Saiba Como Carregar Carros Elétricos no Brasil

como carregar veículos elétricos no brasil

Saber como carregar carros elétricos no Brasil é uma dúvida que muitos consumidores interessados em adquirir um veículo desse modelo tem. Saiba que na rotina de quem já tem um elétrico ou um modelo híbrido plugin já sabe que a recarga da bateria pode ser facilmente feita com muita praticidade e economia a qualquer hora do dia ou da noite onde tiver uma tomada com energia elétrica disponível.

- Publicidade -

Mesmo que o crescimento do número de carros elétricos vendidos aqui no Brasil esteja a cada ano que passa mais alto, e o mesmo não para de crescer, ainda existem muitas dúvidas por parte das pessoas sobre a carga desses veículos, seu custo e locais para carregar o elétrico.

Por isso, como o nosso único intuito é ajudar você leitor, preparamos esse texto bastante completo com todas as informações que você precisa saber sobre a carga de carros elétricos no Brasil. Como ela funciona, quanto custa, onde pode ser feita e muito mais. Então te convidamos a ficar conosco até o final dessa leitura.

como carregar veículos elétricos no brasil

- Publicidade -

O que é um carregador para carros elétricos?

O carregador de um veículo elétrico é um instrumento próprio para carregar a bateria dos carros que são elétricos.

Da mesma maneira que outros equipamentos e dispositivos eletrônicos e elétricos como os smartphones por exemplo, que contam com a sua bateria onde as mesmas são carregadas através de um carregador.

Assim sendo, os carros elétricos também seguem essa mesma lógica.

Um carro elétrico tem o seu funcionamento parcial por meio da eletricidade, ou seja, são carros onde a propulsão é realizada de forma parcial ou total, através do uso de um motor elétrico.

Os carros elétricos contam com baterias no local do tanque de combustível, então ao invés de você abastecer seu automóvel com combustíveis comuns como a gasolina, o etanol e o diesel, você precisará conectar seu carro em uma estação de carregamento ou eletro posto como também é conhecido para fazer a recarga da carga da bateria.

O carregador de um veículo elétrico conecta o carro a uma fonte de energia elétrica para então poder fazer a recarga da bateria.

O carregador para carros elétricos é conhecido por muitos nomes, como por exemplo: ponto de recarga, estação de recarga, estação de carregamento, posto de abastecimento, ponto de carregamento.

Os mesmo são encontrados nas versões: residencial, comercial e carga rápida (DC Fast Charger).

Onde eles podem ser portáteis, instalados em uma parede, instalado diretamente no chão, fixado em um suporte (conhecido como totem de recarga).

Tipos de carregadores de carros elétricos:

Agora que já sabe o que é um carregador para carro elétrico, é importante conhecer também quais são os tipos de carregadores estão disponíveis atualmente e quais são as principais vantagens que eles oferecem.

Saiba que atualmente no mercado brasileiro existem 2 tipos de carregamento veicular, o carregador residencial que é feito por uma tomada ou então por uma estação de carregamento que é conhecida por Wallbox.

E também existe o carregador público, onde os mesmos estão disponíveis e localizados em shoppings centers, postos de atendimento e supermercados.

O carregador residencial é muito parecido com o carregador de um aparelho celular, onde você coloca o mesmo para carregar digamos que antes de dormir para usá-lo no dia seguinte.

Com o carro conectado na rede por volta de 8 a 12 horas, a energia então que fica armazenada na bateria é suficiente para poder rodar o dia seguinte inteiro sem ter a necessidade de efetuar alguma recarga rápida.

Entre os carregadores que são utilizados em casa, os mais comuns são os modelos portáteis e os Wallbox, mas saiba também que existem os carregadores de emergência.

O que acaba diferenciando um carregador do outro é a sua potência, onde a mesma tem total influência no tempo da recarga do carro, o tipo da tomada, e os cuidados referente a forma de utilização.

Conheça mais detalhes sobre os tipos de carregadores:

Carregador portátil:

Existem vários tipos de carregadores portáteis disponíveis no mercado, onde variam de 3,7 KW a 7,4 KW, e a única diferença entre o portátil e o emergencial está na potência, onde o mesmo fornece até 32 A durante a recarga.

Os modelos mais simples de carregadores portáteis funcionam tanto na tensão 110 como na 220 V, usando tomada de 3 pinos. Já os modelos de maior potência exigem uma tomada do tipo industrial dedicada.

E o tempo médio de uma recarga completa pode variar de um modelo para outro, onde o tempo médio pode ir de 6 até 12 horas de duração.

Carregador emergencial:

Carregadores do tipo emergencial são equipamentos que vem junto com o carro quando você compra ele, e o mesmo permite carregar seu carro em tomadas comuns de 10 A.

Os mesmos são leves, de tamanho pequeno e são fáceis de serem transportados dentro do porta-malas do carro, mas tenha em mente que esse tipo por ter uma potência máxima de 2 KW e a recarga pode levar um tempo de 20 a 40 horas para se completar totalmente em uma bateria de 40 KW.

A grande vantagem desse tipo de carregador está na sua praticidade, pois ele pode ser levado com o veículo para qualquer lugar, e assim ser carregado tanto em casa, como no local de trabalho e até mesmo no comércio.

Wallbox:

Carregadores de carros elétricos tipo Wallbox são modelos que normalmente são fixados ou então instalados como totens, sua potência pode variar de 7,4 KW até 22 KW.

Assim como os modelos portáteis, eles podem fornecer até 32 A, isso se ele for instalado em 380 V, o que vai depender da disponibilidade da rede de sua casa.

A principal vantagem desse modelo de carregador está na sua conectividade e segurança, pois o dispositivo oferece proteção interna e também recursos para que o dono do carro possa fazer o controle da recarga.

Carregadores públicos:

Os carregadores do tipo público nada mais são que pontos de carregamento veiculares públicos, onde eles podem ser encontrados em centros comerciais, shopping centers, supermercados e em alguns postos de serviço.

Existem 2 opções de carregadores em vias urbanas ou vias rodoviárias pros motoristas, onde se diferenciam na potência e no tempo de recarga.

Carregador parking ou comercial:

Apresentando um funcionamento parecido com o tipo Wallbox residencial, os carregadores comerciais ou parkings realizam a carga em corrente alternada, onde sua potência pode variar entre 7,4 KW a 43 KW, dependendo do modelo do carregador.

A principal vantagem desse modelo é proporcionar um controle maior para o usuário, isso porque eles são mais inteligentes, eles se conectam com dispositivos móveis e também disponibilizam informações e dados de consumo para a cobrança.


Eles são mais robustos, diferentemente dos componentes domésticos, e também oferecem mais segurança, já que os mesmos atendem um grande número de carros simultaneamente.

Estações de carga rápida:

Os carregadores tipo ultrarrápidos, Fast Charge DC e eletropostos são bem potentes e podem carregar um automóvel em minutos, eles são ideais para serem instalados em postos de serviço e também em abastecimento nas rodovias e nas empresas que possuem grandes frotas de carros elétricos ou híbridos.

Eles são equipamentos grandes, pois possuem um inversor integrado em seu interior e fornece energia em corrente contínua com potencia que varia entre 50 a 350 KW. 80% da bateria pode ser carregada em minutos, fazendo desse tipo de carregador a opção ideal para o abastecimento no caso de viagens mais longas.

Como carregar carros elétricos no Brasil?

Caso tenha feito a aquisição de um modelo com motor elétrico, podendo ser ele misto ou então completo, no momento que você foi retirar o carro da concessionária o consultor de vendas provavelmente já te passou as devidas orientações para você fazer o processo de recarga em segurança.

Mas se por acaso ainda te restou alguma dúvida sobre como fazer, entenda que se trata de um processo bem simplificado.

A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar a entrada que irá receber o conector, que normalmente ela está localizada no lugar da entrada do tanque de combustível, ou então na parte da frente acima da grade dianteira.

E tem marcas que costumam esconder as entradas abaixo do logo da marca da montadora.

Sendo assim, quando chegar em um ponto de recarga, é só plugar o conector à entrada de carregamento do carro, assim o mesmo já estará recebendo energia para ter suas baterias recarregadas.

Onde carregar carros elétricos no Brasil?

Conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil conta com aproximadamente 1.250 pontos de recarga de carros elétricos disponíveis, mas no entanto 47% deles encontram-se em São Paulo.

Normalmente os carregadores estão localizados em locais públicos como por exemplo supermercados e shoppings, sem falar que algumas concessionárias que vendem carros híbridos e elétricos também disponibilizam carregadores para seus clientes.

Você também pode fazer uso do aplicativo PlugShare para localizar pontos de recarga, o mesmo funciona de forma colaborativa e também permite que seus usuários possam atualizar ele.

No app é possível verificar onde existe um ponto de recarga mais perto de você usando os diversos filtros existentes no app.

E uma outra alternativa para encontrar pontos de recarga é utilizar aplicativos de empresas particulares onde as mesmas também fornecem a localização de pontos de recarga próprios.

E não podemos deixar de mencionar que o próprio Google Maps disponibiliza um filtro para que você possa localizar um ponto de recarga mais próximo, é só fazer uma pesquisa usando o termo “pontos de carregamento para carros elétricos”, e ele listará todos os pontos mais pertos de onde você estiver.

Mas tenha em mente que é possível fazer a recarga do seu carro elétrico na sua própria casa, e para fazer isso precisará de um carregador do tipo WallBox, pois ele é o mais indicado de todos para ser utilizado em residências, sem falar que o seu carregamento é bem rápido.

Geralmente um equipamento desses é vendido pelas concessionárias que comercializam veículos elétricos e híbridos, e esse equipamento tem um valor inicial aproximado de r$ 4.000,00 mil reais.

Mas saiba que a recarga também poderá ser realizada por meio de tomadas domésticas de 200 V, mas tenha em mente que o tempo da recarga será bem maior, levando algumas horas.

Não podemos deixar de mencionar que a infraestrutura para o carregamento de carros elétricos aqui no Brasil, principalmente em cidades pequenas do interior ainda é pequena, mas essa é uma realidade que vem mudando, já que a cada ano que passa mais veículos elétricos são emplacados.

E a tendência é que a frota desse tipo de automóvel cresça a cada ano mais, fazendo que a infraestrutura para atender esse veículos cresça também.

Quanto custa para carregar um carro elétrico no Brasil?

Essa é uma dúvida muito frequente principalmente pelas pessoas que estão interessadas em adquirir um modelo elétrico, saiba então que o valor para carregar um elétrico no país muda de uma região para outra, isso porque o valor do KW da energia elétrica muda de região para região.

Mas de uma forma geral o preço para fazer o carregamento varia de r$ 40,00 a r$ 90,00 reais, isso dependendo da capacidade da bateria do modelo e também de sua autonomia.

Quanto tempo demora para carregar um carro elétrico?

O tempo de demora do carregamento de um automóvel elétrico pode variar, isso pois depende de alguns fatores como por exemplo: a potência em KW disponível na estação de recarga, da potência máxima que o carro suporta ser recarregado, do cabo que é usado na recarga, da capacidade do sistema de baterias do veículo e também do nível da carga atual que se encontra o carro quando ele se conecta ao carregador para que a recarga seja feita.

Geralmente um veículo médio que possui uma bateria de 40 KWh leva em média 6 horas para ser recarregado em casa sendo carregado com um carregador de 7 KW de potência e conectado a rede elétrica de 220V.

Ou então pode levar em média de 60 minutos para ser carregado em estações DC Fast Charger de carregamento rápido com potência de 50 KW.

Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico?

Geralmente a bateria de um modelo elétrico possui em média uma duração de 08 a 10 anos, e é esse o tempo de garantia dado pelos fabricantes, onde a mesma é produzida para rodar entre 150 a 250 mil quilômetros.

Mas no entanto estatísticas mais recentes mostram que para cada ano de uso, a autonomia do carro elétrico tende a sofrer uma queda de 2,3% em média.

É praticamente a mesma coisa que a bateria de um aparelho de celular, que com o tempo vai perdendo a sua densidade energética. Outro fator que também influencia na durabilidade da bateria é como o veículo é usado e como as recargas são feitas.

E é exatamente nesse momento que o dono de um elétrico deve começar a pensar em uma substituição da bateria, pois quando a autonomia for se tornando menor ao ponto de uma recarga completa não ser o suficiente nem mesmo para uma viagem em lugares mais próximos.

Atualmente o custo de uma bateria nova dependendo do modelo do carro é de r$ 10.000,00 mil reais.

Ter um carro elétrico vale a pena?

Mesmo que o Brasil não conte ainda com uma infraestrutura que atenda totalmente proprietários do segmento, saiba que nem mesmo países de primeiro mundo como os Estados Unidos ainda contam com uma infraestrutura ideal.

Mas sim, vale a pena ter um carro elétrico, o mesmo apresenta custo baixo de manutenção, custo de recarga (abastecimento) menor, a emissão de poluentes é zero, o silêncio no momento de dirigir é um conforto à parte.

Sem falar que elétricos tem menor depreciação no valor de revenda que modelos com motor à combustão.