Entenda Como Funciona o Teste Psicotécnico do Detran

como é que funciona o teste psicotécnico do detran

Saber e entender como funciona o teste psicotécnico do Detran é fundamental para você poder se sair muito bem durante um dos processos para tirar a carteira nacional de habilitação, o que acaba deixando muitas pessoas preocupadas com esse exame. Justamente por isso manter a calma nesse momento é essencial.

Pode até ser que em algum momento de sua vida você já tenha passado por esse teste que também ocorre em concursos públicos, em entrevistas de emprego, mas a grande verdade mesmo é que a grande maioria das pessoas jamais realizaram esse exame. E com isso elas não tem a mínima ideia de como ele funciona exatamente.

E para tirar a CNH como sabe, não é simplesmente fazer uma boa baliza na prova prática de direção, ou então acertar praticamente todas as perguntas da prova teórica.

É necessário também passar pelo teste psicológico, por isso é necessário estar preparado para ele, afim de evitar uma possível reprovação.

Então, para que você não tenha mais dúvidas sobre como funciona o teste psicotécnico do Detran para tirar a carteira de habilitação, preparamos esse guia completo com dicas de como se preparar para passar no exame e muito mais.

como é que funciona o teste psicotécnico do detran

- Publicidade -

O que é o teste psicológico do Detran?

O teste psicotécnico é a forma de avaliar a personalidade de uma ou de um grupo de pessoas, onde o mesmo é obrigatório por todos os Detrans de todos os estados brasileiros.

Com ele é possível avaliar qual é o nível das habilidades que um candidato a condutor tem, como por exemplo:

  • Tomada de decisões;
  • Comportamento;
  • Raciocínio lógico;
  • Processamento de informações;
  • Concentração;
  • Tomada de informações;
  • Memória.

Essa avaliação se faz extremamente necessária e importante, pois nela o candidato a futuro motorista irá se deparar com muitas situações ao dirigir no trânsito no dia a dia, onde as habilidades mencionadas serão exigidas frequentemente.

E não podemos deixar de ressaltar, que só quem pode aplicar o teste psicológico é o psicólogo do departamento de trânsito, pois como já dito no início é uma avaliação psicológica.

Saiba que todos os testes psicotécnicos realizados pelo Detran tem a obrigatoriedade de ser aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

E conforme artigo 9º da Res. nº 425/12 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), são 03 resultados diferentes que uma pessoa que vai fazer o teste psicotécnico do Detran poderá obter, são eles:

  1. Apto: Isso significa que a pessoa tem um bom desempenho e possui condições de conduzir um veículo;
  2. Inapto: Isso quer dizer que a pessoa não teve um bom desempenho para obter a qualificação para dirigir;
  3. Inapto temporário: Isso significa que a pessoa não apresentou um bom desempenho para poder conduzir um veículo, mas é totalmente passível de se adequar.

Quem precisa fazer o teste psicotécnico do Detran?

Todas as pessoas que estão realizando o processo para poderem tirar a sua 1ª CNH necessitam fazer o exame psicotécnico, quem também teve a sua habilitação cassada também é obrigado a fazer o teste novamente.

Pois ela só irá conseguir começar o curso de reciclagem da CNH depois de ter sido aprovado (a) nos exames tanto psicológico quanto médico.

E em casos de carteira de habilitação suspensa não existe a necessidade do teste.

Conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), todas as pessoas que são motoristas profissionais, como os motoristas de aplicativos, taxistas, motoristas de ônibus, de transporte de cargas e passageiros em geral, também são obrigados a realizar o exame psicotécnico toda vez que forem fazer a renovação de sua CNH.

Em suma, quem exerce algum tipo de atividade remunerada (EAR) usando veículos tem a necessidade de passar pela avaliação psicotécnica.

O que cai no exame psicotécnico do Detran?

Como já mencionado em um tópico anterior, o teste psicotécnico do Detran avalia por sua vez a personalidade do candidato que pretende tirar a sua carteira de habilitação.

Ele tem como objetivo evidenciar qual é o nível de habilidades que uma pessoa tem para poder se tornar um condutor.

Sendo assim, ele é composto por questões que estão diretamente ligadas ao raciocínio lógico.

Como já citado também, questões ligadas a tomadas de decisão, capacidade de concentração, processamento de informações, comportamento e memória.

Durante o teste, o candidato também será avaliado quanto a sua capacidade de conseguir enxergar, ouvir, responder à estímulos e também ter capacidade de saber diferenciar cores.

Pois saiba que isso é extremamente importante enquanto dirige no trânsito.

- Publicidade -

E vale ressaltar que no trânsito, o condutor irá se deparar com diversas situações estressantes, onde as mesmas podem até provocar o medo de dirigir, por isso o equilíbrio emocional é essencial para conseguir manter o controle no volante.

Como funciona o teste psicotécnico do Detran?

Agora que já sabe o que é, quem precisa fazer, o que cai no exame psicotécnico, chegou a hora de saber como o teste funciona.

Saiba que alguns desses exames podem ser até mesmo comparados com simples desenhos que fazíamos na escola, na infância.

Como por exemplo o grafismo, que na infância tem como objetivo ajudar a desenvolver a coordenação motora fina.

Mesmo que as linhas não tivessem sentido algum aparentemente, elas auxiliavam com a grafia e também com a expressão de muitos sentimentos.

Enquanto na fase adulta de nossas vidas, o grafismo apresenta os indicadores de nossa personalidade, e também de como é o nosso comportamento, e por esse motivo existem diversos tipos de testes psicotécnicos, mas com finalidades diferentes.

Exames podem envolver também figuras geométricas, estímulos sonoros e visuais ao mesmo tempo.

E com a soma de todos esses elementos que os avaliadores obtiveram com os testes e exames realizados, eles conseguem examinar muitos aspectos como a percepção, noção de espaço, coordenação motora, qual é o nível de atenção da pessoa, sua capacidade de observação e noção de proporções.

Os psicotécnicos são realizados na sede do Detran de cada estado, e nas cidades onde o órgão de trânsito está presente, e existem também clínicas médicas devidamente regularizadas pelo órgão que realizam o exame dos candidatos a tirar a CNH.

Assim sendo, o psicólogo e o médico irão avaliar quais são as condições mentais e físicas do candidato para saber se ele tem condições de dirigir um veículo automotor, podendo ser ele de diversas categorias.

Como por exemplo: categoria B para carros, ou categoria A para motocicletas.

Principais motivos e causas de reprovação no teste:

Tenha em mente que se você for reprovado no exame, isso não significa que você não é apto à dirigir um veículo, mas simplesmente no momento da realização dele não conseguiu apresentar as suas habilidades, que como sabe são exigidas para você poder conduzir um veículo automotor.

Sendo assim o principal motivo e causa de reprovação no teste é mesmo o nervosismo.

Por isso, algumas dicas simples são essenciais para evitar que fique nervoso no dia da prova, como por exemplo:

  • Procure se alimentar bem no dia anterior;
  • Tente ter uma boa noite de sono;
  • Esqueça o celular no momento da prova;
  • Tire todas as dúvidas que tiver com o avaliador responsável antes do teste iniciar;
  • Saia de casa mais cedo e chegue com antecedência ao local, evite atrasos;
  • Não use roupas desconfortáveis no qual não está acostumado a usar, use as roupas do seu dia a dia para se sentir bem.

Dicas de como se preparar para o teste e passar:

Como já sabe, serão as suas condições mentais que por sua vez serão avaliadas no exame onde você poderá se tornar apto ou não para poder dirigir como um condutor.

Mesmo não existindo uma forma de estudar para essa parte do processo de tirar a CNH, você pode sim se preparar cuidando da sua mente e do seu corpo com essas dicas:

  • Procure fazer exercícios de raciocínio lógico: como esse é praticamente o principal quesito a ser avaliado no psicotécnico, então procure desenvolvê-lo ao máximo praticando, hoje em dia existem vários aplicativos para celular como o Elevate, Sudoku, Skillz e o Treinador de cérebro;
  • Faça atividades físicas regularmente: praticar exercícios físicos só trará benefícios, não somente para o corpo, mas para a mente também;
  • Durma bem e se alimente bem: a alimentação saudável aliada a boa noite de sono são chaves fundamentais para uma boa saúde mental e física;
  • Faça testes psicotécnicos para praticar e treinar: hoje em dia você encontrará testes psicotécnicos online grátis na internet pra praticar e auxiliar a desenvolver a capacidade do seu cérebro, é só pesquisar por testes psicotécnicos online grátis.

O que fazer em casos de reprovação?

Em casos onde a pessoa é reprovada no teste psicotécnico do Detran, saiba que é sim possível solicitar um novo exame, sem falar que você tem o direito de saber o porque foi reprovado.

Basta que solicite o laudo ao avaliador responsável, e peça a ele uma explicação mais detalhada dos principais motivos da reprovação.

Conforme o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o candidato tem um prazo de 30 dias para poder solicitar uma nova avaliação.

Leia também:

Como dirigir um carro pela primeira vez passo a passo?
O que significa as cores do semáforo?
Quanto tempo demora para multa cair no sistema?
Lâmpada super branca é permitida?
Quais são as principais leis de trânsito?