Como Dirigir Carros Automático Pela Primeira Vez Passo a Passo?

como dirigir pela primeira vez carros automático passo a passo

Se por acaso você é daquelas pessoas que gosta e não abre mão da comodidade e do conforto na hora de conduzir um veículo, com toda certeza já passou pela sua cabeça em algum momento adquirir um modelo com câmbio automático.

- Publicidade -

Pois sejamos sinceros, ficar trocando de marcha à todo instante, principalmente nos grandes centros onde o fluxo de trânsito é bastante grande pode ser bem cansativo. Por isso saber como dirigir carros automático pela primeira vez passo a passo é essencial.

E como esse tipo de câmbio vem se popularizando a cada dia que passa, é mais que normal que muitos motoristas tenham dúvidas à respeito dele, e como operar o câmbio da forma correta. Principalmente se o condutor for um iniciante que acabou de comprar seu primeiro carro, e também acabou de tirar a Carteira de Habilitação.

E como o nosso intuito aqui é sempre auxiliar da melhor maneira possível os nossos leitores, preparamos esse guia completo com o passo a passo de como dirigir carros com câmbio automático pela primeira vez. Então, fique conosco até o fim dessa leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

como dirigir pela primeira vez carros automático passo a passo

- Publicidade -

O que é um câmbio automático?

O câmbio automático de um carro nada mais é que um câmbio que tem a finalidade de fazer a troca das marchas de forma automática, sem que o motorista tenha a necessidade de pisar na embreagem, ou tomar qualquer outro tipo de ação.

Veículos com esse tipo de transmissão podem provocar distintas reações por parte dos condutores. Para muitos é um automóvel difícil de dirigir, já para outros é extremamente fácil, e por isso não abrem mão desse conforto que esse tipo de câmbio proporciona.

A cada dia que passa a procura por carros com câmbio automático tem crescido muito por parte dos consumidores, e justamente por isso eles querem saber como dirigir um carro com câmbio automático.

Então em 1º lugar o mais importante antes de aprender à dirigir um carro com esse tipo de câmbio, é de extrema importância saber e conhecer o significado que cada uma das letras do câmbio automático significa.

Tenha em mente que as letras de um automóvel com câmbio automático são: P, N, R, D. Mesmo elas podendo sofrer alguma variação de um modelo para outro devido o seu fabricante, saiba que a grande maioria delas apresentam-se as mesmas.

O que significam as letras de um câmbio automático?

Agora que já sabe o que é o câmbio automático de um carro, chegou a hora de saber qual é o significado das letras que estão presentes na alavanca.

Saiba que essa é uma das principais dúvidas que muitas pessoas tem quando se deparam com esse tipo de câmbio pela 1ª vez.

Você não tem a necessidade de se preocupar com a passagem das marchas, mas sim saber exatamente o que as letras significam para então poder fazer o posicionamento da alavanca corretamente.

  • Letra P: a letra P vem do inglês “park”, significando estacionar, onde a mesma indica a posição de permanecer parado. Então toda vez que for estacionar um carro que seja automático a posição do câmbio deve ser posicionada na letra P. Mas não podemos deixar de citar que você só deve colocar a alavanca nessa posição depois que o automóvel já estiver parado por completo;
  • Letra N: a letra N também vem do inglês “neutral”, onde ela indica a posição neutra, também conhecida como ponto morto. Isso significa que não existe no momento nenhuma marcha do carro engatada. O que acaba diferenciando a letra N da letra P é que a letra P serve para estacionar, enquanto a letra N serve no caso para emergências;
  • Letra D: a letra D também é proveniente do inglês “drive”, onde a mesma serve para indicar para o motorista que essa é a posição de dirigir. Saiba que é nessa posição que o câmbio automático se diferencia na prática, pois é nessa posição que ele realiza a troca das marchas sozinho automaticamente sem a necessidade de nenhuma ação manual. Na verdade é praticamente a posição mais utilizada, pois com a alavanca na posição D a única coisa que você precisa fazer é utilizar os 2 pedais, sendo o do acelerador e o do freio usando o pé direito para assim mudar a velocidade do veículo;
  • Letra R: a letra R vem do inglês também “reverse”, e ela indica a posição da marcha ré, então para conseguir engatar a ré no câmbio automático é preciso que o carro esteja totalmente parado. Tenha em mente que o resultado de posicionar a alavanca no R se o automóvel estiver em movimento é pior que colocar a alavanca na posição P.

Como dirigir carros automático pela primeira vez passo a passo sem complicações?

Agora que já sabe o que é um câmbio automático, e qual é o significado das letras da posição da alavanca, confira o passo a passo de como dirigir um modelo com câmbio automático pela primeira vez sem nenhuma complicação:

  1. Passo nº 1: para dar partida no carro pise então no pedal do freio e ligue o veículo com a macha na posição P;
  2. Passo nº 2: quando o motor do carro estiver então ligado faça a mudança da marcha da posição P para a D ou para a posição R se for preciso dar ré no carro;
  3. Passo nº 3: com a alavanca na posição D solte então o freio de mão que está localizado entre os bancos dianteiros. Dependendo do modelo do veículo poderá ser um pedal na parte inferior esquerda no assoalho;
  4. Passo nº 4: agora é só tirar o pé do pedal do freio e começar a acelerar o carro calmamente e sem pressa. Saiba que alguns modelos só de você já tirar o pé do freio eles já começam a se movimentar, por isso fique atento. Outro detalhe importante é que você jamais solte o pé do pedal do freio quando estiver parado em um sinaleiro (farol), ou em ocasiões parecidas, pois colisões podem acontecer.

Uma dica importante para quem vai começar a dirigir um carro com câmbio automático é para esquecer o pé esquerdo, afinal de contas você não contará mais com o pedal da embreagem para fazer a troca das marchas.


Por isso, procure manter o pé esquerdo sempre no assoalho até se acostumar completamente que o pedal da embreagem não existe em carros com câmbio automático.

Sem falar que isso evitará possíveis acidentes se por ventura você acabar pressionando o seu pé esquerdo sobre o pedal do freio sem querer.

Dicas para estacionar um carro com câmbio automático:

Essa também é outra dúvida que muitas pessoas tem, que é como proceder na hora de estacionar um modelo com esse tipo de câmbio.

Então para não errar na hora de realizar esse procedimento segue algumas dicas úteis:

  • Quando avistar uma vaga já comece a reduzir a velocidade do carro, ligue a seta indicando que irá estacionar naquele local até ficar totalmente parado;
  • Em seguida tire a alavanca do câmbio da posição D e coloque-a no R;
  • Depois puxe o freio de mão e retire o pé do pedal do freio;
  • Agora basta colocar a alavanca na posição P e em seguida desligar o carro.

Dica para colocar a marcha ré:

A utilização dessa marcha é bastante simples, e a mesma se restringe somente quando o veículo estiver parado, assim poderá executar a mudança da marcha.

Um exemplo bem simples que podemos dar seria no momento de fazer a baliza para poder estacionar.

Então, basta parar o carro e fazer a mudança da alavanca do câmbio da posição D para a posição R. Outra dica importante é que jamais faça a mudança das marchas com o automovível em movimento.

Pois isso pode prejudicar a transmissão e assim reduzir a vida útil do câmbio.

Diferença do câmbio automático para o automatizado:

Essa também é outra dúvida que muitos motoristas tem, então saiba que existe sim uma diferença entre um carro com câmbio automático e automatizado.

Na versão automática não existe a embreagem, e a mudança das marchas é realizada através de um conversor de torque, que realiza a troca das marchas conforme a necessidade do veículo e sua velocidade.

Enquanto no câmbio automatizado, o mesmo conta com a embreagem, e a única diferença entre os dois tipos é que um computador faz a mudança das marchas, ao contrário do motorista.

É preciso trocar o óleo do câmbio automático?

Todos os carros que são equipados com câmbio automático possuem um reservatório do fluido da transmissão, onde o seu nível deve ser verificado da mesma forma que o nível do óleo do motor através da vareta de medição.

Mas o mais indicado é que faça uma consulta no manual do veículo para saber como fazer essa verificação corretamente.

E se por acaso o fluido estiver abaixo do nível recomendado pelo manual do proprietário, recomendamos que leve seu carro até o seu mecânico para que uma verificação seja realizada, pois um possível vazamento no sistema pode acontecer.