Entenda Como Funciona Seguro de Auto Contra Terceiros

como funciona o seguro automotivo contra terceiros

Mesmo sendo bastante conhecida pelos motoristas quando comparado com os seguros convencionais, poucos proprietários sabem exatamente como funciona seguro de auto contra terceiros. Principalmente pelos condutores que todos os dias estão enfrentando o trânsito do dia a dia que como sabemos não é nada fácil, principalmente nas grandes cidades.

- Publicidade -

Normalmente quando você vai escolher um seguro automotivo, no ato da contratação o corretor de seguros pode muito bem te oferecer o seguro contra terceiros, e você não saber o que é. Saiba então que essa modalidade pode ser bem interessante para proteger você e principalmente o seu bolso contra danos à terceiros que por ventura podem vir à acontecer.

Então, para que você não tenha mais dúvidas sobre o que é e como funciona o seguro contra terceiros, preparamos esse guia completo para tirar todas as suas dúvidas de uma vez por todas. Desde a contratação, cobertura, franquia e muito mais. Por isso, fique conosco até o fim dessa importante leitura e tenha suas dúvidas respondidas.

como funciona o seguro automotivo contra terceiros

- Publicidade -

O que é o seguro de auto contra terceiros?

Conhecido popularmente como seguro contra terceiros, o mesmo tem um nome que é: Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V).

Trata-se de uma modalidade de seguro automotivo que tem como finalidade proteger o seu contratante contra possíveis danos materiais e também morais provocados à terceiros.

Assim sendo, se por ventura você estiver trafegando com o seu veículo e acontecer um acidente contra um pedestre, contra outro carro, ou se você bater em alguma residência, basta que você acione o seguro e o mesmo torna-se o responsável pelas coberturas que foram asseguradas previamente no contrato.

Essa modalidade de seguro geralmente é oferecida pelos vendedores de seguro separadamente quando comparadas as outras modalidades e coberturas ofertadas pelas empresas de seguro.

E tenha em mente que a mesma pode muito valer a pena principalmente se passa muito tempo no trânsito como é o caso dos motoristas de aplicativos, ou se mora em grandes centros, onde o volume de tráfego é intenso.

Qual é a cobertura do seguro contra terceiros?

Essa é uma dúvida que muitos consumidores tem, saber o que o seguro contra terceiros cobre. A legislação aplicada a essa modalidade de seguros é composta por circulares específicas da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Onde as normativas por sua vez estabelecem os direitos de terceiros em caso de sinistros e incluem as devidas coberturas para danos morais, danos materiais e também danos corporais (pessoais).

  • Danos morais: na grande maioria das vezes danos morais são originados por processos judiciais, então saiba que o seguro poderá cobrir essa indenização de forma complementar;
  • Danos materiais: a cobertura para danos morais envolve o reembolso dos valores que estão atrelados à danos que foram causados à bens materiais;
  • Danos corporais (pessoais): em casos de danos corporais o mesmo é referente ao pagamento de indenização que estão relacionadas à danos físicos provocados à terceiros, onde inclui situações como pagamento de despesas médicas hospitalares, invalidez e até mesmo óbito.

Não podemos de forma alguma deixar de mencionar que o ponto inicial para a análise da existência de direitos do assegurado é sempre a apólice de seguro.

Que é o documento que contempla quais são as obrigações, e as condições de cobertura, e também à legislação em vigor.

Justamente por isso para poder fazer uma escolha que se adequa as suas necessidades no momento de optar por um seguro contra terceiros é essencial procurar suporte especializado de uma boa empresa e seguros.

Para empresas, saiba que é possível verificar a existência e coberturas de planos em específico, que não são voltados somente à proteção de terceiros, mas que também venham a contemplar necessidades como o seguro de responsabilidade civil e também o seguro de equipamentos e máquinas.

Após fazer a definição de quais são os produtos do seguro que realmente se adequam à sua necessidade, avalie antes de assinar o contrato e suas apólices com muita atenção.

Pois saiba que esse é o documento fundamental de todo seguro, onde nele está descrito quais são as obrigações e quais são os direitos das partes envolvidas, incluindo os direitos dos terceiros.

Vantagens do seguro contra terceiros:

A grande vantagem desse tipo de seguro é que a sua contratação oferece para o consumidor que deseja contratar a proteção a possibilidade da personalização do seguro.

Sendo assim, você pode montar seu plano conforme os danos que deseja ressarcir caso aconteça algum sinistro.

E como já mencionado no tópico anterior os danos mais comuns solicitados pelos contratantes são os danos materiais, danos morais e danos corporais (pessoais).

Como funciona seguro de auto contra terceiros?

Agora que já sabe o que é, o que cobre e quais as suas vantagens, explicaremos então como funciona o seguro veicular contra terceiros.

Como o próprio nome já diz, a cobertura é contra terceiros, cobrindo eventuais prejuízos para terceiros. Sendo assim, suponhamos que o segurado venha a se envolver em um acidente com outro motorista, e nesse acidente a culpa é toda do segurado.

Então, quando o segurado aciona o seguro, o mesmo solicitará a cobertura para o automóvel do terceiro, fazendo com que a cobertura venha a cobrir prejuízos que o outro condutor teria com o seu carro.

Dessa forma todo o incidente é devidamente coberto pelo seguro, o que evitará que você tenha mais dores de cabeça com o outro condutor envolvido, e com os devidos gastos que provavelmente também terá.

Como fazer para acionar o seguro contra terceiros?

Agora que já sabe como funciona o seguro contra terceiros, uma outra dúvida que muitos tem é como fazer para acionar esse seguro, na verdade é bastante simples como em praticamente toda modalidade de seguro automotivo.

Então, quando houver um acidente de trânsito, o 1º passo a ser dado e o mais importante de todos é sempre verificar qual é o estado físico que os ocupantes dos veículos envolvidos se encontram.

Verificado as condições físicas dos envolvidos, e vendo se os mesmos estão bem, em seguida os automóveis envolvidos dever ser removidos da via.


E depois disso, basta que o segurado registre um Boletim de Ocorrência (BO), na delegacia de sua cidade ou até mesmo online, pois muitos estados brasileiros disponibilizam esse serviço pela internet.

Depois do BO ser emitido, o segurado deverá entrar em contato com a seguradora e acionar o seu seguro comunicando o fato ocorrido, enviando para eles toda a documentação que a empresa de seguros solicitar, para que a mesma venha a solicitar a cobertura.

Dessa forma a seguradora irá orientar o segurado sobre as seguintes etapas a serem seguidas para o reembolso e para a indenização dos terceiros envolvidos.

Saiba que geralmente o prazo para o pagamento dessa indenização não ultrapassa 30 dias, isso se não existir nenhuma pendência relacionada ao sinistro.

Sendo assim, a empresa de seguros poderá solicitar novos documentos e também mais provas do acidente. E se isso vier a acontecer, saiba que um novo prazo para a indenização é aberto.

Qual é o prazo para acionar o seguro auto contra terceiros?

O recomendado é que o segurado entre em contato com a seguradora o mais rápido que puder.

No entanto há casos onde o prazo pode ser maior, principalmente em casos de colisões onde é bastante comum que esse prazo se estenda até por um período de 1 ano a contar da data do acidente.

Mas tenha em mente sempre que é preciso que o segurado conheça em detalhes a sua apólice de seguros, pois nela consta todos os prazos e também todas as regras.

Justamente por isso entrar em contato com a seguradora o mais rápido possível é essencial, assim você evita perder o prazo estipulado na apólice e tenha de pagar as despesas do acidente tirando dinheiro do seu bolso.

O Seguro contra terceiros paga franquia?

Saiba que não existe franquia nessa modalidade de seguro, sendo assim se você se envolver em algum acidente e tiver esse tipo de proteção contratada não terá de pagar a franquia para fazer o conserto do automóvel da outra vítima envolvida.

Mas caso queira consertar o seu carro também, nesse caso terá sim de pagar a franquia do seguro.

E não podemos deixar de mencionar que quando o seguro contra terceiros é acionado, o segurado perderá 1 ponto de sua classe bônus, mas esses pontos são novamente conseguidos quando você renovar o contrato do seguro anualmente.

Mas isso se você não tiver acionado a empresa de seguros e isso representará qual é o desconto que irá receber.

Quanto custa um seguro contra terceiros?

O valor do seguro veicular contra terceiros pode variar conforme o perfil do condutor, qual a sua idade, em qual cidade ele mora, marca, ano e modelo do veículo, se já teve ou não envolvimento em acidentes, qual o tipo da cobertura ele pretende adquirir.

Mas saiba que a grande maioria dos seguros convencionais também oferece a proteção contra terceiros. Mas os planos que são mais simples que normalmente cobrem furto e roubo, dificilmente irão oferecer essa cobertura.

Sendo assim, um plano de proteção somente para terceiros não é muito comum, o ideal é ter essa proteção contra terceiros alocada dentro e um plano de seguros maior. Pois ao considerar seguros mais completos, os valores nesse caso também se elevam.

E não podemos deixar de mencionar que é totalmente possível fazer uma boa negociação do valor da cobertura conforme a empresa de seguros.

Então, dentro de um plano maior você terá a possibilidade de conseguir mexer no valor da cobertura contra terceiros para tentar deixar o plano mais barato e acessível para o seu orçamento.

Mas isso dependerá se a seguradora oferece ou não essa condição, e qual é a intenção do contratante.

Vale a pena contratar o seguro contra terceiros?

Essa é uma questão que realmente precisa ser analisada e pensada com muita calma, pois geralmente um seguro contra terceiro pode custar em torno de r$ 50 a 100 mil reais.

Por isso como mencionamos no tópico anterior o ideal é ter um seguro comum incorporando o seguro contra terceiros nele.

Mas para aquelas pessoas que usam o seu veículo para o trabalho, e costumam enfrentar o trânsito pesado do dia a dia principalmente nas grandes cidades o risco de envolvimento em acidentes é bem maior.

E como sabe imprevistos podem acontecer colocando a vida de um terceiro em risco, podendo ocasionar à você um dívida altíssima que com toda certeza você não esperava por ela.

Sem falar que o terceiro pode sofrer danos físicos que são irreversíveis, ou até mesmo o óbito do condutor e de passageiros, e também situações de invalidez.

Então o seguro contra terceiros será o único responsável por cobrir essa indenização, que de forma geral irá auxiliar o contratante do seguro, pois os custos para cobrir tudo isso sem estar segurado será imenso.

Então, se levar em consideração tudo isso o seguro contra terceiros vale a pena e deve ser levado em consideração.