Entenda Como Funciona a Carta de Crédito Para Automóveis

como funciona a carta de crédito para carros

Se você está procurando saber como funciona a carta de crédito para automóveis, saiba então que será inevitável não encontrar também informações sobre o consórcio, que também se trata de uma modalidade de crédito muito conhecida.

- Publicidade -

Saber se usar o dinheiro da carta é mesmo obrigatório, e deve realmente ser usado para a aquisição de bens financiados, ou se o dinheiro poderá ser utilizado para outras finalidades também é outra dúvida frequente por quem busca por esse assunto.

Essas normalmente são algumas das perguntas mais comuns e frequentes que as pessoas tem sobre o assunto, e como nosso intuito aqui é sempre ajudar você. Preparamos um artigo completo para você entender tudo sobre como funciona a carta de crédito para veículos. Fique conosco até o fim e saiba tudo.

como funciona a carta de crédito para carros

- Publicidade -

O que é consórcio?

Para que entenda o que é uma carta de crédito para automóveis, é necessário primeiro entender sobre o consórcio, que é quando um determinado grupo de pessoas que estão interessadas em comprar os mesmos bens como por exemplo, carros, motos, imóveis, entre outros, mas por sua vez não querem financiá-los para evitar as taxas de juros, que como sabe são altíssimas.

Então eles se reúnem para economizar coletivamente, essa modalidade é o consórcio.

Essas economias em grupos são administradas geralmente por empresas especializadas que irão garantir o bom funcionamento de todo o sistema.

E para isso é clara a mesma efetua cobranças, realiza também sorteios e reajuste quando necessário for.

De acordo com o contrato, o sorteio é realizado uma vez por mês e inclui um ou mais participantes do grupo, tudo conforme acordado em contrato, até o fim do consórcio, todos aqueles que pagam suas parcelas em dia serão então contemplados.

E caso receber um valor adicional durante o processo de todo o consórcio, você poderá tentar fazer uma oferta, mais conhecido como lance, que nada mais é que um valor de taxa única que você da para tentar receber conseguir ser contemplado antes do tempo.

Mas saiba desde já que caso algum participante do seu grupo dê um lance com um valor mais alto que seu então o dinheiro cujo você deu de lance será utilizado para deduzir as parcelas restantes do seu contrato de consórcio.

O que é uma carta de crédito?

A carta de crédito trata-se de um documento correspondente ao valor do plano do consórcio, que foi então escolhido pelo contratante (consorciado) no ato da contratação do mesmo.

E de posse desse documento então o seu titular terá em mãos o valor em espécie para poder adquirir o serviço ou o bem que ele deseja.

E com esse dinheiro em mãos o consorciado poderá decidir o vai querer comprar, claro que de acordo com a categoria escolhida no consórcio, como veículos ou imóveis por exemplo.

E logo após os meios legais para conseguir a liberação do crédito o valor é repassado para o ex proprietário, ou seja, quem efetuou a venda do bem.

E se o consorciado não quiser comprar absolutamente nada, o mesmo receberá todo o montante em dinheiro vivo, claro que sempre respeitando as normas já pré estabelecidas no contrato.

O que é possível adquirir através de um consórcio?

Hoje em dia, saiba que o consórcio é considerado uma das formas mais comuns de compra de bens móveis e imóveis pela grande maioria dos brasileiros.

E isso se deve aos benefícios que o mesmo oferece, sem falar na variedade de bens e até mesmo serviços que podem ser obtidos através de consórcios.

Resumindo, hoje qualquer pessoa poderá se associar a um consórcio fazendo parte de um grupo e planejar a compra de serviços e bens de diversas categorias diferentes, assim como:

  • Estudos;
  • Festas de formatura, casamento e afins;
  • Imóveis;
  • Veículos em geral;
  • Serviços de saúde;
  • Terrenos;
  • Viagens e muito mais.

Conforme mencionado anteriormente, além da grande variedade de opções de categorias de itens e bens diferentes para participar de um consórcio, esse tipo de aquisição ainda apresenta uma variedade de benefícios, como por exemplo:

  • Sem juros: na verdade tem sim a taxa de administração, que é a forma como a administradora se remunera;
  • Planos bem mais flexíveis e adequados para cada tipo diferente de perfil;
  • A contratação é bem mais simples;
  • Oferece mais segurança financeira;
  • Muito mais possibilidades de planejamento e escolha de bens que se pretende adquirir.

Como usar a carta de crédito do seu consórcio?

O único e principal objetivo de quem decide participar de um grupo de consórcio logicamente que é conseguir alcançar a contemplação, e assim poder obter o bem que tanto almeja ou sempre almejou.

Então quando a contemplação acontece, os consorciados passam por um processo que irá liberar o crédito à eles, onde os mesmos terão enfim a sua carta de crédito.

E conforme já explicamos, o valor que terá direito corresponde aos bens do contrato originalmente firmado.

E vale ressaltar que a carta de crédito só permitirá apenas a compra de bens similares previstos no contrato do consórcio, podendo ser ele imobiliário, de veículos, serviços diversos e mais.

Saiba que não é possível adquirir um veículo com uma carta de crédito que está incluída em um consórcio imobiliário, ou vice e versa, mas no entanto, as cartas de crédito oferecem aos ativos os mesmos benefícios que os pagamentos em dinheiro.


Em outras palavras, com a carta em mãos, descontos podem e devem ser negociados diretamente com o próprio vendedor, pois como já mencionamos o valor do crédito é passado à ele integralmente pela administradora responsável, como se o produto fosse pago à vista.

É possível adquirir uma carta de crédito já contemplada?

Mas claro que é possível sim fazer a aquisição de uma carta de crédito já contemplada, e nessa situação o que ocorre é que a propriedade do contrato de consórcio é transferida do consorciado para um terceiro de forma simples.

Isso é possível, mas tudo dependerá de uma autorização da operadora de consórcio que foi contratada, pois saiba que é necessário todo um procedimento para concluir essa transferência com sucesso.

Mesmo sabendo que fazer a compra de uma carta comtemplada é uma coisa tentadora, alguns cuidados devem ser tomados antes de fechar qualquer negócio, por isso fique atento a essas importantes dicas:

  1. Certifique-se de que a empresa administradora é sim um estabelecimento que possui autorização do Banco Central;
  2. Verifique se a cota obtida seja realmente contemplada, essa verificação pode ser realizada conferindo a ata da contemplação;
  3. Avalie sempre se existe alguma questão pendente no contrato, como por exemplo parcelas pendentes;
  4. Faça um bom planejamento para poder quitar todas as futuras parcelas caso realmente decida assumir uma carta contemplada.

Vantagens e Desvantagens da Carta de Crédito:

O simples fato de não se ter o dinheiro para conseguir efetuar o pagamento a vista pode sim ser visto por muitos como uma grande desvantagem, mais saiba que essa situação torna a negociação ainda mais segura.

Pois como já mencionamos a carta de crédito nada mais é que o resultado de um consórcio, que como já sabe é uma excelente forma de conseguir comprar bens de valores mais altos.

O consórcio é como se fosse um tipo de uma grande poupança conjunta, que por sua vez, uma vez por mês comtempla um de seus participantes com um sorteio.

E saiba que mesmo que uma pessoa seja contemplada antes de completar o pagamento de todo o contrato, ela ainda tem a mesma mensalidade sem ter que pagar juros.

E como desvantagens podemos mencionar: o participante não sabe quando irá receber, em alguns casos isso pode ocorrer no primeiro ano, ou somente no fim do consórcio, o que não deixa de ser uma situação um tanto burocrática demais e chata.

E a emissão da carta ira depender de alguns documentos que devem ser entregues ao administrador (a).

Como funciona a carta de crédito para veículos?

Como já sabe, no tradicional consórcio, os participantes pagam mensalmente  com o objetivo de serem é claro comtemplados com bens ou serviços disponibilizados por uma administradora.

Um sorteio também é realizado todos os meses para que um dos participantes receba uma carta de crédito e possa reivindicar o seu bem.

Outra maneira de conseguir ser contemplado é ir dando lances sempre com valores mais altos que o do valor de sua mensalidade, assim o integrante do consórcio com maior lance terá obviamente muito mais chances de ser sorteado antes dos outros participantes do grupo.

E quando isso acontece, o participante usará a carta de crédito para receber o seu prêmio.

Carta de crédito para automóveis vale a pena?

Conforme mencionado antes, o maior benefício de uma carta de crédito é que ela oferece poder de barganha para todos os participantes envolvidos no consórcio.

Como se fosse um pagamento feito em espécie e feito de forma a vista, onde os contratantes tem uma maior chance de conseguirem vantagens e possíveis descontos na compra de um carro.

Não podemos deixar de mencionar outros diferenciais que são significativos, um deles é não haver necessidade de fornecer um valor a título de entrada, em outras palavras, o valor do bem é pago integralmente no prazo do plano firmado em contrato.

Outra vantagem é não haver cobrança de juros, mas sim uma taxa de administração correspondente a um percentual fixo sobre o valor da carta de crédito.

Onde a mesma será diluída ao longo de todo o período do prazo de pagamento do seu plano.

Como o consórcio trata-se de uma maneira de poder adquirir bens de forma planejada, se você já possui um carro, mas quer trocá-lo muito em breve, essa é uma forma de se preparar financeiramente.

E mesmo que o valor do ativo mude, o poder de compra dos consorciados ainda existe ao longo do plano.

Isso ocorre em função de reajustes regulares, determinados em contrato, para manter cartas de crédito suficientes para a compra dos bens necessários, independentemente de quando são contemplados.

Por último, uma carta de crédito pode ser usada para a compra de qualquer bem, desde que a mesma esteja alocada corretamente na categoria de contrato, como veículos ou imóveis.

Isso significa muito mais flexibilização na hora de fazer a escolha de seu veículo.