13 Dicas Essenciais de Como Trocar de Carro Com Sucesso

como trocar de automóvel

Quer saber como trocar de carro fazendo uma boa negociação e ainda conseguir economizar? Saiba que nos dias de hoje essa não é uma tarefa das mais fáceis. Por isso, fazer um bom planejamento e ter paciência nessa hora é essencial para não perder dinheiro e não se arrepender depois da troca já feita.

- Publicidade -

Indiferente do motivo que está levando você a trocar de automóvel, tenha em mente que existem muitos fatores que devem ser levados em consideração antes de tomar essa decisão. Se está tendo muitos gastos com a manutenção de seu veículo, ou o seu modelo foi descontinuado, ou então está desvalorizando muito, tenha em mente que esses são alguns fatores que indicam que realmente chegou o momento de fazer a troca.

Então, para você fazer uma boa troca, preparamos esse conteúdo com muitas informações úteis que ajudaram você nesse processo para você se decidir se realmente chegou esse momento. Por isso, te convidamos a ficar conosco até o fim dessa leitura e conferir as melhores dicas para trocar de carro.

como trocar de automóvel

- Publicidade -

Quando fazer a troca do carro?

Provavelmente está seja uma das principais dúvidas que os proprietários de carros tem, saber qual é o momento certo para efetuar a troca de seu automóvel por outro, e saber o momento ideal para isso não é tão simples quanto parece.

Afinal de contas são muitos os fatores que devem ser analisados, principalmente o financeiro.

Mas tenha em mente que existem alguns indicativos de que o seu carro já cumpriu com o seu dever, e que manter o veículo rodando por mais tempo poderá te trazer mais despesas e prejuízos do que investir em um modelo seminovo ou até mesmo ou comprar um zero quilômetro.

Um dos indicativos que o momento de trocar de carro chegou é se o automóvel está dando muita manutenção, assim sendo, caso as manutenções preventivas e também as corretivas só aumentam saiba que esse é um forte indicativo de que o veículo já está desgastado.

E para você medir isso basta calcular a porcentagem dos gastos com a manutenção em relação ao preço de venda do carro pela tabela Fipe.

Então, se o resultado for maior que 10%, saiba desde já que realmente não vale mais a pena você ficar consertando e nem revisando o carro.

E outro fator que deve ser levado em consideração é a quilometragem do carro, que normalmente 100 mil quilômetros é o que um automóvel consegue rodar antes dele começar a te dar problemas.

Então, se por acaso o seu carro já estiver próximo dessa quilometragem, você já pode iniciar um planejamento para fazer a troca do mesmo.

E não podemos deixar de levar em consideração o tempo da garantia do seu veículo, e se esse tempo já acabou, saiba que é bastante arriscado você ficar arcando com imprevistos onde os mesmo podem ter custos muito elevados, como por exemplo problemas no motor.

Justamente por isso nesse caso vale considerar a troca.

E para finalizar, procure acompanhar como está o consumo de combustível do seu carro, se o mesmo estiver consumindo mais que o indicado no manual, e ele está consumindo muito mais que o previsto pelo fabricante mesmo você fazendo as devidas manutenções, então continuar com ele não é uma boa ideia.

Como fazer a escolha do carro ideal?

Indiferente se você tinha um modelo hatch, um sedã ou então um SUV, na hora de fazer a troca por outro modelo tenha na sua cabeça qual automóvel deseja adquirir, pois assim você já pode começar a pesquisar por preços.

Se por ventura já efetuou a venda do seu carro e está com o dinheiro, saiba que realizar uma boa negociação não quer dizer que precisa gastar muito em um modelo que não necessita, ou então que com o passar do tempo o mesmo irá te trazer muito mais custos.

Um exemplo bem simples é você fazer a compra de um automóvel de luxo, claro que de início isso seria bem legal, mas por outro lado se vier a usar ele como um veículo do dia a dia, saiba que os gastos com a manutenção do mesmo pode ser bem alto.

E isso poderá ser um grande problema.

E se por acaso ainda não vendeu o seu carro e está cogitando em como fazer a troca gastando menos, tenha em mente que a mesma lógica deverá ser seguida, mas não se esqueça que é essencial realizar uma boa venda em primeiro lugar.

E o mais importante de tudo é saber que o processo de troca de carro sempre exige paciência, por isso não tenha pressa.

Preparando o seu carro para fazer a troca:

Se você já tomou a decisão que realmente chegou o momento de realizar a troca de seu automóvel no mercado, saiba então que preparar ele para isso é fundamental.

Na verdade você estará tomando algumas atitudes para que o mesmo tenha o seu valor melhorado.

Esteticamente faça uma boa limpeza do seu carro tanto por fora como por dentro, estofados, vidros, enfim, faça uma limpeza geral e bem completa.

E se por ventura o mesmo estiver com riscos ou algum amassado na lataria procure também fazer o conserto para que o aspecto do automóvel seja melhorado.

Quanto à documentação do carro, faça uma consulta de débitos do veículo para garantir que tudo esteja quitado, afinal de contas o mesmo precisará ser transferido para o novo proprietário.

Procure fazer também uma revisão geral, pois isso irá garantir um melhor preço na troca. E para finalizar faça também um bom polimento na pintura, coloque tapetes novos, calibre os pneus.

Saiba que pequenas atitudes irão causar um impacto muito positivo e ajudará a valorizar o carro.

Melhores dicas de como trocar de carro:

Agora que já sabe quando fazer a troca, como escolher o modelo ideal, e como preparar seu carro para ser trocado por outro, preparamos um guia com as melhores dicas de como trocar de carro gastando pouco e de forma segura.

Confira:

Defina o tipo de carro ideal para suas necessidades:

Geralmente a grande maioria das pessoas tem em mente aquele modelo de carro como sendo o seu grande sonho de consumo, mas no entanto mesmo que você tenha condições financeiras para compra-lo pense se realmente vale a pena e se esse modelo irá realmente atender as suas necessidades.

Significando que se necessita trocar de automóvel porque a família aumentou por exemplo, nesse caso um modelo de carro esportivo não seria a melhor opção.

Por isso, antes de se preocupar com o preço e com o design analise qual é o seu objetivo, pois assim irá procurar por modelos e marcas que realmente estão em conformidade com seu objetivo e necessidades.


Comece a fazer um bom planejamento com antecedência:

Para você fazer uma boa troca é essencial que faça um bom planejamento principalmente sobre a sua vida financeira, pois um carro não é um bem barato.

Por isso, colocar tudo na ponta do lápis é essencial. Calcule quais são os seus gastos mensais, incluindo sua receita familiar levando sempre em consideração todas as suas fontes de renda, e no fim some elas com as despesas do veículo como IPVA, Licenciamento, gastos mensais com manutenção e combustível.

Tudo isso deverá caber dentro do seu orçamento.

Faça pesquisas e comparação de preços:

Realizar a troca de um carro não é uma tarefa fácil, e jamais em hipótese alguma ela deve ser feita do dia pra noite, justamente por isso separe um tempo para fazer muitas pesquisas até que você consiga encontrar a melhor opção.

Comece visitando sites e portais que são conhecidos na internet, e faça também visitas nas concessionárias e garagens de compra e venda de carros em sua cidade. Dessa forma você terá uma ideia referente os preços que estão sendo praticados.

E procure também sempre fazer test drives para tirar suas dúvidas com o vendedor.

Procure avaliar o custo benefício do modelo que deseja adquirir:

Trocar de carro sempre envolve gastos onde os mesmos vão sempre além do valor do automóvel, por isso tenha em mente que modelos de veículos que são mais populares apresentam um menor consumo de combustível, sem falar que as suas peças também costumam ser mais em conta.

Enquanto veículos que são mais caros terão valores muito mais altos tanto de impostos como custos com manutenção. E tudo isso deve ser levado em consideração, indiferente se o modelo for usado ou novo.

Leve em consideração um modelo seminovo:

Modelos seminovos tem preços mais acessíveis, e apresentam um melhor custo benefício como impostos mais baratos, sem falar que você não terá gastos com o emplacamento e toda a documentação de um zero quilômetro.

Saiba que um carro zero aqui no Brasil sofre uma depreciação de aproximadamente 20% desde o momento que o mesmo sai da concessionária. E essa diferença faz com que o valor da revenda do carro seja também mais barata e muito mais acessível.

Realize cotações do valor do seguro antes de efetuar a troca:

Antes de fazer a troca do seu veículo por outro, é muito importante fazer uma boa verificação do custo do seguro do modelo que deseja, pois o valor do seguro pode sofrer variações conforme o modelo, o ano entre outros fatores, e isso poderá impactar suas finanças.

Por isso, para que a troca seja feita com sucesso realize cotações para ter certeza que tudo caberá no seu orçamento.

Não esqueça jamais de pechinchar:

Uma dica bastante válida é pechinchar sempre o máximo que puder, sendo assim nunca inicie uma negociação com o vendedor baseando-se no valor da tabela do veículo, isso porque as lojas e concessionárias já tem o costume de oferecer para seus clientes modelos por um preço que são inferior ao da tabela.

Se por acaso o modelo que você quer tiver pouca saída no mercado, maior então será a chance do vendedor não querer perder a venda, dessa forma conseguirá um abatimento ainda maior. Por isso pechinche mesmo.

Negocie muito com o vendedor:

Depois de fazer a definição sobre quais são os modelos pretendidos, procure então negociar o máximo que puder com o vendedor, isso poderá ajudar você a conseguir um desconto ainda maior no preço final do carro. Isso irá contribuir muito no seu planejamento e também no seu orçamento mensal.

Se for financiar verifique primeiro se poderá pagar todas as parcelas:

Caso opte por um financiamento para trocar de carro, então é fundamental fazer uma avaliação sobre os planos de pagamento, procure saber o valor exato das parcelas e taxas de juros.

E analise bem se isso não irá prejudicar seu orçamento. Saiba que dependendo do valor da entrada que você der provavelmente o valor das parcelas serão mais baixos.

Esse tipo de análise é essencial e muito importante para manter seu orçamento sempre em dia e assim garantir que cumprirá esse compromisso até o término do financiamento.

Utilize o valor do seu carro para abater no preço no momento da troca:

Se por acaso o seu automóvel atual não for um modelo muito antigo, saiba que isso poderá então ajudar a reduzir o valor que será pago na troca.

Existem muitas concessionárias que aceitam esse tipo de negócio, e isso pode te ajudar e muito.

Mas tenha em mente desde já que poderá acabar recebendo uma oferta um pouco abaixo do valor de mercado em seu atual carro, mas para escapar dessa situação você pode vender seu veículo e assim dar uma boa entrada, ou então amortizar as parcelas de seu financiamento caso opte por ele.

Faça a troca já pensando no futuro:

Faça a troca do seu carro já pensando no futuro, por isso de preferência para automóveis que irão realmente atender suas necessidades por um bom período de tempo.

Se por ventura está em seu plano familiar aumentar a sua família, escolha então modelos de carros que ofereçam características que te atendam, como por exemplo modelos mais espaçosos e com um bom porta-malas.

E jamais opte por modelos de veículos que sejam mais antigos, pois saiba que o mesmo poderá ter custos maiores com manutenção, o que acabará prejudicando seu orçamento mensal.

Procure realizar a troca nas melhores épocas do ano:

Saiba que o mercado automotivo tem lá suas peculiaridades, assim como outros mercados, uma delas é a existência de períodos específicos do ano no qual as ofertas são mais atrativas para os consumidores.

Por isso, a dica é para deixar para fazer a troca do seu carro entre o mês de outubro e dezembro. Isso porque nesse período as concessionárias tem a necessidade de liberar o seu estoque para então receber os modelos de automóveis do ano que irá começar.

Leve em consideração participar de um consórcio:

No momento de fazer a escolha da forma de pagamento, avalie todas as possibilidades que o mercado oferece, e se não tiver o dinheiro para efetuar o pagamento a vista, nesse caso então leve em consideração participar de um consórcio de carros.

Essa é uma modalidade de compra planejada que provavelmente irá se adequar as suas possibilidades financeiras. No consórcio você poderá escolher o plano, o crédito que precisa para fazer a aquisição do bem, o prazo para o pagamento e o valor das parcelas.

Sem falar que no consórcio estará livre de taxas de juros, pois nele o que existe é somente a taxa de administração que tem um valor bem menor quando comparado a outras formas de pagamento parceladas.

E não podemos deixar de mencionar que a carta de crédito corresponde a compra a vista, possibilitando assim a obtenção de mais descontos e mais vantagens no momento de fazer a troca do seu carro.

Leia também:

Como comprar um carro sem entrada?
Como financiar um carro usado?
Como funciona comprar carros de leilão?
O que é alienação fiduciária de veículo?
O que é prêmio no seguro de automóvel?