Quanto Tempo Dura Um Amortecedor de Um Carro?

qual a duração do amortecedor de um carro

Como sabe, os amortecedores são peças fundamentais que fazem a composição do sistema de suspensão de um veículo, eles oferecem aos condutores e também aos ocupantes do automóvel conforto, segurança e a estabilidade do veículo. Pois são os responsáveis por manter em contato os pneus e o solo, controlando todos os movimentos de abre e fecha das molas. Mas você sabe quanto tempo dura um amortecedor de um carro?

- Publicidade -

Testes realizados por fabricantes revelam que essa peça em condição ruim compromete a frenagem do carro, aumenta o cansaço de quem está na direção, que não é nada bom, e também pode sofrer com a aquaplanagem na chuva. Por esses e outro motivos, é essencial saber quando a troca deve ser feita, e o que você pode fazer para prolongar a vida útil dos amortecedores.

Então, como esse assunto é um tanto polêmico, principalmente quanto ao tempo de duração do mesmo. E como se trata de uma peça importantíssima, e que tem um valor de reposição com um custo um pouco elevado, preparamos esse conteúdo para você saber tudo sobre a durabilidade de um amortecedor e muito mais.

qual a duração do amortecedor de um carro

- Publicidade -

O que é um amortecedor de um carro?

Os amortecedores são peças mais que fundamentais que fazem parte do sistema de suspensão de um veículo, claro que juntamente com as molas, pneus, pivôs, buchas de borracha, barra estabilizadora entre outros.

Todos eles juntos são responsáveis pelo comportamento e segurança dos automóveis.

Sendo assim, o amortecedor é a peça responsável em melhorar a confortabilidade e também a segurança como já mencionamos em cada tipo de situação de condução que o carro estiver.

Podendo ser elas as mais adversas entre ruas da cidade, estradas, e também estradas de terra.

Amortecedores tem prazo de validade?

A grande maioria dos amortecedores que são fabricados hoje em dia são para durar em média 40 mil quilômetros segundo seus fabricantes, mas claro que isso pode variar dependendo das condições de uso do mesmo, e também como o motorista se comporta na direção.

Um amortecedor de um carro que trafega somente no asfalto tende a durar mais do que aqueles que andam em ruas esburacadas, ou em estradas de chão.

Como funcionam os amortecedores do carro?

Como já mencionamos, o amortecedor compõe o sistema de suspensão de um veículo, juntamente com outras peças, o mesmo funciona baseado em princípios hidráulicos.

Esse componente fundamental então fica sendo o principal responsável em fazer o balanceamento do automóvel quando existe algum desnível na pista, ou quando há trocas de pessoas na direção.

Quando você está dirigindo por exemplo, e se depara com uma curva, são os amortecedores que irão auxiliar na transferência do peso certo para a convergência.

E caso haja irregularidades no asfalto, o principal objetivo dessa peça é fazer com que o mínimo de impacto possível seja transferido tanto para o condutor, quanto para os ocupantes, mantendo assim o veículo estável.

Em ambas as situações, são os amortecedores responsáveis pela segurança e também pelo conforto, os mesmo tem a obrigação de proporcionar a melhor condição possível para que um carro seja dirigido.

E caso não saiba, até os freios necessitam do sistema de suspensão para funcionar corretamente.

O que acontece com o carro com os amortecedores com problemas ou desgastados?

Geralmente quando o amortecedor está com defeito, ou então estão desgastados os mesmos começam a apresentar diversas falhas no veículo, principalmente na dirigibilidade.

Onde muitas dessas anomalias podem ser bastante perigosas para o motorista e para os ocupantes, como a perda do controle do automóvel que pode levar a acidentes.

Confira abaixo os principais problemas que um carro apresenta quando está com os amortecedores ruins:

Desgaste irregular dos pneus do carro:

Caso não saiba amortecedores sem ação são os responsáveis pela vibração ou trepidação das rodas do carro, e com isso o desgaste dos pneus só aumenta. Peças defeituosas na grande maioria das vezes danificam outras peças, o que irá aumentar o custo pra consertar.

Por isso veículos que estão com os amortecedores desgastados ou com problemas tem a sobrecarga do peso transferida para outros componentes, e isso no sistema de suspensão não é diferente.

Perda de estabilidade em curvas:

Um carro com o amortecedor com problemas e desgastado deixa o veículo muito mais instável, isso principalmente nas curvas, isso ocorre pois o automóvel fica bem mais solto, balançando mais.

O que só aumenta a dificuldade do motorista em manter a direção corretamente, mesmo o carro estando em uma linha reta, quando o mesmo é acelerado e também freado para parar, o veículo balança muito. O que acaba gerando um grande desconforto ao condutor e aos ocupantes.

Vazamento de fluido:

Amortecedores desgastados ou com defeito podem ocasionar o vazamento interno de seu fluido viscoso, uma peça em perfeito estado não pode apresentar nenhum tipo de vazamento, devendo sempre se manter seco.


Então basta fazer uma verificação em busca de possíveis vazamentos olhando entre os pneus do carro e seus para-lamas.

Barulhos na suspensão:

Geralmente quando os amortecedores perdem a sua pressão interna, a probabilidade do mesmo chegar ao final do seu curso é bem maior.

Por isso caso note barulhos ao passar por quebra-molas, ou subindo e descendo rampas de garagens, é bem provável que já passou da hora de fazer a troca do amortecedor.

Quanto tempo dura um amortecedor de um carro?

Pode até parecer estranho, mas realmente essa é uma pergunta que não tem uma resposta exata, tudo isso vai depender de que tipo de solo que o veículo anda.

Profissionais garantem que devem ser trocados a cada 40 mil quilômetros, mas um automóvel pode trafegar bastante em ruas de asfalto, como em estradas de terra, e até mesmo em ruas esburacadas em péssimas condições.

Em cada tipo de piso a duração é diferente, por tanto dizer qual é a vida útil de um amortecedor é um tanto difícil.

Como não da mesmo pra confiar muito na quilometragem, pois como explicamos tudo está ligado ao solo, e também ao modo de dirigir do condutor.

Existem amortecedores por ai que não chegam nem aos 40 mil quilômetros, enquanto outros por incrível que pareça conseguem ultrapassar a casa dos 140 mil quilômetros rodados.

Por isso, o mais importante é sempre agir na hora certa caso aconteça de você começar a ouvir barulhos na suspensão, perceber desgaste irregular nos pneus, notar algum vazamento, e até mesmo sentir indícios de perda de instabilidade ao fazer curvas.

Percebeu alguns desses indícios, saiba que está na hora de trocar os amortecedores do carro.

Quando trocar os amortecedores?

Como não existe na verdade uma quilometragem exata para a substituição da peça, o ideal é sempre ficar atento aos sinais que seu carro pode dar.

Como já mencionamos, fique ligado à barulhos na suspensão, possível trepidação ao passar por lombadas, verifique se os pneus estão se desgastando incorretamente, note se a estabilidade ao fazer curvas já não é mais a mesma, verifique se existe algum vazamento na peça.

Essa é a única forma de saber se está na hora de trocar os amortecedores de seu veículo.

Como cuidar da vida útil dos amortecedores?

Agora que já sabe muito mais sobre um amortecedor, que tal conferir algumas dicas úteis para cuidar deles e com isso conseguir aumentar a vida útil dos mesmos, confira:

  • Faça revisões frequentes em sua oficina mecânica de confiança (preferencialmente a cada 6 meses);
  • Evite ao máximo andar com carro lotado, o excesso de peso pode danificar os amortecedores;
  • Sempre que puder evite ao máximo andar por ruas esburacadas;
  • Jamais passe rápido demais em lombadas;
  • Sempre ande com os pneus calibrados, faça isso a cada 10 dias;
  • Mantenha o alinhamento e o balanceamento das rodas e pneus em dia;
  • Verifique se o seu modelo permite a regulagem da cambagem e se essa correção precisa ser feita;
  • Quando for trocar os amortecedores sempre substitua por uma peça que seja original e não paralela;
  • Fique de olho na quilometragem do veículo.

Principais causas de problemas nos amortecedores dos carros:

Como já mencionado antes, amortecedores são peças que sofrem desgastes de uso até que perdem totalmente a sua eficácia, parando de funcionar corretamente, o que demanda a substituição. Dessa forma quanto mais trabalham, menos eles irão durar.

Justamente por isso que dirigir de forma mais suave, em solo plano e conservado só tende a aumentar a vida útil deles. Mas sabemos que nem sempre isso é possível.

O sistema de suspensão é composto por vários componentes onde os mesmo trabalham em conjunto, e caso exista algum problema em alguns deles, os demais componentes trabalham em sobrecarga.

O que não demorará nada pra você começar a ouvir barulhos e sentir diferença na dirigibilidade. Isso pode ser sim indícios de problemas na suspensão, mas não necessariamente no amortecedor, mas como estão próximos a outras peças é bom ficar sempre atento.

Fazer uso de peças fora das especificações do fabricante é outra causa de problemas, principalmente as molas que muitos usam para rebaixar seus carros.

Como o tamanho das molas diminui, o amortecedor então irá trabalhar fora do centro, danificando a peça em um curto período de uso devido as batidas que os amortecedores levaram no final do seu curso.

Outra causa de defeitos e problemas é a utilização de peças de reposição de qualidade duvidosa, onde as mesmas podem acabar prejudicando o correto funcionamento dos amortecedores, isso ocorre pois elas não possuem um encaixe perfeito quanto as peças originais que são recomendadas pelo fabricante.

Geralmente peças de qualidade ruim ou recondicionadas farão com que a suspensão não amorteça os impactos e as imperfeições do solo corretamente, o que irá gerar ruídos e também rangidos.