Aprenda Como Saber Se o Carro Tem Sinistro

como saber se um carro tem sinistro

Como saber se o carro tem sinistro é uma dúvida de muitos consumidores, principalmente daqueles que decidem comprar um automóvel usado, afinal de contas saber se o veículo é batido ou então sofreu danos é essencial para uma compra segura.

- Publicidade -

O termo sinistro é bem conhecido pelas pessoas que já possuem carros e os mesmos são segurados, e também é comum para pessoas que vendem seguros e para empresas seguradoras, mas muita gente ainda tem dúvida sobre.

Em alguns casos poderá encontrar carros sinistrados por até mesmo 20 ou 30% à menos, tudo isso porque danos na estrutura do automóvel podem demandar bastante investimento para poder ser reparado. Muitas vezes ficam em ótimo estado, mas já em algumas ocasiões parecem que foram remendados.

Então, para que você não tenha mais dúvidas, preparamos esse artigo onde te explicaremos em detalhes como saber se um carro tem sinistro, seus tipos, significado, se compensa comprar e muito mais. Assim aprenderá como identificá-los e terá muito mais segurança na hora da compra.

como saber se um carro tem sinistro

- Publicidade -

O que é carro sinistrado?

Carro sinistrado é o termo utilizado para então denominar um veículo que por sua vez tenha seguro e que tenha sofrido algum sinistro (previsto previamente em contrato).

Em suma, é aquele veículo que sofreu algum dano em sua estrutura e que por sua vez pode ser consertado, nesse caso o mesmo sofreu uma perda parcial.

Entenda que cada sinistro é uma possibilidade de situações, significando que você possa escolher por uma cobertura básica de uma determinada seguradora. Os sinistros são fenômenos naturais, alagamentos, batidas, roubos entre outros.

Se por ventura alguma dessas situações citadas acontecerem com você, o seguro veicular indenizará o segurado em até no máximo 30 dias do acorrido, basta registrar um boletim de ocorrência (B.O) na delegacia.

O documento servirá para a empresa de seguros fazer a análise, sem falar que é dessa forma que você deverá comunicar a seguradora sobre o que realmente aconteceu.

Quais são os tipos de sinistros?

Existe uma enorme diferença entre um veículo que necessitou ter a sua lataria desamassada, e aquele que sofreu danos em alguma coluna, ou até mesmo os que precisaram ter o seu motor trocado.

Como citado anteriormente, quando acontece o sinistro o dono do carro registra um BO na delegacia de Polícia Civil, onde ele passará por uma avaliação de danos sofridos que é feita por um perito, onde o perito após a avaliação gera o Relatório de Avarias.

Nesse relatório são conferidos 48 componentes de um veículo, e ele classifica qual é o tipo de sinistro conforme a quantidade de itens que foram danificados.

Essa classificação pode variar entre 03 tipos de sinistros, que são eles:

  1. Pequena monta: pequena monta quer dizer que a soma dos itens avaliados não ultrapassou 20 pontos, significando assim que esse tipo de sinistro não é preciso ser informado no documento do carro, e o mesmo pode rodar normalmente depois de ser consertado somente a parte que foi danificada;
  2. Média monta: em alguns casos é possível tentar fazer o reparo do veículo, mas para ele voltar a rodar normalmente é preciso fazer uma vistoria obrigatória. No sinistro de média monta entram veículos que pontuaram entre 21 a 30 pontos;
  3. Grande monta: o sinistro de grande monta é aquele que a soma dos pontos ultrapassa os 30 pontos, sendo assim o veículo é considerado na avaliação como irrecuperável. Ou teve a perda total como geralmente é conhecido.

Qual o significado de sinistro recuperado no documento do veículo?

Ter no documento do carro o termo “Sinistro Recuperado” significa que aquele veículo sofreu algum acidente, mas por sua vez teve a sua estrutura totalmente recuperada.

Isso é uma maneira de informar que a integridade do automóvel não é 100% original de fábrica, e essa informação deve constar no documento do mesmo.

Afinal de contas nada mais justo, pois consumidores interessados necessitam saber.

Pois carros sinistrados, sistematicamente são colocados a venda em lojas de veículos e em leilões, saiba que esse é um excelente negócio para pessoas que trabalham recuperando veículos, ou que tem a necessidade de um carro, mas infelizmente não possuem condições de comprar um automóvel usado ou zero.


Qual é o problema de um carro com sinistro?

Muitas vezes o veículo ser sinistrado não significa ser um problema, pois em muitos casos o conserto do carro é muito bem feito pelos profissionais que trabalham com recuperação de automóveis que depois de arrumado o resultado final fica praticamente impercebível.

Mas em algum casos o veículo fica praticamente todo remendado e com problemas impossíveis de serem consertados, sem falar que muitos ficam com falhas mecânicas e também infiltrações.

Já em outras ocasiões, se o carro estiver com a coluna torta, eles já são considerados pelas oficinas que o mesmo teve perda total, e assim sendo ele não tem conserto.

Mas para pessoas leigas, esse problema poderá passar totalmente despercebido. E além dos problemas mencionados, temos também duas questões e desvantagens em comprar um carro com sinistro, confira quais são:

  • Seguro: se o carro for sinistrado com toda certeza terá dificuldades de contratar um seguro pra ele, simplesmente porque ele já sofreu danos e assim a sua probabilidade de apresentar defeitos e problemas é maior. Praticamente quase todas seguradoras não aceitam fazer contratos de seguro para veículos sinistrados;
  • Desvalorização: um veículo com sinistro tem o seu valor reduzido devido as avarias que ele já sofreu, dificultando a sua revenda depois. Sem falar que jamais conseguirá vendê-lo pela cotação da Tabela Fipe.

Como saber se o carro tem sinistro?

Agora que já sabe o que é, quais são os tipos e o que significa, chegou a hora de saber se um carro tem sinistro. E isso pode ser feito de algumas formas diferentes, basta que tenha algumas informações em mãos, confira quais são elas:

Verificando o Certificado de Registro do Veículo:

Quando um carro passa por sinistro de média ou de de grande monta, a própria vistoria irá confeccionar o Certificado de Segurança Veicular (CSV), onde nele consta a pontuação obtida no Relatório de Avarias.

Assim sendo, basta verificar o campo de observações do CRLV (Certificado de Registro de Veículos), que constará a informação de “sinistro recuperado”, e a data que o CSV foi emitido.

Consultando a placa do carro:

Uma outra maneira de saber se um veículo tem algum tipo de sinistro é fazendo uma consulta no site do Detran do estado que o carro está registrado.

Ao acessar o site procure por “veículos sinistrados”, tenha em mãos a placa e se possível a data em que o sinistro foi publicado.

Vale uma ressalva que nessa consulta nem todos estados possuem esses dados disponíveis em seu banco de dados.

Vistoria cautelar:

Uma outra forma de descobrir se um carro tem sinistro é submetendo ele a uma vistoria cautelar, será então feita uma perícia geral no veículo, desde documentos, estrutura do automóvel, condições da lataria e muito mais.

Dependendo da sua região esse serviço pode estar disponível à partir de uns r$ 200,00 reais.

Comprar um carro sinistrado vale a pena?

Essa é uma outra dúvida que muitos consumidores tem, que é saber se vale a pena comprar carro sinistrado, tenha em mente que o principal ponto que você tem de levar em consideração nessa aquisição é o preço, já que eles chegam a custar 20 até 40% menos que os preços praticados normalmente.

Mas saiba que essa redução no preço também pode trazer problemas, tudo devido a procedência do carro ser praticamente desconhecida, o que faz dele ser muito mais difícil de ser revendido. Sem falar que conseguir seguro pra um sinistrado é praticamente impossível.

E se conseguir o valor da proteção será muito maior, com planos bem mais caros.

Geralmente veículos com sinistro podem ser encontrados em bom estado em leilões das montadoras, tudo porque o veículo de fábrica geralmente dispõe de melhores condições e chances de manter um estado de conservação melhor.

Como fazer para comprar carros sinistrados das seguradoras?

Existem algumas formas de comprar carros sinistrados e que foram recuperados pela seguradora para posteriormente serem revendidos, e essas são algumas delas:

  • Leilões feitos pelo governo: se enquadram os veículos com inadimplência financeira, ou então com seu licenciamento pendente e veículo apreendido que não foram reclamados por seus respectivos proprietários;
  • Leilões de bancos: aqui encontrará veículos onde o financiamento bancário não foi pago e acabou retornando para a instituição financeira intermediária;
  • Leilões de empresas de seguro: carros comercializados pelas empresas de seguro são veículos recuperados de furto ou roubo, ou então outros sinistros;
  • Leilões promovidos pelas montadoras: aqui encontrará automóveis que por sua vez estão tendo as suas frotas renovadas, ou então sofreram algum dano durante o seu transporte, o que impossibilita que sejam comercializados pelas concessionárias.