Quando a Luz da Injeção Eletrônica Não Apaga no Painel

quando a luz da injeção eletrônica não apaga no painel do carro

Será que você sabe o que fazer quando a luz da injeção eletrônica não apaga no painel do seu carro? Aquela luz amarela que assusta qualquer proprietário de um veículo quando ela se acende. E imediatamente você já fica pensando: mas será que aconteceu algum problema com o sistema injetor?

- Publicidade -

Caso não saiba, essa luz se acendendo pode então indicar alguns problemas ou defeitos nos seus bicos injetores, nas velas, na bobina de ignição e até mesmo no catalisador do escapamento e da sonda lambda.

Normalmente ela acende porque a injeção do motor está com algum defeito ou problema, ou o veículo passou por uma revisão e o mecânico esqueceu de apagar o erro na central.

Como você sabe há muitos anos atrás o velho carburador foi substituído pelo sistema de injeção eletrônica, que é muito mais moderno e eficiente. E tem como principal finalidade controlar a quantidade de ar e combustível que entra nos cilindros do motor, melhorando o seu desempenho, e deixando-o mais econômico.

A quantidade de combustível a ser injetada, podendo ser ela gasolina, álcool, diesel ou até mesmo GNV, depende do volume de oxigênio disponível e também de outros fatores como a umidade, pressão e temperatura. Um sistema injetor eletrônico usa sensores para medir essas variáveis e transmitir as informações para a central do veículo, conhecida como ECU.

Após a interpretação dos dados, a central do carro ajusta a quantidade da mistura de ar e combustível que devem ser injetados corretamente, e basta apenas uma falha no sistema para que a luz se acenda no painel do automóvel.

Então se quer saber o que fazer quando a luz da injeção eletrônica não apagar no painel do seu veículo, fique conosco até o fim desse texto, confira dicas e muito mais.

quando a luz da injeção eletrônica não apaga no painel do carro

- Publicidade -

O que é a injeção eletrônica?

A injeção eletrônica é todo um sistema que por sua vez tem a finalidade de comandar toda a alimentação de combustível de um veículo, além de fazer todo o gerenciamento do seu motor e muitos outros componentes como sensores e muito outros.

Ela controla toda a chamada mistura rica e pobre (ar/combustível) que é enviada pro motor do automóvel.

O que é luz de injeção eletrônica?

A primeira coisa que precisa ser explicada é que o nome dessa sinalização mostrada no painel não é “luz de injeção eletrônica”, e tudo isso simplesmente por ela poder se acender por vários motivos.

Então caro (a) motorista, nada de pânico ao ver uma luz amarela acessa no seu painel ok.

Obviamente que a primeira coisa que passará na sua cabeça é que aquilo é um sinal de um possível defeito ou problema grave, mas não é bem assim, pode ser que realmente seja mesmo um defeito grave, mas como também não necessariamente indica que seja.

Como por exemplo ela pode indicar algum defeito na trava elétrica do porta-malas, ou até mesmo uma simples lâmpada queimada de uma seta pode fazer essa luzinha se acender te deixando maluco.

Esse alerta ou sinal se chama “check engine light” que em português significa “luz de verificação do motor”, e você poderá encontrar todas as informações que necessita saber lendo o manual do proprietário do veículo.

A mesma poderá se acender por vários motivos, como por exemplo:

Por que é necessário ter atenção a luz amarela quando ela acende no painel?

A luz amarela no painel do carro, especialmente a luz da injeção eletrônica piscando ou acesa, indica ao condutor ou ao proprietário que o veículo pode estar passando por problemas.

Pois como já mencionamos é ela que comanda todo o sistema de gerenciamento do motor e toda a alimentação de combustível do mesmo.

Essa luz pode ser encontrada no painel do carro e pode ser identificada facilmente, pois ela apresenta o desenho de um pequeno símbolo de um motor pequeno, que quando se acende fica amarela, e na grande maioria das vezes depois de acesa não se apaga mais.

Saiba então que é hora de procurar ajuda de alguma oficina mecânica especializada e fazer uma verificação passando o carro no scanner para ver se algum erro aparece, saber de onde vem o defeito e corrigi-lo.

Mas é importante ressaltar que existem outras luzes amarelas no painel, assim como também luzes vermelhas, e todas elas indicam alguma coisa.

Trafegar com essa luz acesa oferece algum perigo?

Com toda certeza que sim, quando a mesma acende e não que apagar, significa haver algum defeito ou problema em algum dos componentes que a injeção controla.

Por isso, como já mencionamos, leve o carro a uma oficina mais próxima, pois nessas condições poderá passar até mesmo por uma possível pane elétrica.


Principais motivos por essa luz ficar acesa ou piscando:

Alguns problemas comuns farão com que a luz de injeção no painel acenda, os mesmo estão ligados aos componentes do sistema que alimenta o motor, como cabos das velas, velas de ignição, bobinas e falhas no próprio injetor.

Então, esse problema pode fazer com que a lâmpada de injeção pisque ou se acenda.

Os problemas causados no sistema de escapamento por exemplo, como os conversores catalíticos ou detectores lambdas (sensores responsáveis por fazer a leitura dos gases de escapamento) também podem fazer com que a mesma se acenda ou pisque.

Mais um problema comum que pode ocorrer nos carros é o mau contato dos sensores, o que também pode fazer com que essa luz se acenda no painel, e em alguns casos, até mesmo uma simples lavagem no motor poderá fazer ela se acender.

O que fazer para apagar a luz do painel?

Em primeiro lugar, você precisa identificar qual é o problema, e nós fizemos uma breve relação de algumas possíveis possibilidades:

Com o auxílio de um profissional capacitado:

Sem dúvida alguma que essa é a forma mais recomentada e indicada por nós para resolver o problema, busque uma oficina mecânica mais próxima de sua residência para fazer uma verificação no módulo de injeção.

Com o auxílio da bateria:

Quando a bateria é desconectada, a luz da injeção eletrônica então é apagada, e pra realizar esse teste tenha absoluta certeza do que está fazendo. Você só deve abrir o capô e desconectar o cabo positivo da bateria quando o carro estiver desligado.

O cabo geralmente é de cor vermelha, desligue-o por aproximadamente 15 minutos, e após passado esse tempo insira a chave na ignição do carro e gire-a para a posição ON 3 vezes, isso ajudará a limpar os dados da central.

E quando acabar, volte a chave para a posição OFF e conecte o cabo da bateria novamente, em seguida, dê a partida e aguarde um pouco, em seguida verifique se a lâmpada se apagou.

Resolvendo sozinho:

Em alguns modelos assim que essa luz se acende ela também pode se apagar automaticamente, isso ocorre após ligar e desligar o automóvel três vezes.

Assim o próprio carro irá deletar os códigos que estão causando o erro que faz a luz ficar acesa e não apagar mais. A causa desse problema também pode se dar pela central que identificou que existe algum tipo de falha no automóvel.

Caso a central consiga resolver esse problema, quando você desligar e voltar a ligar o carro novamente, você não verá mais a luz acesa, mas saiba que existem 4 passos pra se fazer isso corretamente:

  1. Insira a chave na chave de ignição;
  2. Ligue por 1 segundo e depois desligue por 1 segundo;
  3. Repita essa etapa 3 vezes, e em seguida, desligue o veículo;
  4. Verifique se funcionou.

Sabia que a luz pode se apagar por conta própria?

Antes que você fique desesperado para saber o que fazer, saiba que essa luz muitas vezes se apaga por conta própria, mas isso não significa que você deva ignorar as regras de manutenção preventiva recomendadas no manual.

Não esqueça que o carro precisa de cuidados e manutenção.

Em automóveis mais modernos, a própria central já faz a verificação do problema que causou o acendimento da luz.

Por isso dirija seu veículo normalmente, e caso a luz da injeção continue acesa e presente no painel, e não se apagar após dois ou três dias, é o momento de levar o seu veículo à um mecânico especializado.

Isso porque o problema não foi resolvido ou o erro ainda está memorizado em sua ECU.

Quais sãos as principais causas de problema na injeção?

Veja a seguir, os principais motivos de problemas que a injeção eletrônica ruim pode causar:

  • Aceleração com lentidão;
  • Aumento do consumo de combustível e menor desempenho;
  • Dificuldade no momento da partida;
  • Perda de potência do motor.

Agora que já tem uma compreensão melhor do que deve ser feito quando a luz de injeção eletrônica não apaga no painel, fique sempre atento aos sintomas que o veículo dá, e se tiver dúvidas, procure uma oficina mais próxima de sua região.

Qual é o valor de uma manutenção na injeção eletrônica?

O custo de manutenção pode variar de loja para loja, auto peça escolhida, lugar onde mora, ano, marca e modelo do carro, e até mesmo onde será efetuado o conserto,  uma simples limpeza de bicos custa em média r$ 200,00 reais, mas isso somente a limpeza dos bicos injetores.

Vale ressaltar que a injeção eletrônica, assim como qualquer outro componente do veículo, quando estragada, pode ocasionar defeitos de outros componentes ligados a ela.

Assim, quando a manutenção não é feita corretamente, ou no tempo correto (que são as preventivas), o prejuízo pode ser maior e esse valor pode aumentar significavelmente.