Entenda Como Funciona o Carro Elétrico

como um carro elétrico funciona

Com toda certeza que você já ouviu falar sobre veículos elétricos, mesmo eles ainda não sendo tão populares aqui no Brasil devido ao seu alto custo, eles a cada ano que passa ganham mais espaço, mesmo que lentamente. E isso deve-se a sustentabilidade que está cada vez mais em evidência. Mas uma dúvida que muitos tem é como funciona o carro elétrico.

- Publicidade -

Saiba que eles são 100% livres de emissões de gases e de poluentes danosos ao meio ambiente que causam o efeito estufa, sem falar que também não emitem ruídos quando estão ligados ou em movimento. Contribuindo assim para uma melhor sustentabilidade do planeta pois não usam combustíveis fósseis ao contrário dos veículos comuns.

E para você entender definitivamente como é o funcionamento de um carro elétrico (EVs), preparamos esse guia completo onde te explicaremos tudo sobre esses carros movidos a eletricidade. Como é o seu sistema, sua autonomia, motores, bateria e muito mais.

como um carro elétrico funciona

- Publicidade -

O que é um carro elétrico?

O carro elétrico é um veículo automotivo que tanto pode ser usado para o transporte de pessoas, como pode ser utilizado no transporte de cargas, onde a sua propulsão é totalmente elétrica.

No começo do desenvolvimento dos veículos em geral por volta do ano de 1900 e nas seguintes décadas que vieram saiba que carros movidos a energia tiveram um papel muito importante no trânsito.

Mas com o avanço no desenvolvimento de veículos a combustão, e com o crescimento massivo dos postos de combustíveis os mesmo então foram totalmente substituídos.

Onde a produção dos carros elétricos só começou a retomada na década de 90 e nos anos 2000, com o surgimento das baterias de íons de Lítio de alta performance que foram adaptadas para serem utilizadas em veículos.

Qual a diferença entre carros elétricos e híbridos?

Essa é outra dúvida comum que muitos consumidores tem, um carro elétrico é totalmente movido pela eletricidade, podendo ter um ou mais motores elétricos, onde eles dependem da energia que fica armazenada nas baterias que geralmente são de íons de lítio como já citado para então poderem funcionar.

Imagine-se carregando um celular, é praticamente a mesma coisa.

Enquanto o carro híbrido faz a combinação de um motor comum à combustão, que funciona com combustível fóssil tipo álcool ou gasolina por exemplo, e outro motor elétrico.

Esse modelo conta com uma central eletrônica que faz o gerenciamento de qual dos dois motores irá tracionar as rodas primeiro, se é o convencional ou o elétrico. Tudo dependerá do volume da carga das baterias.

Conforme for a condição de uso do híbrido, ele pode funcionar somente com a eletricidade, economizando assim combustível, mas também pode sim funcionar com a combinação dos 2 propulsores.

E quando a carga de suas baterias estiverem baixas, o motor a combustão é ativado gerando energia para as baterias.

Tipos de carros elétricos:

Todo veículo elétrico tem o seu funcionamento através da eletricidade, mas saiba que alguns podem fazer uso de combustível em algumas de suas ações.

Os tipos de carros elétricos são:

  • Plugin-in electric: esses são totalmente elétricos e adquirem sua energia somente quando são carregados em algum carregador de carros elétricos;
  • Plug-in hybrid: veículos híbridos que funcionam tanto com energia elétrica, quanto com combustível comum;
  • Hybrid electric: automóveis principalmente movidos à combustível, mas que por sua vez contam com o propulsor elétrico. Mas diferente do plug-in hybrid ele não pode ser recarregado em alguma fonte de energia. Suas baterias são recarregadas através do sistema que recupera a energia, como freios regenerativos por exemplo.

Vantagens dos veículos elétricos:

Os elétricos oferecem muitas vantagens, confira algumas delas:

  • Carros elétricos não emitem ruídos e nem baralhos;
  • Não geram e não emitem poluentes nocivos ao meio ambiente;
  • Sua condução é facilitada, já que seu motor elétrico sofre menor atrito quando comparado ao comum;
  • Seus custos de manutenção tem um preço reduzido, podendo chegar a 70% menos que veículos comuns a combustão;
  • Motor muito mais eficiente com custo de abastecimento menor.

Como funciona o carro elétrico?

O carro elétrico funciona através da corrente elétrica, e não através da queima de combustíveis fósseis como em veículos 100% à combustão, e para funcionar todo esse mecanismo depende somente de 4 simples componentes que são eles: a bateria, o inversor, o motor de indução e o sistema de recuperação de energia.

Assim a bateria que por sua vez é recarregável e faz a armazenagem de toda a energia elétrica que será usada para poder fazer o carro funcionar corretamente.

O inversor então faz a conversão da corrente elétrica contínua em uma corrente alternada, onde a mesma é direcionada até o motor de indução. Dessa forma a eletricidade acionará todos os mecanismos do motor fazendo as rodas girarem e o carro se mover.

E como não há queima de nenhum tipo de combustível fóssil ou vegetal, o carro elétrico não emite barulhos e nem algum tipo de ruído que possa incomodar, sem falar que também não gera nenhum tipo de poluente.

A utilização da eletricidade permite assim que a energia seja bem mais aproveitada, isso pois mecanismos do motor sofrem menor atrito quando comparados com propulsores movidos à combustível. Isso deixa a aceleração mais leve facilitando assim sua condução.

E não podemos deixar de mencionar o sistema de recuperação de energia, que aparece como um ótima vantagem, pois sabemos que em automóveis comuns toda a energia do veículo quando se tem os freios acionados é desperdiçada no formato de calor.

Mas nos carros elétricos toda essa energia por sua vez retorna para a bateria na forma de eletricidade.

O que é um motor elétrico e o que tem dentro dele?

Completamente diferente de um motor comum à combustão, que como sabemos está presente na grande maioria dos automóveis, carros elétricos obviamente que fazem uso de motores que são elétricos.

Eles são responsáveis por fazer a conversão da energia elétrica mecânica, ou energia do movimento, e saiba que é essa conversão que possibilita que o carro se movimente. Tudo através de um processo envolvendo magnetismo e eletricidade.

Dentro dos motores elétricos dos EVs estão localizados dois componentes essenciais, que são o rotor e o estator, sendo que o primeiro deles gira, e o outro é estático.

Internamente então o estator usa a energia elétrica para assim criar um campo magnético onde o mesmo gira o rotor. O rotor que é conectado à transmissão consegue fazer girar as rodas e mover o carro.


Baterias do carro elétrico:

A grande maioria das baterias dos veículos elétricos fabricados hoje em dia são feitas de íons de lítio, e se parecem muito com a bateria de um aparelho celular, sendo que a única diferença entre elas está no seu peso e tamanho, pois isso dependerá do modelo de veículo, onde a capacidade de armazenagem de carga pode variar.

Normalmente elas ficam posicionadas no assoalho do carro, fazendo assim que o centro gravitacional do automóvel seja bem melhor distribuído, o que faz do modelo elétrico ser bem mais difícil de capotar, do que um veículo comum com motor a combustão.

Qual a duração da bateria e sua manutenção?

A grande maioria dos fabricantes dão entre 2 a 8 anos de garantia, mas testes mostram uma durabilidade bem maior, entre 10 a 20 anos, claro que isso em casos de carros mais leves que podem ser usados no dia a dia.

E isso também pode variar conforme o consumo e as recargas das baterias, é como se fosse um celular que com o tempo vai perdendo a sua densidade energética. Saiba que isso também poderá ocorrer com as baterias dos carros movidos por eletricidade.

Quanto à manutenção, tenha em mente que esse é um ponto positivo dos elétricos, isso deve-se porque um motor comum dependendo do modelo e marca possui aproximadamente umas 350 peças e componentes.

Já um carro elétrico possui apenas 1/7 disso somente, o que faz a manutenção ser mais barata.

Como é realizada a troca da bateria?

O custo da bateria pode variar conforme fabricante, marca e modelo, podendo custar em torno de r$ 10.000,00 a 130.000,00 mil reais, mas as mesmas são cobertas pela garantia de fábrica que geralmente não ultrapassam 8 ou 10 anos.

Que é o prazo normal que elas começam a apresentar seu desgaste natural.

A substituição da bateria é rápida, dura normalmente entre 3 e 4 horas, onde antes é feita uma análise de como está a condição da célula.

Em seguida a bateria nova é colocada no mesmo lugar da velha, sua fiação é trocada por uma nova, e em seguida vem a parte da solda dos elementos e pronto.

Qual é a autonomia de um carro elétrico?

A autonomia em quilômetros que um veículo elétrico pode fazer a cada nova recarga de energia pode variar de um modelo de carro para outro, tudo dependerá da capacidade de sua bateria (KWh).

Mas geralmente a autonomia de uma recarga pode durar entre 200 a 350 quilômetros.

Principais dúvidas sobre veículos elétricos:

Agora que já sabe como funcionam os carros elétricos, quais são os tipos, suas vantagens, já sabe também sobre a bateria deles, preparamos um breve guia com as principais dúvidas que muitos consumidores que estão interessados nesse segmento tem, confira:

Onde e como carregar carros elétricos?

Você poderá fazer a recarga da bateria através de uma tomada residencial de 110 ou 220V, quando se compra um carro elétrico ele já vem com o cabo carregador, dependendo do modelo e marca essa recarga pode durar 20 horas para ser completada.

Mas saiba que existem para venda no mercado os aparelhos Wallbox, que nada mais são que carregadores de parede que conseguem fazer o carregamento total em apenas 4 horas.

E no Brasil atualmente contamos com aproximadamente 150 eletropostos em 14 estados, onde o tempo de recarga é de apenas 40 minutos.

Quanto custa para carregar carros elétricos?

Imagine que carregue o seu smartphone todos os dias durante o período de 1 ano, isso te custará em média de r$ 1,30 reais, isso da menos de 1 centavo por dia.

Enquanto um carro elétrico num período de recarga de 8 a 10 horas aproximadamente poderá custar r$ 15,00 reais a recarga.

Mas tenha em mente que isso pode variar de região para região, marca e modelo do veículo e também do preço do quilowatt-hora da localidade.

Por que modelos elétricos são mais caros que os comuns?

Isso se deve devido a alta tecnologia implantada neles que necessitam de processos bastantes complexos para o seu desenvolvimento, de modo geral em especial as baterias ainda tem um custo elevadíssimo.

Carros elétricos podem dar choque?

De forma alguma, os mesmos são fabricados para não oferecer nenhum tipo de risco aos seus ocupantes, todos os componentes elétricos e baterias são totalmente isolados.

Sem falar que existe um dispositivo corta corrente em caso de alguma pane elétrica ou um acidente.

Posso lavar um automóvel elétrico no lava-jato?

Mas claro que sim, assim como ele pode ir para o lava-rápido ele também pode tomar chuva normalmente, como já citado tudo é isolado e selado para garantir a segurança de todos os ocupantes do veículo.

A bateria dos elétricos ficam viciadas?

Definitivamente não, entenda que as baterias dos veículos elétricos são compostas por diversos módulos, onde eles se compensam caso algum deles apresentar alguma ineficiência ou um defeito.

Dessa maneira o sistema consegue fazer um equilíbrio da carga para que o carro não tenha seu funcionamento prejudicado.

Pode fazer chupeta para fazer a recarga de carros elétricos?

Não pode não, saiba que o processo utilizado para fazer a bateria de 12 volts que é usada em veículos comuns à combustão não é capaz de gerar energia para recarregar o bateria principal de íon de lítio do elétrico.

Sendo assim veículos movidos pela eletricidade só podem ser carregados em tomadas domésticas, ou em eletropostos, ou em estações de recarga rápida.