Como Funciona o Sensor de Estacionamento Automotivo?

como o sensor de estacionamento automotivo funciona

Até bem pouco tempo atrás essa era uma tecnologia que estava disponível somente em veículos de luxo, mas de uns tempos pra cá esses recursos estão se tornando acessíveis à todos e já estão presentes em praticamente quase todos os automóveis. Ajudando à muitos motoristas na hora de estacionar, até mesmo os mais experientes. Mas será que você sabe como funciona o sensor de estacionamento?

- Publicidade -

O equipamento até pouco tempo poderia ser visto somente na traseira dos veículos, mas agora esse acessório que contribuí e muito na hora de estacionar também está presente na parte dianteira do carro. E em alguns modelos até mesmo no automóvel inteiro. E até os veículos mais antigos que não veem com o equipamento de fábrica instalado pode contar com esse recurso. Bastando seu proprietário procurar um bom auto center automotivo e solicitar a instalação do mesmo.

Os sensores de estacionamento garantem mais tranquilidade e segurança aos condutores na hora de estacionar, pois eles conseguem informar com muita precisão a distância de obstáculos que por sua vez podem ocasionar em alguma colisão com outro veículo, ou com postes, paredes, pessoas, entre outros.

E para que você não tenha mais dúvidas sobre como funciona o sensor de estacionamento automotivo, resolvemos elaborar esse texto bastante completo sobre esse dispositivo. Então, fique conosco até o fim dessa leitura e saiba tudo sobre o equipamento que ajuda a facilitar e muito a você estacionar seu veículo em segurança.

como o sensor de estacionamento automotivo funciona

- Publicidade -

O que é o sensor de estacionamento?

O sensor de estacionamento automotivo trata-se de um acessório de segurança onde o mesmo permite ao veículo reconhecer praticamente todo obstáculo que tiver tanto na parte de trás do carro como na frente.

Alguma coisa que o motorista possa não ter enxergado, e que o dispositivo irá ajudar o condutor no momento de manobrar o carro para estacionar ou dar marcha ré.

O sensor emite sinais sonoros alertando o motorista, e esses sinais aumentam o volume indicando que algum obstáculo está ficando mais próximo.

Alguns modelos de sensores de estacionamento veicular contam com Led, onde o mesmo é instalado no painel do carro auxiliando assim a fazer a identificação do quanto um obstáculo ou objeto está mais perto do veículo através de suas cores.

Assim sendo, a luz de cor verde indica que algum obstáculo ou algum objeto ainda está mais longe, enquanto a luz de cor vermelha indica maior proximidade do veículo.

Vantagens do sensor de estacionamento:

A principal vantagem que o sensor de estacionamento oferece aos motoristas está na segurança na hora de estacionar o veículo em lugares com os chamados pontos cegos.

Que nada mais são que locais que praticamente nenhum dos espelhos retrovisores conseguem captar alguma imagem. Justamente por isso, o dispositivo irá ajudar o motorista no momento da manobra evitando assim uma possível batida ou algum arranhão na pintura do carro.

E não podemos deixar de mencionar também que o sensor de estacionamento ajuda a evitar acidentes com pessoas.

Com toda certeza você já deve ter ouvido casos onde pessoas e até mesmo crianças são atropeladas sem querer é claro até mesmo dentro da própria garagem de casa por não terem sido vistas pelo motorista.

Por isso ter um equipamento desse instalado no veículo é muito vantajoso.

Tipos de sensores de estacionamento:

Agora que já sabe o que é, e qual é a importância de poder contar com esse dispositivo em seu veículo, é importante que também conheça quais são os tipos de sensores de estacionamento existem no mercado.

Hoje em dia você consegue encontrar facilmente sensores para instalar no para-choque traseiro do carro e também no para-choque frontal. Conheça os tipos:

Sensor ultrassonográfico:

Esse tipo de sensor de estacionamento é o mais comum existente no mercado atualmente, o mesmo é constituído por 1 kit de receptores pequenos onde eles são instalados no para-choque do veículo, podendo ser instalado no para-choque traseiro e no frontal.

O dispositivo emite sinais sonoros que são inaudíveis para nós humanos, e devido à isso nem percebemos o seu funcionamento.

Os sinais sonoros por sua vez são rebatidos em objetos que estão localizados ao redor do veículo para os receptores do sensor, assim eles transmitem informações para o sistema interno instalado no painel informando o condutor que objetos ou obstáculos estão próximos do automóvel.

Alguns modelos de sensores ultrassonográficos emitem avisos em forma de som com intensidades diferentes.

Quanto mais longe o objeto ou obstáculo estiver do carro mais baixo será o som, e quanto mais perto mais alto. Mas os avisos também podem ser visuais.

Eletromagnético:

O tipo de sensor de estacionamento eletromagnético é um pouco diferente do mencionado anteriormente, o mesmo funciona emitindo sinais eletromagnéticos para objetos, sinais esses que por sua vez são rebatidos retornando aos receptores.


Assim sendo, o sinal consegue medir a distância de obstáculos e de objetos, calculando assim o tempo que o sinal leva para viajar do veículo até o objeto.

Mesmo sendo um dispositivo bastante útil, o sensor tipo eletromagnético não é tão acessível quanto o ultrassonográfico, pois para ser instalado os para-choques precisam ser removidos por completo, tudo porque esse sensor precisa ser instalado diretamente na estrutura do automóvel.

E outro ponto que não podemos deixar de mencionar, é que esse tipo de sensor não funciona em veículos com para-choques de metal, como por exemplo modelos sedãs e hatches, pois o metal acaba interferindo no transmissão do sinal. Sendo assim ele é mais utilizado em caminhonetes e SUVs.

Câmera de ré com display:

Esse tipo de sensor de estacionamento é completamente diferente dos outros mencionados anteriormente, já que o mesmo não tem capacidade de sentir sinais eletromagnéticos e nem sonoros.

Esse é um sistema que consiste na instalação de câmeras no para-choque do veículo onde elas filmam tudo em volta do mesmo, enviando assim informações pro display instalado no painel do carro.

Assim, o condutor poderá enxergar melhor o que está acontecendo na parte traseira de seu veículo, controlando as manobras de estacionamento.

Além das câmeras de ré e do monitor de retrovisor, saiba que também existem opções que contam com câmera de ré com visão noturna, que auxiliam em casos onde existe pouca ou baixa iluminação.

Como funciona o sensor de estacionamento?

Agora que já sabe o que é, quais as vantagens, e quais são os tipos de sensores que existem, explicaremos de forma bem simplificada como o sensor de estacionamento automotivo funciona.

O sensor funciona à partir da emissão de uma frequência sonora que usa a tecnologia de ultrassom que por sua vez reflete em obstáculos, objetos e até mesmo pessoas, onde é calculada a distância entre o objeto e o veículo.

Geralmente o alerta ao motorista pode ser em forma de som, como um bip, ou luz de Led instalada no painel. E o mesmo começa a ser emitido em distâncias à partir de 1 metro e meio entre o objeto e o carro.

Como fazer a instalação do sensor de estacionamento no meu carro?

Nos veículos mais modernos o sensor de estacionamento já vem instalado de fábrica, por isso dispensa a instalação.

Mas caso o seu modelo não tenha o dispositivo instalado e deseja instalar, basta procurar aí na sua cidade um auto center automotivo, ou uma loja de acessórios que trabalhe com o equipamento.

Escolha o modelo mais adequado pro seu automóvel e os profissionais farão a instalação, realizaram os testes para verificar se o sensor está funcionando corretamente também.

Não tente fazer a instalação sozinho, pois assim você evita que algum problema venha à acontecer. Confira alguns passos sobre a instalação que é bastante simples e rápida de ser feita:

  • Cálculo de medidas: antes de fazer a instalação do sensor, o profissional responsável precisa tirar a medida do para-choque do veículo para poder calcular exatamente a distância entre os pontos do sensor. Isso porque cada fabricante especifica o padrão no próprio manual do aparelho;
  • Perfuração de para-choques: para fazer a instalação dos sensores será preciso perfurar o mesmo cuidadosamente para fazer aberturas para poder ser encaixado os sensores;
  • Encaixando os sensores nas perfurações: depois de perfurado o para-choque e com o orifício já aberto na medida exata, o profissional responsável pela instalação irá encaixar o sensor exercendo uma leve pressão para o mesmo ser devidamente encaixado;
  • Conectando os sensores à fonte de alimentação: para fazer a instalação corretamente é preciso desmontar o sistema de lâmpadas do veículo, e depois fazer a instalação através da conexão com a luz de marcha ré;
  • Fixando a central de processamento: a caixa ou a central principal que é responsável em receber os sinais deve ser muito bem fixado na parede do porta-malas do veículo;
  • Conectando os cabos: o cabo da central precisa por sua vez ser conectado ao display do carro, mas caso você opte por um sensor sem fio saiba que esse processo não é necessário;
  • Escolhendo um lugar para para a fixação do display: o local onde o display será fixado é de sua escolha, e cabe à você decidir isso, normalmente os motoristas optam por colocar o display acima do retrovisor central do veículo, ou na tela fixa ao painel, ou então próximo ao aparelho de som ou da central multimídia;
  • Testando o funcionamento dos sensores: depois que a instalação estiver feita, o profissional responsável pela instalação irá testar os sensores para se certificar que tudo está em perfeito funcionamento.

Como fazer a regulagem do sensor de estacionamento?

Muitos sistemas de park assist (assistente de estacionamento) oferecem uma interface para seus usuários que permitem que eles ajustem algumas configurações do sensor, mas tenha em mente que isso normalmente está presente nos veículos que já saem de fábrica com o sistema integrado no carro.

Muitos fabricantes permitem que a distância que avisa o motorista do obstáculo pode ser regulada, diminuindo ou aumentado assim o volume dos avisos sonoros.

Geralmente essas configurações estão presentes no próprio manual do veículo, mas um profissional da área também poderá te ajudar com isso.

Instalar uma câmera de ré ou um sensor de estacionamento?

Os dois assistentes de estacionamento tem como objetivo melhorar a segurança e também a comodidade do motorista no momento de estacionar, indiferente se o sistema é através de uma câmera ou por sensores.

Mas saiba que existem algumas pequenas diferenças entre eles que poderão justificar a sua preferência entre os dois sistemas.

A câmara de ré é menos limitada que os sensores, pois em muitos casos ela consegue mostrar ao motorista do veículo alguns objetos e obstáculos relativamente baixos que muitas vezes os sensores de ultrassom podem não fazer a detecção dos mesmos.

Mas no entanto saiba que sistemas por sensores em muitos casos podem ser bem mais precisos no momento de indicar a distância dos obstáculos.

E não podemos de forma alguma deixar de mencionar alguns sistemas de câmera com má qualidade de imagem que tornam mais difícil fazer a estimativa de intervalos.