Como Saber Se Compensa Abastecer Com Álcool ou Gasolina?

como saber se compensa abastecer com gasolina ou álcool

O seu carro é flex, então provavelmente em algum momento você já deva ter se perguntado: mas como saber se compensa abastecer com álcool ou gasolina? E encontrar uma resposta para essa dúvida se torna ainda mais evidente nos dias de hoje, com os preços dos mesmos lá nas alturas e subindo a cada dia mais e mais desenfreadamente.

- Publicidade -

Mas como a nossa intenção aqui é sempre te ajudar da melhor forma possível, para te auxiliar a decidir qual desses 2 tipos diferentes de combustíveis é mais vantajoso.

Trouxemos os principais critérios que você deve analisar antes de abastecer o tanque do seu carro para que você possa usar o combustível com o melhor custo benefício para o seu bolso, e claro sem prejudicar o seu carro.

como saber se compensa abastecer com gasolina ou álcool

- Publicidade -

Antes de abastecer, conheça bem cada um deles:

Mesmo o seu carro sendo flex, e teoricamente o mesmo podendo rodar com gasolina ou com álcool, esses dois combustíveis são bem diferentes um do outro.

Sendo assim na hora de escolher um ou o outro para abastecer o seu veículo pode te dar vantagens e desvantagens.

Por isso é fundamental e bastante importante conhecer como cada um deles funciona no motor do seu carro, e dessa forma poder então determinar com qual deles é melhor abastecer.

Para isso logo abaixo fizemos uma rápida mas importante explicação sobre como cada um deles funciona:

Álcool:

Aqui no Brasil, esse combustível é produzido a partir de cana de açúcar, sendo então classificado como um biocombustível, no posto, ele sai da bomba pro tanque do carro em uma mistura de 1 parte de gasolina e 3 partes de etanol (ou seja, 25% é gasolina e 75% é etanol).

As grandes vantagens que este combustível apresenta, quando comparado com a gasolina, está no fato de que ele tem o seu preço de venda mais baixo, e que o mesmo mantém os bicos injetores do sistema de injeção eletrônica mais limpos.

Mas como desvantagem, está o fato de que o poder calorífico dele é menor (poder calorífico é a quantidade de energia que 1 litro de combustível fornece para que o automóvel se locomova).

O que pode significar em alguns casos que ele pode ser mais caro do que a gasolina, e em outros pode significar ter que abastecer mais vezes.

Gasolina:

Já a gasolina é um produto feito a partir do petróleo, e por isso ela é considerada um combustível fóssil (formado a partir da decomposição de seres vivos que viveram há milhões de anos em nosso planeta).

A grande vantagem de ter a gasolina como o combustível do seu carro é o fato de que ela tem um poder de calor maior quando comparado ao álcool.

E como desvantagem está o fato de que ela costuma poluir mais do que o álcool.

Além de conhecer esses combustíveis, é preciso levar em consideração também que existem classes de álcool e de gasolina, como por exemplo:

  • Gasolina comum;
  • Gasolina aditivada;
  • Gasolina premium;
  • Gasolina formulada;
  • Gasolina de aviação, entre outras.

Sendo assim, veja qual é o tipo de combustível que vai fazer melhor para o motor do seu carro e adote ele.

Leia o manual de instruções:

Poucas são os motoristas e donos de veículos que realmente leem o manual de instruções do carro, pois afinal de contas o que basta para muitos deles é somente dirigir.

Só que é no manual que encontramos diversas informações bastante úteis e importantes sobre qual é o tipo de combustível que é melhor para o motor do seu automóvel.

As recomendações do fabricante sobre abastecimento, sobre como fazer para economizar no consumo entre diversas outras coisas.

Observe o seu carro:

O dono de um carro sabe bem quando o mesmo está dando o seu melhor, sabe também quando ele está engasgando, e sabe reconhecer perfeitamente bem algum barulho diferente no motor.

Por mais que o manual do seu carro diga que tanto de gasolina, quanto álcool podem ser usados, a prática pode te mostrar outra coisa.


Por isso, recomendamos que comece a escutar mais alguns ruídos ou barulhos anormais emitidos por ele, veja como ele se relaciona com os dois combustíveis, sinta se realmente existe essa diferença entre eles.

E jamais deixe de fazer a troca do filtro de combustível conforme orientação do fabricante.

Qual compensa mais? O álcool ou gasolina?

Tendo em vista que a gasolina possui um poder calorífico maior se comparado ao álcool (ou seja, ela dá mais energia para o carro com menos quantidade de combustível).

E devido ao fato que o litro do álcool ser mais barato, muita gente fica em dúvida sobre qual dos dois compensa mais abastecer à longo prazo.

Então caso a sua dúvida está em escolher entre o álcool ou a gasolina, e financeiramente descobrir qual deles realmente vale mais a pena, existe um cálculo bastante simples que você pode fazer para descobrir essa informação.

Basta seguir o passo a passo logo abaixo:

1º Descubra quantos quilômetros o seu carro faz com um litro de combustível, e para isso, existem duas formas, sendo que a primeira delas é olhando o manual do proprietário (o que pode ter uma diferença entre o escrito e a realidade, tendo em vista que a forma como você dirige pode fazer esse valor aumentar ou diminuir).

Ou então você pode seguir os seguintes passos:

  • Abasteça o seu veículo com álcool, por exemplo, até que haja o desarme da bomba de forma automática;
  • Quando isso acontecer, marque qual é a quilometragem que está no velocímetro do seu carro nesse momento (se preferir, você pode zerar o hodômetro parcial dele);
  • Dirija o mesmo por alguns quilômetros (por exemplo, você pode dirigir 10 km, se preferir 15);
  • Depois de trafegar o seu veículo por essa quilometragem, encha novamente o tanque até o desarme;
  • Quando você fizer esse procedimento, a quantidade de combustível que couber no tanque será a quilometragem. Por exemplo, se coube 1 litro de álcool, isso significa que o seu carro então roda 10 quilômetros com 1 litro e assim sucessivamente. Basicamente, o que você precisa fazer é dividir a quantidade de km rodados pela quantidade de combustível que coube no tanque até o desarme;
  • Faça o mesmo processo tanto com o álcool e também com a gasolina (preferencialmente comum).

2º Em posse das informações sobre quantos quilômetros o seu veículo faz com 1 litro, descubra qual é a eficiência do seu carro, para isso, você precisa dividir o valor da quilometragem do álcool pelo valor da quilometragem da gasolina.

Por exemplo, se o seu carro faz 10 km/l com gasolina e 8 km/l com álcool, é só fazer 8/10= 0,8;

3º No fim das contas para saber realmente se compensa abastecer com álcool ou com gasolina, tudo o que você precisa fazer é dividir o valor do litro de álcool pelo valor do litro da gasolina, e simplesmente comparar o resultado com o valor encontrado para a eficiência.

Isso significa que se o valor da divisão entre o preço do álcool e o preço da gasolina for menor que o valor encontrado para a eficiência, compensa mais usar o álcool.

E para facilitar ainda mais o seu entendimento, seguindo o mesmo exemplo, vamos fazer a seguinte conta: se o litro do álcool está sendo vendido por R$ 4,5 no posto de combustível e a gasolina está sendo vendida por R$ 6,3.

Então você pode fazer a conta 4,5 dividido 6,3 que é = 0,71, o que é menor que o 0.8 encontrado para a eficiência, sendo assim, nesse caso, compensa mais usar o álcool do que gasolina, isso financeiramente é claro.

Mas qual deles é o melhor?

Como explicado ao longo desse artigo, tanto abastecer com álcool quanto com gasolina possuem suas vantagens e desvantagens de uso no dia a dia.

A gasolina, por exemplo, tem o preço mais caro por litro e ela também polui mais (se comparado com o álcool), porém, ela tem maior poder de calor, e na ponta do lápis, possa ser que compense mais financeiramente.

Já o álcool, ele é um biocombustível, com o preço por litro mais barato, mas tem menor poder calorífico.

Podemos dizer então que os dois são excelentes combustíveis e que deve ser levado em consideração na hora de abastecer é como o seu carro se comporta com o uso de cada um deles, e atentar-se à questões financeiras.

Por isso recomendamos sempre fazer os cálculos sobre o preço, leia o manual de instruções do seu veículo para descobrir a recomendação do fabricante.

E também escute o som de seu motor e veja como ele se comporta quando você usa álcool ou gasolina.