Entenda Para Que Serve o Radiador do Carro

qual a função do radiador de um carro

Entender para que serve o radiador do carro é praticamente uma obrigação que todos os proprietários de automóveis devem saber.

Afinal, ele é um componente mais que essencial que faz parte do sistema de arrefecimento do carro, onde o mesmo é responsável para auxiliar na refrigeração do motor.

Então, para você não ter mais dúvidas sobre qual é a função do radiador de um automóvel, o que ele é, como funciona, principais cuidados com a peça, sinais de problemas entre outros.

Elaboramos este artigo explicativo para poder tirar todas as suas dúvidas, afinal de contas ajudar nossos leitores é o que nos interessa. Então, te convidamos a ficar conosco até o fim desta leitura.

qual a função do radiador de um carro

- Publicidade -

Qual é a importância do radiador dos automóveis?

O radiador de um carro é mais que essencial para o funcionamento adequado do motor. Pois ele regula a temperatura, dissipando o calor gerado durante a combustão.

Um veículo sem um radiador eficiente, corre o risco de ter um superaquecimento aumentado, o que pode ocasionar em danos graves no propulsor do carro.

Além de proteger o motor, o radiador também contribui para a eficiência energética do veículo.

Afinal, um sistema de arrefecimento bem cuidado irá garantir um melhor desempenho e economia de combustível. Justamente por isto ele é tão importante.

O que é o radiador de um carro?

Já sabendo da importância da peça, saiba que o radiador de um carro é um componente do sistema de resfriamento do motor.

Onde sua principal função é dissipar o calor do líquido de arrefecimento que circula internamente pelo motor.

Então, quando o motor aquece, o líquido refrigerante absorve o calor e passa pelo radiador, onde é resfriado por meio do fluxo de ar.

Isso ajuda a manter o motor em uma temperatura ideal de funcionamento que é entre 90 e 100°C graus Celsius, prevenindo assim superaquecimento e outros danos.

Tipos de radiadores automotivos:

Os radiadores dos carros podem ser classificados em diferentes tipos caso não saiba, onde os mais comuns são o de alumínio e o de plástico.

  • Alumínio: Este é muito conhecido por sua durabilidade e eficiência na dissipação do calor;
  • Plástico: Já o modelo em plástico é mais leve e econômico, embora possa ter menor resistência a altas temperaturas.

Componentes do radiador dos carros:

O radiador de um automóvel é composto por vários componentes, onde eles são essenciais para o bom funcionamento do mesmo. São eles:

  1. Núcleo do radiador: O núcleo nada mais é que a parte central do radiador, é onde acontece a troca de calor. Ele é composto por tubos finos e também placas que maximizam a área de contato entre o líquido de arrefecimento e o ar;
  2. Tanque superior: A parte superior do radiador que é onde entra o líquido de arrefecimento quente proveniente do motor;
  3. Tanque inferior: A parte inferior é a parte por onde sai o líquido de arrefecimento já resfriado;
  4. Barras: As barras são as estruturas metálicas que sustentam o núcleo do radiador conectando o tanque superior e o inferior;
  5. Aletas: As aletas são lâminas finas de metal que aumentam a superfície de contato entre o núcleo do radiador e o ar, otimizando assim a troca de calor;
  6. Tampas: As tampas são as vedações que fecham os tanques superior e inferior, mantendo o líquido de arrefecimento dentro do radiador suportando a pressão interna do sistema;
  7. Entradas e saídas: As aberturas de entrada e saída tanto no tanque superior quanto no inferior é por onde circulam as mangueiras que por sua vez conectam o radiador ao restante do sistema de arrefecimento;
  8. Ventilador ou ventoinha: O eletroventilador ou ventoinha do radiador como é conhecido auxilia na dissipação do calor principalmente quando o automóvel está em baixas velocidade.

Para que serve o radiador do carro e como ele funciona?

O radiador de um automóvel tem como principal função dissipar o calor que é gerado pelo motor quando o mesmo está em funcionamento. Evitando assim que um superaquecimento no motor possa vir ocorrer.

Resumidamente, quando o líquido refrigerante circula internamente pelo motor, ele por sua vez absorve o calor fluindo para o radiador.

Dentro do radiador esse calor é eliminado através do processo da troca térmica com o ar externo.

O que garante que o motor do carro funcione dentro da temperatura ideal que é entre 90 e 100°C graus Celsius como já citado.

Todo este processo acontece através de aletas metálicas que por sua vez dissipam o calor para o ar externo.

E não podemos deixar de mencionar que a ventoinha do radiador também contribui e muito nesse processo.

Garantindo que a temperatura permaneça ideal enquanto o carro está em funcionamento.

Quais são os principais problemas do radiador de um carro e como identificá-los?

Agora que já entendeu para que serve o radiador de um automóvel é como ele funciona, é essencial saber quais são os principais problemas que a peça pode apresentar e também como identificá-los:

Vazamentos são um dos problemas mais frequentes, onde os mesmos podem ser identificados pela presença de poças de líquido de arrefecimento embaixo do veículo ou pelo cheiro doce característico do líquido refrigerante.

- Publicidade -

Geralmente, vazamentos são causados por fissuras nos tubos ou então nas conexões soltas.

Entupimentos também acontecem e podem ser percebidos facilmente quando o motor começa a superaquecer ou então quando o fluxo de ar e líquido de arrefecimento diminui.

Isso é frequentemente o resultado do acúmulo de detritos ou de corrosão interna.

A corrosão no radiador pode ser identificada pela descoloração do líquido refrigerante ou pela presença de partículas no reservatório.

Isso geralmente é causado pelo uso de líquido inadequado ou pela falta de manutenção regular no veículo.

Problemas com o ventilador do radiador podem fazer com que o motor aqueça quando o carro está em trânsito lento ou parado.

Isso pode ser devido a um motor do ventilador queimado ou então problemas na parte elétrica da peça.

Por fim, um tampão do radiador defeituoso pode causar vazamento de vapor ou perda de líquido de arrefecimento, e isto ocorre geralmente devido a uma válvula de pressão danificada ou uma vedação gasta.

Para evitar esses problemas, é essencial realizar manutenções regulares, verificar o nível do líquido de arrefecimento e inspecionar visualmente o radiador e também suas conexões.

O que pode acontecer se o radiador do carro parar de funcionar?

Se o radiador do seu automóvel para de funcionar tenha em mente que o seu carro corre um grande risco de superaquecer.

E isto poderá gerar problemas ainda mais graves, podendo até fundir o motor do carro.

Problemas como empenamento do cabeçote, ou até mesmo a queima da junta do cabeçote podem ocorrer. E isto irá por sua vez comprometer o funcionamento do motor.

Geralmente isto pode vir à acontecer devido a problemas no termostato, que por sua vez se fecha e não abre quando atinge a temperatura limite.

Assim sendo, além de impedir que o líquido refrigerante circule, existe ainda o risco do motor superaquecer.

Então, para você evitar que isto aconteça é essencial ficar sempre atento a indícios de superaquecimento, como a luz indicativa no painel do carro.

Sem falar que fazer manutenções regularmente no sistema de arrefecimento é de extrema importância.

Dicas de como cuidar do radiador do carro:

Cuidar do radiador do automóvel é essencial para manter o sistema de arrefecimento funcionando de forma eficiente.

Por isto, verifique regularmente o nível do líquido refrigerante e complete sempre que necessário.

Além disso, inspecione também as mangueiras em busca de possíveis vazamentos ou desgastes.

Limpar o radiador periodicamente ajuda a evitar obstruções e também o superaquecimento.

Então preste atenção às recomendações do fabricante do seu modelo sobre trocas de fluido, aditivos, e nunca ignore sinais de aquecimento excessivo enquanto estiver dirigindo.

Leia também:

Água do radiador baixando mas não tem vazamento?
Quando limpar os bicos injetores?
Para que serve o catalisador do carro?
Como funciona o pistão do motor?
Para que serve a bomba d’água do motor do carro?