Vale a Pena Comprar Um Carro Novo Ou Não?

comprar um carro novo vale a pena

Com os preços pra lá de altos, saber se vale a pena comprar um carro novo é uma dúvida que a grande maioria dos consumidores tem em comum. Principalmente aqueles que estão pensando em trocar o seu modelo por outro, ou então adquirir seu primeiro automóvel. Saiba que está é uma decisão que precisa ser analisada com muita calma.

- Publicidade -

Conseguir comprar um veículo próprio é um sonho, na verdade é muito mais que isto, é um desejo da grande maioria dos brasileiros, sendo que o outro grande sonho é poder comprar a casa própria e também ter dinheiro para poder viajar.

Completamente diferente dos outros meios de transporte, no caso os que são coletivos, ter um carro próprio é poder ter a liberdade e também a autonomia de ir e vir indiferente do momento.

E como o nosso interesse aqui é sempre ajudar o nosso leitor, preparamos este texto onde falaremos sobre os prós e contras, e quais são as vantagens e as desvantagens desta aquisição. Então, para você não ter mais dúvidas se comprar um carro novo vale a pena, continue conosco até o final desta importante leitura.

comprar um carro novo vale a pena

- Publicidade -

Quais são as vantagens e desvantagens de comprar um carro novo?

Antes de fechar qualquer negócio, é essencial que você saiba quais são os pros e contras de adquirir um automóvel zero quilômetro, afinal de contas está aquisição necessita de um excelente planejamento financeiro da sua parte.

Isto porque como sabe este é um bem de valor alto, e para tirar o carro da concessionária terá que desembolsar uma boa quantia de dinheiro se for pagar a vista, ou então fazer muitos cálculos se for financiar.

Por isto, é essencial que saiba quais são as vantagens e as desvantagens de adquirir um modelo novinho em folha.

Vantagens:

  • Facilidade para fazer a documentação: se comparado com um modelo usado ou então um seminovo, tenha em mente que fazer toda a documentação de um carro novo zero km é muito fácil. Afinal de contas, o veículo não tem antecedentes, e hoje em dia a grande maioria das concessionárias já fazem isto para você;
  • Automóvel sem defeitos: como você será o primeiro proprietário, não terá nenhuma preocupação com problemas ou defeitos causados por donos anteriores. Sem falar que também não terá despesas com manutenção;
  • Garantia de fábrica: está pode ser a grande vantagem de comprar um carro novo, hoje em dia dependendo do modelo e da marca a garantia pode chegar até 5 ou 6 anos;
  • Tecnologias novas: como a indústria automotiva sempre busca melhoria nas suas vendas, elas estão sempre incluindo em seus modelos novas tecnologias. Inovações estás que não encontrará em um automóvel usado mais antigo.

Desvantagens:

  • Depreciação no valor: uma das principais desvantagens de tirar um carro zero km da concessionária é a depreciação do preço. Tenha em mente que o automóvel perderá em média 20% do seu valor só de sair da porta da loja pra fora. Sem falar que a desvalorização também irá continuar por mais 3 anos consecutivos;
  • Valor do seguro mais caro: o valor do seguro de um carro novo dependendo do modelo e seus opcionais poderá ultrapassar facilmente em 50% se comparado com um modelo seminovo ou então um usado. E isto também deve ser levado em consideração;
  • Documentação mais cara: como citamos no tópico das vantagens, fazer a documentação de um carro novo é muito mais fácil, afinal de contas o veículo é zero e não tem nenhuma restrição ou pendências anteriores. No entanto, saiba que fazer toda a documentação de um carro novo é muito mais caro do que documentar um seminovo ou um usado, que no caso é só fazer a transferência.

Quais são as formas para comprar um carro novo?

O mercado hoje em dia oferece várias formas alternativas para quem quer comprar um automóvel novo, mas é fundamental conhecer todas elas em detalhes antes de fechar qualquer negócio.

Isto porque cada uma delas possui características diferentes para cada perfil de consumidor. Existem modalidades de compra onde é possível já sair da concessionária dirigindo, ideal para consumidores mais apressados, e também modalidades de compra mais planejadas.

Confira em detalhes as formas de aquisição mais comuns:

Financiamento:

O financiamento é sem sombra de dúvidas a forma de adquirir um automóvel que está entre as mais procuradas pelos consumidores, a mesma é oferecida por bancos e instituições financeiras.

Mas antes de assinar qualquer contrato, faça muitas cotações e simulações, pois as taxas de juros desta modalidade costumam ser bem altas.


Mas se as taxas de juros cobradas não forem problema para você, saiba que se aprovado o seu financiamento já sairá da concessionária dirigindo seu carro novo.

Leasing:

O leasing também é um tipo de financiamento, mas neste caso, o veículo fica no nome do banco ou da instituição financeira que te concedeu o financiamento.

Só depois de quitar todas as parcelas que o bem passa a ser seu, e a titularidade do carro poderá ser transferida para você. Está modalidade também é conhecida como arrendamento mercantil, e pode ser comparada como uma espécie de aluguel de um automóvel.

No leasing as taxas de juros são menores se comparadas com as taxas de juros do financiamento comum. Caso optar por está modalidade já poderá sair da loja de veículos com ele se aprovado o seu crédito.

Consórcio:

O consórcio é sem sombra de dúvidas uma das melhores formas de comprar um carro novo, principalmente se você não tem pressa para pegar o veículo.

Nesta modalidade não existe cobrança de juros, é cobrado somente uma taxa administrativa, onde o valor é muito acessível se comprada com as opções citadas anteriormente.

O consórcio é ideal para pessoas que fazem tudo com muito planejamento, e para participar de um basta procurar ai na sua cidade por alguma concessionária de veículos.

Afinal, comprar um carro novo vale a pena?

Como acabou de ler, comprar um carro zero quilômetro novinho em folha tem muitas vantagens, mas é preciso muito planejamento, e saber realmente se está compra é vantajosa ou não para você.

O ideal mesmo seria poder comprar e fazer o pagamento a vista, mas infelizmente isto não é possível para a grande maioria dos consumidores aqui no Brasil.

Nossa dica é, procure então dar uma entrada no ato da compra, e que está entrada seja igual ou superior a 40% do valor do carro, pois assim pagará menos juros, e a aquisição se tornará muito mais viável.

Leia também:

Como funciona o refinanciamento de veículos?
Como vender um carro com segurança?
Como funciona a busca e apreensão de um veículo?
Qual a melhor época do ano para comprar carros?
Tipos de coberturas de seguros para autos?