar o pagamento de todas as parcelas.

É como se fosse um aluguel do veículo, se ao passar o período acordado entre as partes, o comprador pode decidir se quer permanecer com o carro ou devolvê-lo ao atual proprietário.

À vista:

Uma das formas mais simples de adquirir um automóvel é comprá-lo à vista, aqui não existe segredo, além do mais, o pagamento à vista pode permitir pechinchar o valor e ainda conseguir um bom desconto. Então se puder, é melhor comprar à vista.

Consórcio:

Por fim, uma outra forma de efetivar a compra de um veículo é através de um consórcio, a maioria das pessoas considera a forma mais fácil, vantajosa e acessível de realizar a compra.

O consórcio funciona da seguinte forma: a administradora responsável monta grupos com pessoas interessadas na compra de um bem, nesse caso um veículo. Todo mês um ou mais integrantes desse grupo é contemplado com uma carta de crédito.

Essa carta serve para a aquisição do veículo, o integrante também tem a chance de acelerar o processo e oferecer lances mensais que são pagos à parte ou utilizando o próprio valor de sua carta de crédito. Tendo a carta em posse, o contemplado pode comprar o veículo que desejar.

Saber qual a melhor forma de comprar um carro é algo bem mais complexo do que pode parecer, exige reflexão, pesquisa e bastante conhecimento para evitar cair em golpes e pagar taxas desnecessárias.

Por isso, pesquise bastante mesmo para fazer uma boa aquisição, compare preços, formas de pagamento e não esqueça do mais importante, a compra deve estar de acordo com a sua real necessidade e atender você, sem falar que deve estar dentro do seu orçamento.