Como Dirigir Um Carro Pela Primeira Vez Passo a Passo?

como dirigir um automóvel pela primeira vez passo a passo

Pesquisando sobre como dirigir um carro pela primeira vez passo a passo?  Saiba que você não é o único, e também não será o último a buscar por isso, afinal de contas conduzir um veículo trata-se de um ato social.

Não estamos falando em simplesmente se deslocar de um local para outro no horário que desejar, ou fazer viagens nos fins de semana.

A atitude de poder dirigir o seu veículo pelas ruas ou estradas também é um exercício de cooperação, direito e deveres de praticamente todo cidadão. Pois também é necessário pensar nos outros condutores enquanto dirige.

Como você já sabe o nosso interesse aqui é unicamente te auxiliar, por isso preparamos um guia com as melhores dicas de como dirigir um carro pela primeira vez passo a passo. Então fique conosco até o fim dessa leitura. Bora lá!

como dirigir um automóvel pela primeira vez passo a passo

- Publicidade -

Como dirigir um carro pela primeira vez: antes de começar

Se você acabou de tirar a CNH e vai enfrentar o trânsito pela primeira vez, saiba que é normal ficar nervoso e apreensivo.

Mas o que parece algo tão complexo, na verdade é simples, mas requer atenção e concentração.

Partindo do pressuposto de que você irá dirigir um carro com câmbio manual e não automático, este passo a passo será baseado em carros desse modelo.

Os carros manuais possuem três pedais, que são eles: o pedal da embreagem, do freio e do acelerador.

Entender como funcionam os pedais de freio e acelerador é simples, se você pressionar o freio, o carro irá desacelerar, e ao pisar no acelerador, a rotação do motor vai aumentar e, consequentemente, o carro vai ganhar velocidade.

A embreagem de um carro manual é composta por duas placas de metal responsáveis por conectar o motor às rodas motrizes, ou seja, quando pressionado, o pedal da embreagem desconecta o motor das rodas.

Apesar de óbvio, é importante mencionar que para dirigir é obrigatório ter permissão, nesse caso, possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Como tirar a habilitação para dirigir:

Atualmente, o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação é composto de seis etapas, além de pré-requisitos, prazos, taxas e exames que deverão ser feitos. Os pré-requisitos para dar entrada no processo são:

  • Ter 18 anos completos;
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir documento de identidade com foto;
  • Possuir CPF válido;
  • Possuir comprovante de residência.

Se os requisitos forem cumpridos, o interessado deverá preencher um formulário de inscrição online e pagar a taxa de inscrição, esse cadastro também pode ser feito diretamente na sede do DETRAN de sua cidade.

Existe também a opção de procurar um Centro de Formação de Condutores que será responsável por todo processo de aulas e exames, onde os valores podem variar de escola para escola, bem como as formas de pagamento.

Será necessário, também, realizar um exame médico e psicotécnico em uma clínica licenciada, o candidato não poderá escolher o local do exame, mas poderá escolher a data e também o horário, conforme disponibilidade.

A taxa dos exames deverá ser paga, em dinheiro, no dia do exame, e preste atenção às datas e horários escolhidos para que não haja atrasos, do contrário será necessário reagendar o exame.

O interessado também precisará comparecer ao órgão responsável de sua cidade para tirar uma foto que aparecerá na Permissão para Dirigir e, também, na Carteira Nacional de Habilitação.

O resultado dos exames é liberado no mesmo dia, inclusive o motivo de reprovação, caso aconteça. E se considerado apto, o candidato poderá iniciar as aulas de legislação no centro de formação de condutores escolhido.

O Curso de Legislação é obrigatório para todos os candidatos, onde os mesmo devem cursar no mínimo 45 horas/aula sobre a legislação de trânsito brasileiro.

O acesso e controle de frequência às aulas é feito através de biometria.

Após o término do curso, o candidato deve realizar o pagamento do Documento de Arrecadação do eSocial referente à Prova de Legislação para agendar o exame.

Esse agendamento pode ser feito pelo próprio candidato no site do Detran do seu estado, onde será emitido um comprovante contendo dia, horário e local em que o exame será realizado.

- Publicidade -

É permitido ao candidato escolher dia, local e turno para realizar a prova, mas não o horário. A aprovação no exame de legislação se dá mediante a pontuação igual ou superior a 21 pontos.

É possível consultar o resultado no site também.

Se aprovado, o interessado deverá efetuar o pagamento da taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) para iniciar as aulas práticas.

O interessado poderá escolher entre a permissão para dirigir carros (categoria B), motos (categoria A) ou ambos (categoria AB).

Se optar pela categoria B, o candidato terá que realizar, no mínimo, 20 horas/aula de prática veicular em via pública, sendo que 1 hora/aula no período noturno.

Para a categoria A, fica dispensada a prática em via pública.

Para agendar o exame prático de Direção Veicular, também é necessário pagar a DAE, e o exame será marcado pelo Centro de Formação de Condutores.

A data, horário e local da prova é escolhido pela Delegacia de Trânsito da cidade.

Saiba que em caso de reprovação, o candidato poderá realizar novo exame após 15 dias, e o agendamento deverá ser feito também pelo centro de formação de condutores uma semana após a reprovação, mediante um novo pagamento da DAE.

Passo a passo para quem vai dirigir pela primeira vez:

Como já mencionado, dirigir pode ser algo simples, mas existem alguns passos importantes a serem seguidos sempre que você entrar em um veículo, saiba quais são:

  1. É importante estar em um local calmo, sem muito trânsito e plano, de preferência;
  2. Ao entrar no carro, é necessário regular o assento para que fique confortável para manejar a marcha, o volante, e garantir que os pés alcancem os pedais sem encostar no volante;
  3. Faça o ajuste do espelho retrovisor central e laterais, permitindo ter uma visão máxima da parte traseira do veículo e das laterais. Então, coloque o cinto de segurança;
  4. Observe se a marcha se encontra no ponto onde se move livremente, o chamado ponto morto. Caso não esteja, pise na embreagem e mova a marcha até o centro do câmbio;
  5. Coloque a chave na ignição e gire até escutar o motor do carro começar a funcionar. Com cuidado, pise no pedal da embreagem e engate a primeira marcha;
  6. Com o pé direito, vá pressionando cuidadosamente o pedal do acelerador para que as rotações do motor aumentem. Aos poucos, vá retirando o pé esquerdo da embreagem até sentir o carro vibrar de forma suave;
  7. Abaixe a alavanca do freio de mão e comece a mover o carro devagar, tome cuidado ao tirar o pé da embreagem muito rápido, isso fará com que o carro morra, ou seja, desligue. Se isso acontecer, acione os freios, desligue o motor, volte a alavanca do câmbio para ponto morto e repita o processo novamente;
  8. Dirija o veículo em linha reta e vá acelerando aos poucos. Quando a rotação do motor aumentar, passe para a segunda marcha; coloque o pé na embreagem e retire o pé do acelerador, enquanto move a alavanca para a segunda marcha;
  9. Retire o pé da embreagem enquanto acelera o veículo aos poucos. Diminua a velocidade ao tirar o pé do acelerador e colocá-lo no freio. Quando a rotação baixar, repita o processo para mudar de marcha, mas voltando para a primeira. Faça isso diversas vezes até se familiarizar com as trocas de marcha, o que vai facilitar o processo de direção;
  10. É importante também praticar como dar a ré, olhar sempre através do retrovisor central e laterais, se virando para olhar pelo vidro traseiro do veículo. Quando sentir segurança com as trocas de marcha, acelere o veículo e vá trocando as marchas até chegar na quarta. Por enquanto, é indicado fazer esse processo em uma via reta, evite curvas até pegar o jeito, isso ajudará a ir perdendo o medo de dirigir, caso tenha.

Como fazer baliza?

Estacionar o carro em uma vaga pode ser um processo mais complicado, mas com atenção e treino é possível dominar o ato de realizar as balizas.

Então encontre um espaço que seja grande o suficiente para acomodar o veículo ou, para ajudar, faça uma vaga imaginária com dois cones ou objetos semelhantes.

Movimente o carro para frente até que a frente do veículo passe um pouco dos cones, pise na embreagem e ligue a seta para o lado que irá estacionar.

Gire o volante todo para a direita e não movimente o carro enquanto faz isso.

Olhe para a parte de trás do carro e engate a ré, daí comece a fazer a baliza e não mova o volante da posição correta. Pare de recuar quando o cone estiver no meio do para-brisa.

Para facilitar, imagine uma linha que se estende para trás do carro, e quando o cone atingir essa linha você pode parar.

Feito isso, gire o volante devagar para a posição anterior. Agora, gire para a esquerda enquanto fica parado.

Quando perceber que o carro está paralelo à vaga, pare e gire a roda para a frente. Pronto, seguindo esses passos, o carro ficará estacionado de forma correta dentro da vaga.

Apesar de serem diversos os passos para dirigir um carro pela primeira vez, isso não deixa de ser algo simples.

Tudo é questão de concentração e foco. A dica é realizar os treinos em um dia calmo e sem muito movimento nas ruas.

Leia também:

Como passar na prova teórica do Detran?
Quais são os elementos básicos da direção defensiva?
O que significa as cores do semáforo?
Como transportar crianças no carro?
Como prevenir e evitar acidentes de trânsito?