Entenda Para Que Serve o Comando de Válvulas do Motor

qual e a funcao do comado de valvulas do motor

Muitas pessoas, principalmente os mecânicos comparam o eixo do comando como também é chamado como sendo o maestro do motor do veículo. Na verdade ele praticamente isto e muito mais, é a peça responsável por controlar as válvulas de admissão e de escape, gerando a força necessária que o carro precisa para então se movimentar. Mas será que você sabe para que serve o comando de válvulas do motor?

- Publicidade -

Tenha em mente desde já, que cada motor tem o seu comado de válvulas, e dependendo de como este motor foi construído e qual é a sua tecnologia, o mesmo então terá um mecanismo digamos que particular tanto de abertura, como também de fechamento das válvulas.

Então, para que você não tenha mais dúvidas sobre o que é, como funciona, quais são os tipos, e para que serve o comando de válvulas do motor de um automóvel, preparamos este texto para esclarecê-las.

Por isto, te convidamos a ficar conosco até o fim desta importante leitura. Afinal estamos falando de uma peça que é muito importante para o bom funcionamento do motor.

qual e a funcao do comado de valvulas do motor

- Publicidade -

O que é o comando de válvulas de um motor?

Comando de válvulas, eixo de comando ou árvore de cames como também é chamado trata-se de uma barra de metal de ferro fundido resistente, e em alguns casos de ligas leves no qual suas cames empurram os tuchos para abrir, ou então fechar as válvulas que ficam dentro da câmara de combustão.

Saiba que são estás válvulas que são responsáveis por fazer o controle tanto da entrada e também da saída dos gases nos cilindros para que assim o motor possa funcionar.

Tipos de comandos de válvulas:

Agora que já sabe o que é o comando de válvulas do motor, é essencial também conhecer quais são os quatro diferentes tipos que existem. São eles:

Comando de bloco OHV (Over Head Valves):

Este sistema era usado em carros mais antigos, no qual os motores com essa distribuição têm o comando localizado no bloco do motor e não na parte de cima, chamada cabeçote. Então, o controle das válvulas é feito de maneira indireta, usando hastes e alavancas.

Comando de válvulas simples no cabeçote – SOHC (Single Overhead Camshaft):

Este tipo de comando de válvulas, que é chamado de SOHC, tem apenas uma árvore de cames no motor.

Está árvore é responsável por abrir e fechar as válvulas de admissão e escape. Ele é usado em motores de carros mais populares, que têm apenas duas válvulas por cilindro.

Duplo comando de válvulas no cabeçote – DOHC (Double Overhead Camshaft):

Este tipo de comando de válvulas utiliza duas árvores de comando para controlar as válvulas. Ao contrário do comando simples, este sistema geralmente está presente em veículos que têm quatro válvulas por cilindro.

Assim, uma das árvores é responsável pelas válvulas de admissão, enquanto a outra cuida das válvulas de escape.

Comando de variável de válvulas – VVT (Variable Valve Timing):

O comando variável de válvulas é um processo inovador onde o mesmo está cada vez mais presente em automóveis e motocicletas, com o intuito de aprimorar o desempenho e cumprir as rigorosas normas de controle de emissão de poluentes adotadas pela grande maioria dos países.

Ele determina o momento exato em que as válvulas devem ser acionadas para a entrada de ar e combustível, bem como a saída dos gases resultantes da combustão.

A maneira como as válvulas se abrem e fecham influencia toda a característica do motor.

Ao longo da história automobilística, um dos maiores desafios foi criar um motor que funcionasse de forma eficiente tanto em baixas como em altas rotações.


A solução encontrada foi o VVT, que permite que as válvulas sejam acionadas em tempos distintos, dependendo da rotação do motor.

Está abordagem proporciona um desempenho mais equilibrado e eficiente em diferentes rotações do motor do veículo.

Para que serve o comando de válvulas do motor e como funciona?

Agora que já sabe que existem quatro diferentes tipos de comandos de válvulas, iremos explicar qual é a função desta peça tão importante para o bom funcionamento do motor de um veículo.

O eixo do comando de válvulas do motor de um veículo tem uma peça muito importante para seu funcionamento que é a árvore de cames, onde a mesma também é chamada de árvore de comando de válvulas, eixo de comando de válvulas ou então de veio de ressaltos.

Está peça é responsável por controlar a abertura e também o fechamento das válvulas de admissão e de escape, permitindo que os gases entrem e saiam do cilindro.

A árvore de cames tem ressaltos ao longo de seu corpo, assim quando a árvore gira, esses cames empurram a haste da válvula para baixo, fazendo com que ela se abra. Uma mola na haste faz com que a válvula feche novamente, completando assim o ciclo.

Estes movimentos precisam estar em sincronia com o movimento do pistão. E não podemos deixar de destacar que o formato dos ressaltos tem uma relação direta com o desempenho do motor, não importando se a rotação é baixa ou alta.

O funcionamento adequado do comando de válvulas é essencial para o desempenho do motor, pois ele determina o tempo exato de abertura e fechamento das válvulas, permitindo que o motor opere de forma eficiente em diferentes regimes de rotação.

O ajuste adequado do comando de válvulas pode melhorar a potência, economizar combustível e reduzir as emissões de gases poluentes do veículo.

Principais sinais e indícios de problemas no eixo de comando:

Já sabendo para que serve e como funciona o eixo de comando de válvulas, é bom ter ciência de sinais e também indícios de possíveis problemas nesta peça tão essencial para o bom funcionamento do motor, sendo que o principal deles é não fazer a troca do óleo no prazo certo como recomenda o fabricante.

Mas também existem outras formas de identificar problemas, saiba quais são:

O que fazer para evitar problemas no comando de válvulas do motor?

A manutenção preventiva é sempre a melhor dica para evitar problemas no componente, sem falar que o óleo deve ser trocado no prazo certo, outra dica é que todas as peças que fazem parte do comando de válvulas devem estar em perfeita sincronia.

Então, quando levar seu automóvel para o seu mecânico de sua confiança peça para ele fazer o ajuste da sincronia, da rotação e do giro do motor.

Assim, estará se prevenindo de problemas com o comando de válvulas do motor do seu possante.

Leia também:

Qual a função das velas de ignição no veículo?
Quando trocar o filtro de combustível?
O que causa a quebra da biela do motor do carro?
Qual a função do virabrequim?
Qual a função da bomba de combustível?